Portugal-On-Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Redução de salários em 2010
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 4:40 pm por WiseMax

» Sorteio de voos para a Alemanha e iPad 2
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSáb Jun 07, 2014 3:44 pm por vaniasvieira

» Coworking S.João da Madeira
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:19 am por MClara

» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 6:00 pm por PTGAMERLAN

» Clube Macinhatense
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:34 pm por MClara

» CONCERTOS DE ORGÃO
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeQui Out 24, 2013 11:46 pm por MClara

» Associação Bairrada Solidária
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg Out 14, 2013 2:28 am por MClara

» Vamos ajudar a Mónica
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSex Out 11, 2013 11:26 am por MClara

» Gina Marrinhas em Águeda
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg Set 30, 2013 10:24 pm por MClara

» Luís Miguel Ferreira
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:05 pm por MClara

» Associacao Bairrada Solidaria - Aniversário
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:01 pm por MClara

» Convivio do Rio Vouga - Clube Macinhatense
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 1:10 pm por MClara

» Candidato á presidência da câmara de SJM
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 1:09 pm por Reporter On Line

» Feira da Vinha e do Vinho 2013
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:50 pm por Isabelita

» 17º encontro de Povos da Serra da Lousâ
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:04 pm por MClara

» MEO XLPARTY@Expocentro - Pombal
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:27 pm por PTGAMERLAN

» Worten Ultimate Challenge PES 2013 - GT5
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:26 pm por PTGAMERLAN

» Gerir vida financeira
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 2:32 pm por skurtis

» Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Althum
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeQui maio 30, 2013 9:24 am por MClara

» Miguel Braga " Like a Tree"
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeQua maio 29, 2013 7:21 am por MClara

» Mealhada
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 6:56 pm por MClara

» Castanheira de Pera
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeDom maio 26, 2013 11:10 am por MClara

» Entr'artes/2013
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeDom maio 19, 2013 11:01 pm por MClara

» Trocas e Baldrocas
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:57 pm por MClara

» DIVERSÃO NOS ESPAÇOS PLAY ZON - Torneio FIFA 13
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_minitimeSex maio 03, 2013 3:49 pm por PTGAMERLAN

Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

ON- LINE

contador de visitas
O Tempo não pára!
Volte sempre
contador de visitas
Visitantes
tema
PT
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Em Fevereiro tem 'Carnavau'...

+4
Tininha
Cibernauta
WiseMax
Jotace
8 participantes

Ir para baixo

Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Empty Em Fevereiro tem 'Carnavau'...

Mensagem por Jotace Seg Fev 01, 2010 6:00 pm

tem Carvanal
Tenho um fusca e um violão
Sou flamengo e tem uma nega chamada Tereza"

Sim, sim, ou melhor não, não. Isto porque o Jorge Ben é que é mora num país tropical, e como tal a minha versão teria que ser necessariamente diferente, mas isso não interessa nada agora, porque na pratica o que eu queria era abrir o topico da conversa de chacha para Fevereiro.

Olá Maria, olá portugalenses em geral! Desde que alguem andou a escrever charadas acerca dos Fofos de Belas que estou para vir cá escrever qualquer coisita mas mete-se isto e mais aquilo e ... chapéu. Nada feito. Hoje cá estou, embora ainda de fugida, para dizer que este fim-de-semana andei entretido de volta de umas garrafas oriundas do Alto da Marreca (e não é que Marreca até tem um alto com jeito para a coisa?) Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_rolleyes
Na sexta-feira fui de viagem com a minha Maria lá para o Norte, para ir buscar umas peças de mobiliário castiças cá para casa, e assim como não quer a coisa, 'esbarrei' na nossa Maria, em S.João da Madeira. Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_cool
Dois dedos de conversa, uma Francesinha, e ala para Lisboa que já se fazia tarde.
Ao chegar, e já depois de termos descarregado a tralha em casa, não sei como raio arranjámos a coisa, mas conseguimos deixar ficar as chaves dentro de casa e a minha filha... fechou a porta conosco cá fora. Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_evil Foi lindo... só me restou atirar com um belo pedregulho a uma das janelas da casa. Vidros duplos, cruzetas interiores e ... lá se foi o proveito financeiro da deslocação ao Norte para ir buscar as peças. Enfim... ficaram outros proveitos, mais importantes do que o mero 'pilim'.
Agora vou ali e já venho. Ou talvez amanhã, ainda não sei.

PS - E sim, a nossa Maria é uma bacana! E ainda conheci o celebre Neptulia Bar e pessoal de lá (hello Ciberlip!) Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_wink
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Pontos : 6632

Ir para o topo Ir para baixo

Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Empty Re: Em Fevereiro tem 'Carnavau'...

Mensagem por WiseMax Seg Fev 01, 2010 7:03 pm

Sim senhor, o Jotacê pontual como sempre a dar o mote mensal!... Wink

Pois a nossa(*) Maria então, com aquela conversa de estar em casa com o frio e tal... foi apanhada a laurear!... Twisted Evil

(*) "nossa" do Fórum, entenda-se Very Happy

Pois é, Maria Clara, andas aí com a conversa do frio, mas o friorento sou eu!...

Mas, para te provar como gosto do tempo solarengo (e fazer-te inveja), estou às sete da noite (é noite-noite há uma meia hora) em Cascais, na esplanada do Hotel Baía, que é um poiso meu habitual - repito: na esplanada, cá fora!...

E passei a tarde a passear em Cascais e no Guincho, sendo que ainda parei uma horita noutra esplanada (a da Praia da Rainha).

Eu explico: Se está Sol e não está vento... quero é estar cá fora!...

Então depois destes dias todos de chuva e cinzenteza...

Tenho aqui um Famous Grouse para abater.... é o que me vai aquecendo!

Abraços fevereirentos a todos!

WiseMax
Membro Activo
Membro Activo

Emprego/lazer : Dolce farniente
Pontos : 6115

Mensagem por Cibernauta Seg Fev 01, 2010 9:44 pm

Então a Maria foi " Apanhada" Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Lol , para quem dizia que dificilmente conheceria alguém da Internet, o Jotace armou bem a ratoeira Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Lol.
Pena que não me foi comunicado a visita, sempre se ia ao Neptulia e obrigava a Maria a pagar o café. Não é só pedir favorzinhos D. Maria Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_mad
Cibernauta
Cibernauta
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Emprego/lazer : Cibernauta
Pontos : 6015

Mensagem por Convidad Seg Fev 01, 2010 10:16 pm

Danou-se!!! Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_redface
Eu ando a escrever charadas? Sobre Fofos? Eu? Je? Moi? I?
Eu ando é com falta de memória, mas eu estive onde? Quando? Com quem?
eu

N
E
G
O

Eu não faço essas coisas, é que nem pensar.
Jotace, andas mesmo com azar, mas se resolveste o assunto com uma pedrada, no meu caso quando se esquece as chaves, é bem mais complicado Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_biggrin , mas aconselho-te a reduzir a tua velocidade normal em 25% é que tu tens cá uma genica, como se diz pro Norte...
Mas como, eu retribuo em dobro as partidas que me fazem, espero que tenhas gostado do telefonema que recebeste hoje, mal tu sabes é que eu estava do outro lado a rir-me a imaginar a tua cara de "atrapalhadinho". Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_biggrin .Não querias tudinho autografado? Perdeste a Fnac,, agora é mais fácil, presumo eu... no entanto obrigado Jotace.
Confirmo Wisemax, ando mesmo cheia de frio, mas hoje também tive Sol, aproveitei e de sapatilhas fui fazer uma caminhada pelas ruas da minha cidade.
No entanto o Wisemax fez das coisas que mais gosto de fazer, de preferencia fora da epoca de Veraneio, ir até a uma praia, levar um livro, máquina fotografica, oculos de sol e desfrutar da paisagem maritima, , dos murmurios das ondas, calmas ou turbulentas,por vezes escrevinhar algo num caderno qualquer, ou dar duas de conversa com amigos/as.
São momentos felizes porque tem a Paz que por vezes necessito para estar comigo própria.
Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Pordosoll

Ciber não reclames, amanha já te deixo o café pago uma semana Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_bounce
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Tininha Ter Fev 02, 2010 6:53 pm

Era para chegar aqui e escrever algo, um tema, um tópico, algo, mas perdi a "pedalada" amiga, perdoa-me. Boa Semana.

Tininha
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Emprego/lazer : Estudante/trabalhadora/F.P
Pontos : 5770

Mensagem por Jotace Qua Fev 03, 2010 2:02 pm

(Ora, Tininha... que desculpa mais esfarrapada. Na falta de assunto melhor, sempre podia embirrar comigo, não era? Wink Razz Vamos... eu sinto que você não me grama por aí além, mas na realidade eu não sou mau moço. Vá, faça lá um esforço e entre na tertulia! Smile )

Boa tarde, cambada portugalense! Ainda estou em fase de agitação e continuo curto de tempo e paz de espirito para vir cá com mais frequencia conversar comigo mesmo e com mais um ou dois que gostam de dizer qualquer coisa. A minha filhota hoje faz 7 aninhos! É verdade! Curiosamente, em vez de querer mais uma Barbie, resolveu que queria um carro telecomandado. "Coisa de rapazola", - pensei eu, mas enfim, sempre posso brincar com ela e ensinar-lhe como se comanda aquilo, enquanto se fosse uma Barbie, estava bem tramado. Estou mortinho para que no proximo aniversário ela me peça uma pista de carros Scalextric, ehehehe.

Até ao proximo fim-de-semana vou andar pouco por aqui, mas depois quero ver se me redimo! Smile
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por Jotace Sáb Fev 06, 2010 12:31 am

Boa noite! É bom saber que estou por aqui de novo a falar sozinho. Falar sozinho é bom! É uma coisa que se chama de 'interiorização'. É a melhor das oportunidades para nos conhecermos a nós próprios. É por isso que eu sou um gajo tão auto-consciente: é por falar muitas vezes sózinho... Rolling Eyes

Agora mais a sério, admito que vocês me complicam um bocadito com o sistema nervoso central, e por vezes conseguem mesmo titilar-me tambem o periférico! Ainda não me chegaram ao parasimpático, mas se um dia isso acontecer... uuuui! Vai ser de subir aos postes e apalpar o cu ás lampadas!

Olhem, diz que o país está na fossa, e que aqueles gajos que mais contibuiram para esta mjtrsr toda, e que em alguns dias por semana se passeam pelos largos corredores de um certo palácio em S.Bento (no ultimo dia util de cada semana, e no primeiro util da semana seguinte costumam estar ausentes por motivos 'profissionais' ou de 'saúde', nas suas quintarolas alentejanas ou ribatejanas). O povo ouve pela primeira vez falar de um tal de CDS que parece que não tem nada a ver com o que conheciam. O que conheciam era nacional, mas inócuo, mas este parece que é estrangeiro, sobe a pique, e está a deitar o país abaixo aos olhos do mundo, e a lixar-nos a todos não tarda nada.
Este CDS (credit default swap) é apenas uma de várias formas do mundo nos dizer:
- "pronto, agora acabou a brincadeira! Tiveram pelo menos 20 anos para serem bons alunos e acabarem o curso, e nós muito pacientemente acreditámos nas vossas patranhas e esperámos. Como andaram o tempo todo nas putas e no vinho verde, agora vão-se lixar mais as vossas balelas e tratem de mostrar serviço JÁÁÁÁ, pois a partir deste momento vocês, para nós, valem tanto como uma Argentinhazinha ou uma Colombia. Querem dinheirinho? TRABALHEM! Vendam o corpinho se não sabem fazer mais nada! Mas QUEREMOS RESULTADOS! Como dizia o Jerry Mcguire, "SHOW ME THE MONEY!!!" Caso contrário, não há mais guito, acabou-se, paguem as contas com o que têm... se é que têm".
E dizem os nossos 'proxeliticos' (mistura de proxenetas com politicos, já que eles afinal se limitam a explorar até ao tutano as mulheres e homens da vida, que somos todos nós) que não, que é um exagero, que está tudo sob controlo, e que o défice vai descer para onde eles quiserem, mesmo com TGVs e pontes e aeroportos e outras actividades de cariz mais ou menos penetrante, todas tendentes a sodomizar ainda mais a mãe-pátria, pois como todos sabemos, até se diz que o que dói mais é o primeiro bocadinho. Depois, a partir daí é só ir empurrando que o coiro habitua-se.

E tudo isto vou eu dizendo para os meus botões. E os meus botões, de bem educados que são, respondem-me: "Tás lixado com F! Tás lixado com F! Tás lixado com F ...".
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por Convidad Sáb Fev 06, 2010 3:38 pm

Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Affraid Que grande desabafo Jotace e se para agravar eu disse-se que mais de 60% de todo o crédito á habitação concedido nos ultimos anos está nas penhoras dos Bancos?
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Jotace Dom Fev 07, 2010 1:13 am

Se assim é, Maria, isso nada me espanta, embora o numero pareça extremamente elevado.

Lembras-te daquele tópico "Ai portugal", que eu escrevi em Janeiro do ano passado? Muitas minhas preocupações lá retratadas vieram a tornar-se realidade ao longo do ultimo ano: o aumento do desemprego, as falencias dos pequenos e médios negócios, o periodo de ligeira deflação (que levou ao congelamento dos salários do funcionalismo publico e tambem no sector privado) a queda da receita fiscal devido á quebra do consumo e ao menor numero de contribuintes com emprego, e com o tudo isto... o aumento do defice, que levou a este ultimo e desastroso episódio relativo á credibilidade nacional perante um Mundo que já se fartou das nossas balelas e conversa fiada.
Isto está bem pior do que nos querem pintar, e daí as revisões quase mensais da estatitisca, e sempre para pior. Não convem contar a verdade logo de chofre. É preciso ir espetando a faca devagarinho, para não custar tanto. Mas os nossos credores estrangeiros já se estão nas tintas. Querem é ver resultados, e não cadernos de intenções. Mas nós somos bons é nestes, não naqueles.

Última edição por Jotace em Seg Fev 08, 2010 11:12 pm, editado 1 vez(es)
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por WiseMax Seg Fev 08, 2010 2:05 pm

Não me consigo rever no pessimismo...

Tanto mais que conheço muita gente que FAZ alguma coisa para melhorar a sua vida e a dos outros, em vez de só protestar.

Desculpem-me, mas criticar, desanimar, ser Velho do Restelo, atribuír sempre a culpa aos outros ("políticos", etc.) parece-me demasiado fácil e francamente, faz mais dano do que bem.

Por exemplo, bastou um comentário desse tipo dum Comissário europeu (e espanhol Almunia) para nos pôr ainda mais na mjtrsr... E reparem que o efeito (aumento dos juros da nossa dívida externa, que nos vai custar bem caro a todos) foi despoletador de um movimento internacional nos meios financeiros que tem tudo a ver com... expectativas e descrença!...

Quer dizer: tudo é o que era antes, mas por virtude de mera descrença dos que têm influência, fomos superior e brutalmente lixados!

Ainda acham que a atitude psicológica (realismo, optimismo, pessimismo) não conta???....

E não se esqueçam de que os pessimista e derrotistas têm a mania de disfarçar a sua atitude negativa com o rótulo de "realismo"...

Chateei alguém?.... Não sei se deva pedir desculpa... Aos Almunias deste país não peço, de certeza!...

WiseMax
Membro Activo
Membro Activo

Mensagem por Jotace Seg Fev 08, 2010 4:12 pm

Caro Wise,

respeito a tua perspectiva, e até comungo da mesma, até certo ponto. E porquê só até certo ponto? Porque, por mais positivo, pró-activo, empreendedor e dinamico que sejas, de nada te adianta andares todo o dia a varrer contra o vento. E aqui, neste exemplo, o vento é mesmo a classe governante em particular, e a politica em geral.
Aí, tens duas hipoteses: ou mudas de estratégia e passas a varrer a favor do vento (adaptas-te ao Sistema, entrando nele e vivendo á conta dele, que é o que fazem os parasitas todos que mamam á conta dos ineficiencias e dos compadrios), ou desistes de varrer e esperas que o vento páre ou mude, já que nada podes para o contrariar. O que pode acontecer é que, tal como temos visto desde há cerca de 20 anos (e estou-me obviamente a reportar ao desastroso ciclo mais recente, na era Republicana e supostamente democrática), ele não muda e vai soterrando cada vez esta edificação com 8 seculos chamada de 'Portugal'.

O Almunia não fez nada de especial. Não foi ele que provocou coisa nenhuma. As declarações dele apenas deram um impulso novo a aquilo que já estava a acontecer há pelo menos duas semanas, desde que rebentou o escandalo grego. Olha, este gráfico aqui em baixo é o que espelha, nos mercados financeiros, o tal 'risco' de incumprimento no pagamento da Divida por parte de Portugal:

Em Fevereiro tem 'Carnavau'... 135

Estás a ver o que começou a acontecer em meados de Janeiro, não estás? Pois... o Almunia falou há meia duzia de dias atrás, e limitou-se a dizer o que toda a gente bem informada e metida neste meandros já sabia, e já era espelhado no tal indice que este gráfico representa.

Se nós (tu, eu, a Maria, e mais uns quantos) vamos continuar a varrer contra o vento? Se calhar vamos. Por quanto tempo? Não sei. Se calhar... até nos chatearmos e passarmos a ser cegos, surdos e mudos como a maioria da população. E assim, iremos ao fundo, mas muito mais felizes, porque ignorantes.

O que estes senhores lá por fora estão a dizer é que perderam a paciencia com esta malta que nos governa. Desde a chuva anual de milhões que gerou a nossa entrada na (então) CEE até agora, o que temos tido é uma constante divergencia estrutural de crescimento economico em relação ao outros, e vamo-nos afastando mais e mais, sendo incapazes de gerir a massa que eles nos ofereceram de mão beijada para nos 'integrarmos'. O que temos estado a fazer é, aliás, uma repetição histórica em relação ao nosso apogeu da Idade Média, em que, de igual modo, desbaratinámos fortunas incalculáveis trazidas das campanhas sul-americanas, africanas e asiáticas, para acabarmos quase como tinhamos começado: alguns mosteiros, conventos e palácios e ...mais nada.
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por Convidad Seg Fev 08, 2010 5:08 pm

Olá Jotace, Olá Wisemax, antes de mais votos de boa semana para ambos.
Hoje voces acabaram por prender a minha atenção com as vossas considerações sobre o estado da Nação.
Infelizmente terei que dar razão a ambos, apesar da nossa realidade, é importante não nos deixarmos derrotar por um pessimismo exacerbado do tipo não adianta, ou não vale a pena.
Estava aqui a pensar com os meus botões que é precisamente no tempo das dificuldades que o nosso "engenho" se deve aguçar para encontrar alternativas.
Nisso a nossa história sem dúvida vai provando que o povo português, sempre foi de ir á luta e procurar melhorar a sua "vidinha".
Relembro épocas em que a emigração era uma constante em Portugal, para países como França, Eua, Brasil e outros, mas assisti á riqueza que esses homens trouxeram para Portugal e foram bons tempos em Portugal..
Por curioso que seja hoje mesmo os nossos jovens já estão outra vez a tentar o seu futuro noutros países como a Inglaterra e ainda hoje me disseram que se eu conhecesse alguem que quisesse trabalhar em Inglaterra que lá arranjavam emprego a ganhar mais ou menos 1800 euros por mês.
Fiquei a pensar que quem quer mesmo trabalhar tem condições ainda noutros paises para poderem melhorar de vida, desde que estejam dispostos a fazer sacrificios.
Por outro lado e noutra prespectiva, vivendo eu numa cidade a que chamam cidade do trabalho, nos últimos anos mais de 60% das nossas empresas fecharam, quer por falência, quer por variados motivos, mas o mais importante factor, foi sem dúvida não conseguirem fazer face aos preços praticados por outros países, nomeadamente a China.
Se eu pensar a sério, creio que se fizeram muitos erros, um deles foi abrir a possibilidade de mercado em Portugal a outros Países quando não estavamos prontos para ser competitivos.
A conversa dos nossos políticos, acreditem que eu não valorizo muito, valorizo mais a iniciativa privada dos portugueses, a sua capacidade para criarem, produzirem, porque o resto é mesmo política.
Talvez politicamente a minha opinião seja que andamos a pedir dinheiro emprestado fora de Portugal, para financiar empresas estrangeiras que vêm para Portugal aproveitar a nossa mão de obra "barata" e vamos continuar a pagar para eles não deixarem Portugal, depois de colhidos os beneficios.
Falamos de fazer grandes obras, Tvg e outras, que apenas criam a ilusão temporária de mascarar o Desemprego que existe e mesmo assim, 80% da mao de obra que essas obras vão utilizar serão pessoas oriundas de outros Países.
Já alguns anos que analiso o meu País como um País de turismo e serviços e talvez seja por aí que tenhamos que fazer evoluir e orientar as nossas ideias, para agora, temos bom clima, somos hospitaleiros, temos um País diversificado em Natureza e não temos terramotos.
Agora que a maior parte das familias está endividada á Banca, quer em crédito á habitação, quer em créditos ao consumo, isso é verdade.
Por outro lado, a esperança de vida dos nossos pais aumentou e "herdamos" mais tarde, sendo assim os nossos jovens tem mesmo que recorrer à Banca para terem a sua casa e já não passam sem ter carro.
Mais uma realidade que constato é que a corrupção financeira que tem existido no nosso País, não ajuda mesmo nada ao estado actual da "nação".
Talvez tudo somado, acabe por surgir um descredito no Futuro, mas não podemos é desacreditar no engenho do povo Portugues em dar a volta, sem ser á custa de subsidios, mas sim produzindo.
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Jotace Seg Fev 08, 2010 5:22 pm

Olá Maria!

Pois tens razão, pá. Mas pões o dedo noutra ferida. É que os Portugueses que se querem safar, ou que se precisam safar, agora deixaram de lutar contra o Sistema. Limitam-se a tentar evitá-lo, contorná-lo. E todas as formas de contornar o sistema geram... quebra de receitas e mais uns passos para abismo. Há uns que vão lá para fora, há outros que alimentam os esquemas da economia paralela, há os outros que, tal como começa agora a ser moda, abrem sucursais em Espanha só para poderem mudar para lá toda a Contabilidade e Facturação. Ainda aconteceu isso comigo recentemente. Comprei uma conjunto de bens cá para casa, mesmo aqui ao lado de minha casa, que foram fabricados aqui, mas facturados como se comprados em Espanha. 16% de IVA, tás a ver? E quem é que fica com eles? Pois...

Agora... eu podia ter dito que não, certo? Pois podia. Mas se me saiu 4% mais barato, porque raio iria fazê-lo? Principios morais em defesa da pátria? Bem... perguntei-me a mim mesmo se estaria a defender a pátria, ou a prejudicar-me a mim. Venceu a segunda opção.

Agora, remeto-vos para um texto de autor desconhecido, empresário, que manifesta bem parte daquilo de que aqui falamos, o varrer contra o vento, e do ponto em que, de repente, se fica farto. Aviso já que a linguagem é ... do C#$$%$&!!!

Cliquem aqui para ver o que é justo!
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por Cibernauta Ter Fev 09, 2010 6:06 pm

Convenientemente alguem manifesta uma opinião, quem sabe, comprada, forjada, e espalha-se um rumor negativo.
Ele toma forma e multiplica-se, multiplica-se, provocando quedas de mercados, instabilidade economica e social.
Tudo se resume a políticas quer económicas, quer do foro pessoal, em que os intervenientes procuram os seus objectivos pessoais.
Inteligência é não dar crédito a especulações e mais especulações, porque elas só servem os próprios que as fazem.
A ideia talvez seja desacreditar um governo, um presidente da Républica que incomoda, meios de comunicação, economia de um País e de rumores em rumores, com absoluta certeza alguém está a encher os bolsos á custa desses tais críticos, opinosos, avalistas financeiros e mais alguém está encomendar relatórios, de última hora, estatisticas, e tudo o que serve para mascarar e alimentar o Boato, esse sim o grande inimigo a combater.
Cibernauta
Cibernauta
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Mensagem por WiseMax Qua Fev 10, 2010 4:29 am

Caro Jotacê, li (com que esforço!...) a diatribe de mais um que está armado em virtuoso, os outros (todos) estão errados, só porque ele tem que trabalhar e pagar impostos (eu, tu, ele e ela também, ora essa!).

Não tenho paciência para esse tipo nem de linguagem, nem de atitude - e, claro, não me revejo em nada daquilo.

Sempre paguei impostos, nem quando trabalhei no estrangeiro lhes fugi. Isso não faz de mim mais virtuoso, nem mais parvo - apenas cumpri o meu dever.

Se outros invocam sei lá o quê para não cumprir e passar as culpas a outros... desejo ardentemente que se tramem e a justiça funcione.

E não é por falarem mais alto, serem mais primários e brutos, que me intimidam.

Já conheço o filme. Sempre que o Governo é "deles", estão caladinhos e contentes. Como controlam tudo o que é jornal e comunicação social (são os donos!...).... qualquer bosta que deitem cá para fora tem sempre muita audiência. Pela minha parte, não, obrigado.

E, já agora, aproveito para dizer isto: afinem o vosso "filtro da mentira" com uma regra bem simples, que é desconfiar de todas as acusações que são fulanizadas, ou que apenas apresentam uma opinião fracamente fundamentada. Acusações genéricas com leit-motiv populista, tipo "eu sou um virtuosos cidadão pagante" e "eles (os políticos dos outros partidos ou facções) são todos uns aldrabões a viver à grande"... não passam de uma forma de tornar a coisa muito fácil de aderir, ao mesmo tempo que retira completamente da discussão qualquer argumento válido (que, aliás, não têm...).

Barulho esquizofrénico, ruído, não comunicação.

Mas cada um que se amanhe com o que gosta mais - eu acho que somos pessoas responsáveis (ou devíamos ser) e sendo assim, passar culpas e "protestar emocionalmente" não são (ou não deviam ser) a nossa forma preferida de nos exprimirmos, ou ouvirmos de outros.

Há muito trabalho para fazer por nós todos. Seguramente que a melhor forma de fazê-lo não é "não faço, porque a, b ou c também não fazem", "para quê esforçar-me se isto é tudo uma bandalheira" e outras desculpas esfarrapadas do género. Ao fim do dia, o que importa não é se fizémos muito barulho para nada, mas sim se fizémos a nossa parte ou não.

WiseMax
Membro Activo
Membro Activo

Mensagem por Jotace Qua Fev 10, 2010 1:53 pm

Caro Wise,

Antes de mais , obrigado pela cuidada resposta. Começo por me situar politicamente, para que não haja confusões: sou, e sempre fui apartidário e não tenho nenhum paixão pela politica, nem conhecimentos profundos sobre a mesma. Já me abstive de votar, já votei em rostos politicos (sempre que algum me pareceu diferente e mais honesto que os demais), e já votei contra partidos do Governo (o chamado ‘voto util’). Nunca votei por devoção politica, ou seja, por me identificar verdadeiramente com os ideais desta ou daquela côr. Acho que todos os partidos têm bons e maus principios, e provavelmente o meu partido sería aquele que conseguisse juntar o que me agrada em todos eles, mas sem os respectivos defeitos. Contudo, tenho a maior desconsideração pela esmagadora maioria da matéria-prima humana que compõem o nosso tecido politico na actualidade.

Dito isto, vamos ao resto:

Entenda-se que aquele texto, independentemente de ser supostamente anónimo, e pejado de palavrões, contém um conjunto de pormenores relativos á vivência no dia-a-dia dos nossos pequenos empresários que são verdades insufismáveis. E esses pormenores demonstram que quem escreveu o texto está por dentro dessa realidade, vive-a de perto na sua labuta diária. Não é o funcionário publico que sabe como sobreviver abrindo sucursais em Espanha! Nem como lidar com os IVAs, os IRCs, os PECs, e as outras rasteiras todas que lhe lançaram ao caminho. Eu não sou empresário, mas conheço alguns, pequenos, que fazem pela vida, e que se vão safando melhor ou pior porque são mesmo assim, como este diz: se é preciso trabalhar de madrugada, que remédio têm eles! Se tem que fazer 14 horas por dia, pois concerteza! Se não tem um fim-de-semana completo para a familia há meses... paciência! E não adianta virem reclamar aumentos nem promoções de carreira, porque eles são os maus da fita! Eles são o patronato, os capitalistas! E se querem contratar alguem para trabalhar vêem-se gregos (que analogia estranha, nos dias correntes) para arranjar alguem que esteja disposto a dar o litro como eles, para se manterem á tona! Porque se eles têm que aceitar empreitadas de madrugada, precisam de quem saiba trabalhar e queira trabalhar a essas horas. E mesmo pagando bem, é um achado quando lhes aparece um!
O autor daquele texto não disparou apenas á Esquerda, Wise. Dispara em todas as direcções, Presidente incluido. Dispara pela impotência de lutar eficientemente contra todas aquelas situações que lá estão descritas e que sabemos ser a mais pura da verdade (enfim... com excepção das histórias de Portimão e Paredes de Coura, das quais não tenho conhecimento). Dispara pela revolta de se sentir só, entregue a si próprio, ás mãos de um Sistema montado para o lixar.
Eu conheço gente assim, Wise. Gente séria, honesta, que mantem o seu negócio a muito custo, com muito sacrificio, com muita capacidade de antecipação para não se deixar afundar, e que é chupado até ao tutano (porque quer pagar os impostos, mas ás vezes... não pode, porque se os paga perde negócios para outro que os não paga), pelo Estado, e depois vê o seu dinheiro, e o de todos, a ser levianamente esbanjado da forma que todos sabemos.
Este texto não foi escrito por estas pessoas que conheço, Wise, mas poderia muito bem ter sido, porque eu já ouvi isto tudo antes. E isto não é barulho esquizofrénico. É o duro banho da realidade de quem não tem o seu ordenado certinho ao final do mês, e que depende da sua cabeça e das suas mãos para singrar.
Diz você, Wise, que temos é que fazer todos a nossa parte e deixarmo-nos de protestos emocionais. Ok... concordo. Mas, já agora... o que é significa fazer a nossa parte, numa situação destas? Greves por aumentos salariais? Manifestações por mais subsidios, e ajudas, e o diabo a sete?

Sabe o que acho, Wise? Acho que para fazermos a nossa parte deveriamos mesmo estarmos todos preparadinhos (e especialmente toda a classe do funcionalismo publico, politicos incluidos) para aceitar reduções nos nossos salários. Sim, isso mesmo. Não me refiro a quem ganha o ordenado minimo, mas acima disso deveriamos estar dispostos a abdicar de parte do nosso salário (em escalões sucessivos, em que obviamente quem ganha mais, abdica de uma percentagem maior). Aumentos de impostos fariam o mesmo efeito prático, mas não psicologico. Se nos aumentarem os impostos sentimos que estamos a ser roubados. Se aceitarmos que nos reduzam os salários hoje para salvaguardar o futuro da nação, do emprego, e dos nossos filhos, estaremos a colaborar activamente. Curiosamente ainda hoje ouvi o Socrates na Assembleia a dizer que abdica do seu 13º mês, se isso fôr assim tão importante para o Paulo Portas! Palhaços... era bem feito que tivesse mesmo que o fazer.
E deveriamos cortar radicalmente o montante do rendimento minimo garantido e do subsidio de desemprego para desincentivar a mama de haver tantos a preferir receber o dito em vez de procurar um emprego!
E deveriamos cortar nas pensões de reforma de uma série de pessoas que recebem acima de determinados montantes, e que ainda declaram rendimentos de outras actividades!
E ir buscar o dinheiro que nunca foi cobrado por manifesta falta de vontade, a toda a gente que tem rendimento de investimentos financeiros (Bolsa e adjacentes) e que, vergonhosamente nunca pagam um tostão porque, por um lado conhecem as maroscas que, dentro da legalidade, podem ser usadas para empurrar para a frente (até ao infinito) o pagamento, e por outro lado são isentados pela propria lei por deterem titulos há mais de um ano. Que justificação se pode arranjar para que haja pessoas a fazer fortunas na Bolsa em ciclos de alta de 3 ou 4 anos, e depois, a coberto da lei, não pagarem um tusto de impostos quando vendem os titulos, hmmm?
E enfim... poderia continuar por aqui fora, mas acho que já percebeu a minha ideia, Wise. Agora... ainda acha que há alguem com vontade de ajudar a levantar esta nação do buraco? Vejamos:
- os funcionários publicos e os trabalhadores por conta de outrém, não, porque acham que ganham pouco, nunca aceitariam ganhar menos, e culpam o Governo e os capitalistas
- os parasitas (e refiro-me apenas aos parasitas, não a toda a gente) que vivem de rendimento minimo não, e os do subsidio de desemprego tambem não, porque são supostas vitimas do infortunio conjuntural, e ... coitadinhos.
- os pensionistas que estão bem na vida, e que até têm rendimentos paralelos tambem não, porque se acham no direito de usufruir em pleno das regalias que lhe são devidas por uma vida de trabalho
- os investidores financeiros tambem não, porque ameaçam que se Portugal aumenta a carga fiscal sobre os investimentos na Bolsa, eles vão fazer os negócios para o estrangeiro, e a nossa Bolsa morre.

Sobrou alguem...?
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por Convidad Qua Fev 10, 2010 8:01 pm

Nem sei se escreva, se fique calada. Voces dois fizeram uma super exposição sobre fazer ou não fazer e se fazemos... temos o dever.
Sabem o que eu sinto mesmo a sério?
Sinto que não me importava de pagar se os meus direitos mínimos estivessem salvaguardados.
Não estão, nunca estiveram, verdadeiramente quando precisei , O Estado falhou e continua a falhar.
É muito simples se eu não tivesse apoio familiar já estaria morta á muito tempo.
Se preciso de uma consulta médica, tenho que recorrer a particular e pago.
Se precisar de serviços médicos, pago a subsistemas alternativos.
Temos obrigações e deveres, como seres sociais e de cidanania, mas tenho que me questionar onde estão os meus Direitos?
Nunca fui empregada de cumprir horários, nunca fui de deixar trabalhos a meio, sempre gostei de quando saia porta fora, conseguir desligar os botoes até ao dia seguinte, a verdade é que sempre dei de mim, cerca de 2 horas a mais ao meu Patronato.. sem que me fosse pedido. Era uma questão de feitio.
Assim como em fases da minha vida em que tive necessidades economicas fora do normal, arranjei mais trabalho em part-time para ajudar aos gastos.
Talvez eu seja fruto de uma geração que foi educada para lidar com adversidades e não esperar que o os outros resolvam os meus problemas.
É a diferença entre chamar os bombeiros quando existe Fogo e esperar que eles venham acudir, ou tentar logo apaga-lo com os meus próprios meios.
Existe Fogo meus amigos, e nós temos duas soluções, ou sentamo-nos a observar enquanto o nosso património arde , mas pensamos que são os Bombeiros (Estado) que o tem que vir apagar, ou pegamos nós, nuns baldes com água e tentamos á partida minimizar as nossas perdas.
Mas com bombeiros ou não, somos sempre nós a parte que perde.
Sobre fugas a impostos, levando mais valias para Espanha, que posso eu dizer?
Não critico quem o fáz se assim conseguir manter o seu negócio e manter postos de trabalho, mas lamento profundamente que se tenha que fazer esse tipo de coisas.
Lamento imenso é ver cada dia que leio as notícias, apenas ver corrupção, e creio que se fala muito e se faz pouco.
Não sei porque, mas quando as pessoas se justificam muito, sempre me dá a impressão de soar a falso, não estão seguras, pretendem manipular os ouvintes, justificar as suas acções.
Quem está certo das suas decisões, tem a sua consciencia tranquila e não precisa de se justificar, porque os negocios são claros e transparentes.
Para os curiosos não tenho "pinta ou cor" política, não sou deste ou daquele partido, sou pelo que vejo, observo por mim propria e talvez como milhoes, mais uma que desacreditou dos sistemas politicos portugueses.
Relembro que na campanha de eleições existia uma mulher que defendia que deviamos ter cautela com os investimentos(gastos), que toda a sua campanha política foi centrada em .. vamos ter calma.. vamos ter cautela, vamos ter cuidado com os gastos.... essa mulher era/é Manuela Ferreira Leite.
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por WiseMax Qui Fev 11, 2010 3:19 am

Eu só sei que aqueles que criaram a crise (os bancos) além de levarem o nosso dinheiro (e o levarem muito mais caro a quem dele precisa para investir) tiveram um aumento brutal de lucros este ano!...

Também só sei que os nossos salários não são maravilha nenhuma (basta comparar com Espanha, que está a 1/2 abaixo da UE - nós estamos 1/2 abaixo deles, agora é ver o que dá em relação aos da UE.

Baixar as reformas? mas isto está a ser feito há muito e tem sido até no Governo do Sócrates que mais se fez nesse sentido: neste momento, uma vida de trabalho e descontos obrigatórios.... dá menos de metade do salário... e vai ainda dar menos não tarda nada. Queres baixar mais?... Força! E faz um PPR, que os Bancos ficam-te com aquilo que o Estado te deixa descontar e dão-te juros de caca...

Os pequenos empresários mudam-se para Espanha?... Que oportunismo, faz lembrar quando se vai a Espanha abastecer de combustível e se anda no vai aqui agora, vai ali depois... Todos sofremos com essas "manobras". Que só terão fim quando a União Europeia acabar com essas paródias - mas com impostos não normalizados entre os países da UE, isso ainda sucederá por uns tempos.

Acho que demos todos seguir o exemplo do Jardim. Baixa os impostos no quintal dele (o que é bem popular e dá votos) e depois não faz mal, pagamos nós todos, o País inteiro paga o regabofe. A Manuela, que é muito poupadinha, aplaude e gosta, porque também lhe dá votos. A Lei das Finanças locais, que a Oposição aprovou, não é mais do que um exemplo triste de gangsterismo ou terrorismo político. Mas para a Senhora Poupadinha, para qem os investimentos publicos que geram emprego e dinamizam a Economia são "gastos" e não fazer nada é que é a saída da crise... ou pior ainda, já se pode gastar à tripa-forra, mas é só com o seu amigo Jardim, aí sim, não são "gastos". Não há nada pior do que obter uma aura de "competência" à custa de conversa de merceeiro...

Os clientes do BPP protestam e querem que o Estado (nós!...) lhes paguemos os investimentos que perderam. Foram aldrabados, na ganância do lucro, e não fizeram o trabalho de casa. Na realidade o Banco (fraudulentamente) disse-lhes que lhes "garantia" o dinheiro... Mas é entre eles e o banco - visto que (embora eles assim o chamem) os tais dinheiros NÃO foram Depósitos. Mas pronto, quem não chora não mama... e é sempre o mesmo a pagar.

E tantas coisas que são caladas... Sobre este assunto, por exemplo, o Sol, que é o especialista em terrorismo comunicacional, tinha uma crónica do director, onde criticava de forma acintosa o Ministro das Finanças, alegando que ele teria sido uma data de coisas horroros e muito inconsequente, quando dizia que os tais investidores (auto-proclamados "depositantes") deixassem de chatear o Estado se fossem entender com os banqueiros que os aldrabaram - pois o ministro há uns tempos (no início da crise) teria dito que nenhum depósito ficaria sem garantia. Claro, para o tal pasquim, pois claro, é uma contradição monstra - mas olhando as coisas com objectividade (que não convém nada ao tal Director e seus mandantes) o Misnistro fez o que lhe competia e nada mais: evitou uma corrida desenfreada aos bancos (imaginem se não tivesse assegurado os depositantes!...) e não mentiu, pois falou de assegurar o dinheiro dos depósitos - não das especulações (Graças a Deus!).

Acho que este pequeno exemplo de desinformação chega.

Uma maneira de "cumprirmos a nossa parte" é, sem qualquer dúvida, mantermos a serenidade e a objectividade.
E pagar os nossos impostos e continuar a apostar em PORTUGAL.

(Isto não é o Portugal Online? Ou é a Lamúria Online?....).

WiseMax
Membro Activo
Membro Activo

Mensagem por Convidad Qui Fev 11, 2010 1:38 pm

Gostei do nome. lamurias-on-line Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_biggrin era capaz de ter mais participação que o Portugal Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_biggrin , afinal o povo portugues é um povo chorão mesmo Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_sad .
O problema é que a gente chora, chora, mas não mama nada Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_razz .
Pelo menos ouvi algumas noticias ultimamente que me agradaram.. vai existir apoios á exportação dos nossos vinhos, foi criada a Marca Vinhos de Portugal, e como nós temos bons vinhos, vão ser os "borracholas" que vão equilibrar a balança comercial externa Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_biggrin
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Jotace Qui Fev 11, 2010 6:37 pm

- Eina, Wise, conseguimos não estar de acordo em quase nada, nestas questões, hmmm? Rolling Eyes Laughing Mas desde que se discuta saudávelmente, até dá ‘pica’, isto. Cool

----------------
"Eu só sei que aqueles que criaram a crise (os bancos) além de levarem o nosso dinheiro (e o levarem muito mais caro a quem dele precisa para investir) tiveram um aumento brutal de lucros este ano!..."
-----------------

- Sim, tem razão, os Bancos fazem trampa, apanham um susto, mas acabam por passar incólumes por tudo isto (com raras excepções) e são os primeiros a sair em grande desta crise. E sim, estes é que deviam pagar ao Estado bem mais grossas fatias daquilo que ganham, mas ... não pode ser. E não pode ser porque o Estado depende dos Bancos. Eles é que são o verdadeiro Poder. O Estado é apenas o testa-de-ferro. Portanto, nem vale a pena pensarmos nisso. Procuremos outras soluções...

-----------------
"Também só sei que os nossos salários não são maravilha nenhuma (basta comparar com Espanha, que está a 1/2 abaixo da UE - nós estamos 1/2 abaixo deles, agora é ver o que dá em relação aos da UE."
-----------------

- Os nossos salários reflectem a nossa produtividade (ou a falta dela). Pior ainda, os nossos salários estão acima da nossa produtividade. Sim, crua e cruelmente é isso mesmo. É por causa de termos andado a ganhar mais (parece absurdo, quando tanta gente se queixa de ganhar tão pouco, o que até é verdade em termos absolutos, mas... é a dura realidade) do que deviamos durante uma série de anos, sem, simultaneamente termos uma classe governativa que tivesse sabido fazer evoluir a produtividade e a produção de riqueza a par ou acima dos aumentos de salários que isto descambou tão rapidamente. A nossa classe média em geral andou a viver acima das suas possibilidades durante uma ou duas décadas, alimentada por uma falsa sensação de prosperidade e de confiança no futuro. Infelizmente o futuro já chegou e não trouxe o que se esperava. Portanto, o Wise tambem não concorda que se baixem os salários, e por aqui tambem não resolvemos parte dos nossos problemas financeiros, estruturais e competitivos....

---------------
"Baixar as reformas? mas isto está a ser feito há muito e tem sido até no Governo do Sócrates que mais se fez nesse sentido: neste momento, uma vida de trabalho e descontos obrigatórios.... dá menos de metade do salário... e vai ainda dar menos não tarda nada. Queres baixar mais?... Força! E faz um PPR, que os Bancos ficam-te com aquilo que o Estado te deixa descontar e dão-te juros de caca..."
---------------

- Repare que eu só falei em baixar reformas de quem as tem elevadas, e de quem tem ainda rendimentos paralelos. Ou seja, há para aí muitos reformados com vidas fartas e descansadinhas. Há até pessoas que não precisam da pensão de reforma para viver! Podiam dispensá-la por completo, se quisessem ou se preciso fosse! Não há nada de errado nisso. Como você diz, é porque trabalharam para isso, e (ainda) tem esse direito. Por outro lado, até são muitos desses reformados que acabam por servir de Segurança Social para os seus filhos e netos, que agora atravessam problemas sérios. Mas... pergunto: e eu? E os outros da minha geração? E os da geração seguinte? Já não temos o direito de aspirar ao direito de vir a ter os mesmos direitos á data da aposentação? Andamos há decadas a pagar as contribuições todas, para garantir as reformas dos actuais pensionistas, sabendo antecipadamente que quando chegar a nossa vez o mais certo é recebermos um ‘muito obrigado pelo esforço’ ou pouco mais do que isso? Então continuemos por este caminho, que assim a Seg. Social vai falir em 10 anos, em vez de ser em 30. E que remédio temos nós, e os nossos filhos senão fazer PPRs á força, ou equivalentes, porque é conosco que somos obrigados a contar no futuro, e não com os tais ... direitos adquiridos, e até aqui garantidos pelo Estado!
Portanto, o Wise tambem não acha bem que se baixem as reformas acima de certos valores...

--------------
"Os pequenos empresários mudam-se para Espanha?... Que oportunismo, faz lembrar quando se vai a Espanha abastecer de combustível e se anda no vai aqui agora, vai ali depois... Todos sofremos com essas "manobras". Que só terão fim quando a União Europeia acabar com essas paródias - mas com impostos não normalizados entre os países da UE, isso ainda sucederá por uns tempos."
----------------

- Pois se o Wise fosse pequeno empresário, e sendo inteligente e diligente, percebesse que estava a perder negócio e rendimento, e a ter dificuldades de sobrevivencia com as regras que lhe impuseram por cá, não tentaria dar a volta por outro lado, mesmo que isso implique abrir delegações em Espanha por motivos de caracter fiscal e contabilistico? Pois, pois ... não se esqueça que somos o país do desenrascanço. Portanto, para sobreviver, a malta desenrasca-se.

---------------
"Acho que demos todos seguir o exemplo do Jardim. Baixa os impostos no quintal dele (o que é bem popular e dá votos) e depois não faz mal, pagamos nós todos, o País inteiro paga o regabofe. A Manuela, que é muito poupadinha, aplaude e gosta, porque também lhe dá votos. A Lei das Finanças locais, que a Oposição aprovou, não é mais do que um exemplo triste de gangsterismo ou terrorismo político. Mas para a Senhora Poupadinha, para qem os investimentos publicos que geram emprego e dinamizam a Economia são "gastos" e não fazer nada é que é a saída da crise... ou pior ainda, já se pode gastar à tripa-forra, mas é só com o seu amigo Jardim, aí sim, não são "gastos". Não há nada pior do que obter uma aura de "competência" à custa de conversa de merceeiro...
---------------

- Isto não vou comentar, pois considero que é um problema menor, e que se fez uma tempestade num copo de água, um drama para desviar atenções de questões bem mais importantes do Orçamento, como por exemplo a sua generalizada falta de ambição e de vontade em reduzir despesa estatal onde realmente interessava.
Comento apenas a parte dos ‘investimentos publicos que geram emprego’. Infelizmente, chegámos a um ponto tal, em que os grandes investimentos publicos são baldes de dinheiro atirados para o estrangeiro. São aspirinas. Já tomámos aspirinas iguais num passado recente, e o resultado é sempre o mesmo: atacam a dor no curto prazo, e não resolvem nada, quando o problema é mais sério. Os empregos gerados são de curto prazo, os empregados até são, muitos deles, emigrantes que enviam boa parte do que ganham para fora do país, as empresas a quem são adjudicadas as obras são consórcios com boa parte de capital estrangeiro, os fornecedores de know-how, equipamentos e matéria-prima são estrangeiros, e portanto o que vamos ter é milhões e milhões atirados para fora do país (os espanhois, franceses, alemães e outros que tais, agradecem). Ficaremos com a divida monstra para pagar (os nossos filhos cá estarão para isso), e o tal estimulo economico que deveria ser aproveitado para relançar a economia, extinguir-se-á de imediato no final das obras. Lucrarão algumas construtoras nacionais, claro. Aquelas que estão melhor relacionadas com o Poder, obviamente.

--------------
"Os clientes do BPP protestam e querem que o Estado (nós!...) lhes paguemos os investimentos que perderam. Foram aldrabados, na ganância do lucro, e não fizeram o trabalho de casa. Na realidade o Banco (fraudulentamente) disse-lhes que lhes "garantia" o dinheiro... Mas é entre eles e o banco - visto que (embora eles assim o chamem) os tais dinheiros NÃO foram Depósitos. Mas pronto, quem não chora não mama... e é sempre o mesmo a pagar.

E tantas coisas que são caladas... Sobre este assunto, por exemplo, o Sol, que é o especialista em terrorismo comunicacional, tinha uma crónica do director, onde criticava de forma acintosa o Ministro das Finanças, alegando que ele teria sido uma data de coisas horroros e muito inconsequente, quando dizia que os tais investidores (auto-proclamados "depositantes") deixassem de chatear o Estado se fossem entender com os banqueiros que os aldrabaram - pois o ministro há uns tempos (no início da crise) teria dito que nenhum depósito ficaria sem garantia. Claro, para o tal pasquim, pois claro, é uma contradição monstra - mas olhando as coisas com objectividade (que não convém nada ao tal Director e seus mandantes) o Misnistro fez o que lhe competia e nada mais: evitou uma corrida desenfreada aos bancos (imaginem se não tivesse assegurado os depositantes!...) e não mentiu, pois falou de assegurar o dinheiro dos depósitos - não das especulações (Graças a Deus!)."

--------------

- Como você diz, Wise, os clientes do BPP foram enganados. Venderam-lhes gato por lebre. E foram abandonados á sua sorte. E entre estas pessoas que foram enganadas não há gente rica, porque a gente realmente rica nunca é abandonada pelo Estado. Esses são sempre salvos! Lembra-se do Manuel Fino, empresário megalómano que quis ser dono de uma grande fatia da Cimpor mesmo sem ter dinheiro para a pagar, e que aqui há um ano atrás andava pelas ruas da amargura, técnicamente falido por não poder fazer face ás suas responsabilidades financeiras? E lembra-se do maravilhoso acordo que a CGD lhe arranjou, comprando-lhe as acções 30% acima do valor de mercado, numa marosca de engenharia financeira na qual a CGD não lucrou nada (enfim... lucrou pelo facto de ter salvo o gajo e assim ele poder vir a cumprir com as suas responsabilidades mais tarde...) , e que agora, passado um ano e fruto da recuperação da Bolsa e da novela da OPA sobre a Cimpor, permitiu ao Fino estar a ganhar um milhões valentes?
Uma vez li uma frase que guardei para a vida: “se deves 1000 contos ao Banco, tens um problema; se deves 1 milhão de contos... o Banco tem um problema”.
Pois é, Wise, os clientes do BPP tem o direito de ter o seu dinheiro de volta, mais que não seja porque foram enganados, e porque a outros, noutras situações, foi dada a ajuda necessária quando eventualmente até nem a mereciam. Aquilo que aconteceu aos clientes do BPP dos produtos de retorno garantido, podia ter-lhe acontecido a si, ou a mim. Bastava confiar um bocadinho, e ... ter azar. E aposto que se tivesse algum familiar proximo lá entalado no BPP, a sua opinião já seria um pouco diferente, Wise.

--------------
"Acho que este pequeno exemplo de desinformação chega.

Uma maneira de "cumprirmos a nossa parte" é, sem qualquer dúvida, mantermos a serenidade e a objectividade.
E pagar os nossos impostos e continuar a apostar em PORTUGAL.

(Isto não é o Portugal Online? Ou é a Lamúria Online?....)."

--------------

- Caro Wise, parece-me que você confunde sentido critico e apreensão legitima de uma fatia importante da nação (na qual eu me incluo) acerca do estado a que chegou o nosso país, com lamurias. Eu tambem não gosto da lamuria, mas entendo-a de outra forma que não esta.
Eu até apresentei soluções para darmos a volta a isto, tanto do ponto de visto do defice, como dum eventual relançamento da nossa economia e da nossa competitividade. Além de precisarmos de uma classe politica que realmente queira fazer alguma coisa mais para alem de encher o seu proprio bolso e servir os seus proprios interesses, precisamos tambem de todo um país mentalizado para contribuir do seu bolso, activamente e não passivamente, para dar os primeiros passos, para o arranque, e aquilo que vejo é sempre mais do mesmo: “os ricos que paguem a crise”. Sim, os ricos devem ajudar a pagá-la, concerteza. Concordo. E os governantes tambem, dando o exemplo ao povo! E depois...? Isto está mau, está mau, mas se se reunissem as restantes condições, julgas que o povo (e volto a referir que não estou a falar de quem vive no limiar da pobreza) estaria na disposição de fazer a sua parte, fazer sacrificios e abdicar de livre vontade de uma parcela do seu orçamento em prol da recuperação do seu país? O TANAS! Sabe o que é que o povo quer, pá? O povo quer é dinheiro para comprar um carro novo! Dá-lhe Falâncio! Ora veja lá se a Irlanda assim que lhe cheirou que vinha aí borrasca, e que a iam meter no mesmo saco da Grécia e Portugal, não se antecipou anunciando de imediato, como medida radical, um corte significativo nos salários de toda a função publica? Mai’nada! Para grandes males, grandes remédios! Aliás, parece que Portugal é o unico país em toda a união europeia que se dá ao luxo de ter uma lei que proíbe reduções salariais na função publica! Somos realmente originais, hmmm? Assim, o que é nos sobra? Aumentar impostos. Talvez este ano ainda não, mas esperemos por 2011, para ver como elas doem.

O Wise fala em serenidade e objectividade. Serenidade, temos tido a mais, e é o que vê. Objectividade, concordo plenamente. Mas, como sabe, depende do objectivo que se tem. Nas ultimas décadas tem havido extrema objectividade, por parte de quem governa, em defender os seus proprios interesses, e em ignorar os interesses da nação.

Um abraço, Wise! Smile Tem sido umas das conversas mais estimulantes que tenho tido por aqui, desde que cá cheguei há mais de um ano! Wink
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por Jotace Sex Fev 12, 2010 12:54 am

Agora, umas palavras para a Maria:

Amiga, a tua exposição neste tópico retrata fielmente o que a maioria das pessoas deste país sente ao vivenciar todo o que relatas no teu dia-a-dia. Tem-se o dever de pagar para usufruir de direitos, e esses direitos são muitas vezes apenas teóricos. Quando chega a hora e a necessidade de os exercer... percebes que não podes contar com eles em tempo util, ou em qualidade. És uma mulher do Norte, tens sabido superar as tuas dificuldades sem lamurias, lamentações, reivindicações, manifestações ou greves. Eu não conheço bem as pessoas do Norte, em geral, mas tenho um amigo daí que me diz que no Norte se sofre muito mais as agruras das crises do que no Sul (fruto das desigualidades promovidas entre Norte e Sul pelo proprio Estado, centralizado em Lisboa), mas não se nota tanto porque o povo do Norte sofre em silêncio, luta sozinho, prefere não se expôr, prefere não chorar para a televisão como os do Centro e Sul, prefere emigrar do que ficar cá a bater com a mão no peito a carpir. Será tu, portanto, tambem dessa massa feita, embora felizmente ainda não tenhas (suponho) passado por reais e prementes necessidades.
Relativamente ao que vemos diáriamente na TV, sobre as suspeitas disto e daquilo que caiem sempre sobre os mesmos, é, mais uma vez, sintomático. Sintomático da perda de qualidade da classe politica em geral, nos ultimos anos. Sintomático da crescente falta de verticalidade, da perda da noção de honra, e de pudor. Sim, é verdade quase todos os dias ouvimos mais uma ou duas. Sim, porque já ninguem nos convence que, com tantos focos de fumo, não haja mesmo fogo aqui ou ali.
Ainda ontem ouvi o presidente do BCP, quando da divulgação dos resultados do Banco, dizer que o Vara não tem qualquer função no BCP neste momento, que está suspenso, e que o caso que o envolve comprometeu e continua a comprometer a imagem do Banco. Ou seja, o BCP foi prejudicado por Vara. Vara está suspenso e não tem qualquer função, nem de consultoria, no BCP. Porém, o sr. Presidente assumiu que lhe continuam a pagar o ordenado como se nada tivesse acontecido! Isto é o exemplo acabado da mais completa falta de vergonha, tanto por parte da administração do BCP, como do próprio Vara, que se tivesse uma vertebra, mas uma que fosse, não aceitaria ser pago, ainda que o BCP o proposesse! Já lá vai o tempo em que, sempre que alguma suspeita recaía sobre alguem no exercicio de cargos publicos ou governativos, essa pessoa de imediato se afastava dos cargos que ocupava, até que tudo ficasse esclarecido. Agora? Sentem-se de tal forma impunes e sofrem tão pouca (ou nenhuma) pressão social, que encolhem os ombros e estendem a mão. Passou a ser nornal, á luz da nossa sociedade, que os crápulas se safam sempre. Ninguem reage. Ninguem exige. Ninguem sai para a rua para fazer uma escandaleira á porta da sede do BCP, ninguem remete o Vara ao ostracismo social, pois os sorrisos, as palmadinhas nas costas, as vernissages e os cocktails continuam na sua agenda, e até já na comunicação social o espirito critico e direito á indignação deixou de ser exercido. É tudo estranhamente normal, porque o ser humano adapta-se muito rapidamente ao que é banal, e perde a capacidade de indignação. De alguma forma faz-me lembrar o que se passa comigo em relação aos atentados suicidas no médio oriente. Já há muito tempo que dou por mim a reagir com a mais absoluta indiferença ás noticias diárias de mais 10, 20, 30, 40 pessoas inocentes que foram pelos ares. Tornou-se tão vulgar que agora a noticia já deveria ser “Hoje ninguem foi pelos ares no Paquistão, e no Iraque, e no Afeganistão, e em Israel! ” , e simplesmente deixavam de diáriamente noticiar e dar imagens sanguinárias que já nada trazem de novo ou de util para nós. E olha... por aqui me fico.
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por WiseMax Sex Fev 12, 2010 2:57 am

Pois é, caro Jota, estou cansado, foi só para lhe agradecer a paciência que teve de argumentar.

Já vi que tem uma maneira muito curiosa de apreciar a realidade nacional, a qual consiste em minimizar aquilo que não está certo, mas que interessa a uma pequena parte do País que fique assim (reparei como quase eclipsou o problema da Lei das Finanças do Jardim), e de oferecer "culpas" e sacrifícios à outra sempre a culpada da falta de produtividade (ainda por cima quando toda a nossa Educação está virada para o futuro e as Empresas e patrões passam a vida a dar formação profissional aos seus empregados, não é?...). Também já vi que "transfere" da Economia para os "políticos" a suposta responsabilidade pelas leis do mercado e passa a esses mesmos "políticos" afinal o ónus de saírem eles da crise, já que este Povo (leia-se: os "empresários") sofre tanto coitadinho, que está totalmente paralisado (ou a encher os bolsos de incentivos fiscais e empréstimos a fundo semi-perdido).

Eu não posso concordar com nada disso, porque acho que a competitividade só se obtém com vários ingredientes que simplesmente quase não existem. E não é o Estado que pode fazer muito por isso (embora tenha a sua quota-parte na Educação e Formação genérica), mas sim TODOS os intervenientes no processo produtivo.

Por exmplo, se o patrão quer que os empregados produzam mais, ainda pensa à moda antiga, confundindo isso com mais horas de trabalho. Os patrões modernos têm outra visão: INVESTIR nos seus Recursos Humanos, de forma a que eles sejam pessoas mais motivadas e mais sábias. Isso custa dinheiro, em treino e formação. Claro que, para isso, já não há dinheiro. mas fácil, fácil é culpar os outros, os mais fracos, os trabalhadores. Isso é que é sempre garantido - até os próprios trabalhadores são receptivos a levar com a culpa - afinal não são eles, é o colega deles. vamos todos passando as culpas...

Mas, sobre isso da competitividade e da produtividade... não há invenções.

Competitividade vem da estrutura de custos (mas ela não faz tudo!), do marketing e posicionamento no Mercado (e isso é a responsabilidade e o "segredo" do sucesso do patrão, dele sozinho nas pequenas empresas (as grandes usam a visão do chefe ou dono com a criatividade duma equipa cuidadosamente escolhida.
Tendo a faca e o queijo na mão, é ao patrão que cabe incentivar (e pagar, investindo nisso) a melhoria de conhecimentos do seu pessoal.

Sobre a estrutura de custos e o marketing, passa também o fenómeno do output específico dos vários factores do processo produtivo: a produtividade do capital e a do trabalho.

A produtividade do capital tem muito a ver com a forma como se gere e mantém um fundo de maneio adequado para pagar trabalho, stocks e transportes (ou outros bens e serviços adequados à actividade) e esta é a verdadeira razão pela qual as empresas "vão ao fundo" nos primeiros anos: para compensar a sua falta de fundo de maneio, contraem dívidas e depois o eventual lucro é absorvido pelo serviço da dívida - é por isso que muitos empresários (da treta, na maioria) estão "de tanga".
Não se endividaram porque os seus trabalhadores são maus, improdutivos, ou ganham demais - já não há cá chineses nem pretos, andar a pedir isso é uma parvoíce.
A responsabilidade é do empresário, ninguém lha pode tirar! Nem lhe podem tirar a culpa de ter arriscado a funcionar sem fundo de maneio suficiente, nem podem tirar-lhe a responsabilidade pelos erros de visão comercial (produto obsoleto ou inadequado, marketing mal feito ou nem sequer feito, má qualidade do produto, falta de qualificação dos seus colaboradores, etc.).

E aqui está o tal problema da "produtividade" - falam do que não sabem - nem querem saber. Fácil, fácil mesmo, é deitar a culpa por ai abaixo... Ou seja, não se muda nada - quem tem que mudar é o estado, os Trabalhadores, os Políticos, enfim, os OUTROS.

Portanto, toda a conversa que só fale de trabalhadores e de produtividade sem ver ambos os lados da equação e da responsabilidade.... cheira a esturro, está viciada e é MUITO antiga. Mas o pior de tudo é que não resolve nada, antes agrava as coisas, porque tende a encarar todo o investimento em produtividade como "custo" e desse modo uma coisa a evitar - afinal já se sabe quem é o culpado, são os mandriões dos trabalhadores...

E agora até os reformados... Amanhã arranja-se mais uns culpados, há muito que os imigrantes também são o bombo da festa, mas pode sempre ir buscar-se os tais políticos (não todos, claro, que a gente gosta sempre mais de alguns... são bons rapazes, os outros é que não os deixam endireitar isto...

E, por falar nisso, deixe de se queixar, V. está salvo!... Vindo directamente da Comissão Europeia, onde, segundo ele dizia na sua campanha eleitoral, tinha ido "buscar mais dinheiro para Portugal" (a pedir esmola é que somos bons!), eis que chega o Dom Sebastião, pronto a salvar já esta m... (estamos no carnaval, até é mesmo a altura certa). Agora sim, a Manela da Mercearia não estava a dar conta do recado, mas este sim, vai pôr Portugal dos eixos (que parte de Portugal, "isso agora não interessa nada", como dizia a tipa dos concursos escabrosos...)

Caro Jota, umas leiturinhas do John Maynard Keynes até ajudavam...

Mas eu estou muito cansado e até lhe peço desculpa por lhe interromper o festival dos protestos, continuo sem perceber onde quer chegar - ou melhor, até percebo. É mesmo por isso que o contrariei.

Tenha uma boa noite.

WiseMax
Membro Activo
Membro Activo

Mensagem por Convidad Sex Fev 12, 2010 1:25 pm

Boa tarde caros ilustres comentadores políticos que tem feito as delícias de quem passa por cá e fica a pensar no estado da nação com os vossos pontos de vista manifestados.
Antes de tudo gostava de responder ao Jotace, que sim as pessoas do Norte e Centro do País são de outra "tempera", por estes lados ainda existem pessoas que tem vergonha de dever algo a alguem, pessoas trabalhadoras sim, empreendoras, que aproveitam tudo para ganhar algum e que tem habitos de poupança.
Na minha familia tenho empresários de sucesso a quem a "crise" não atinge, porque sempre foram pessoas de visão futurista, que nunca se acomodaram aos ganhos e sempre procuraram novos mercados no exterior.
Um deles posso até dizer que da sua produção nem sequer produz para comercialização em Portugal um mês por ano. Dedica-se aos mercados internacionais, busca-os, procura, investe e até agora tem obtido retorno.
Pertençe aquela classe de novos patroes e gestores com um outro tipo de formação, mas que troca um fornecedor de anos , pela diferença de preço das matérias primas de 1 centimo num produto.
Cumpre as suas obrigações, paga acima da tabela salarial acordada, mas também controla a produtividade e assuidade.
Tem infraesturas médicas e sociais criadas por ele e mais uma serie de regalias que oferece aos seus trabalhadores.
E è uma empresa de sucesso á mais de 20 anos. Não esconde lucros em contas de offshore, não paga impostos em Espanha e tudo é gerido com absoluta transparencia, com uma particulariedade, sem gastos superfulos e desnecessários.

Existem mais empresas assim e empresários, mas também existe quem tenha a empresa em lay-out, porque se esticaram demais, gastaram demais no que não deviam. E quando se vende apenas a crédito e nada a pronto e para se produzir se tem que recorrer a crédito, um dia estoira, porque os ganhos não acompanham as taxas de endividamento, ou basta um a dois clientes deixar de pagar.
Está á vista porque os Bancos , são as unicas empresas a apresentar lucros astronomicos, afinal anda tudo a trabalhar para a Banca.
Também existe outra realidade que é sem dúvida o facto de que hoje existem muitas mais exigências para se ter um negócio, é a ASAE, é a modernização da maquinaria que já se encontra obsoleta e não porpociona productividade , e somando tudo, não vale a pena investir porque o retorno é insuficiente aos gastos.
Muitas empresas fecharam por isso mesmo, não propriamente por falta de recursos humanos, mas sim porque se tem que gastar 15 para ganhar 7, não compensa.
A Maior parte das empresas que eu conheço, não se queixa propriamente dos seus empregados serem ou não productivos, queixam-se da assuidade isso sim, queixam-se dos pesados impostos, queixam-se do preço dos transportes, queixam-se dos mercados asiaticos fazerem concorrência nos preços .
Mas até hoje também ainda não entendi bem, como as celebres lojas dos 300, ou dos chineses, conseguem ter horarios mais alargados de abertura ao publico que uma loja normal.
Mas, ás vezes fico a pensar, á 10 anos atrás era prática comum, venderem-se casas , quase pelo dobro do que eram escrituradas, fazia-se uma montanha de malabarismos para que um Banco concedesse crédito á habitação e o vendedor, fugia em cada imovel vendido com uma montanha de impostos ao Estado.
Eu.. ao passar um pouco os meus olhos pela história e recordações, penso sim que os Portugueses sempre foram peritos em fugir a pagar impostos, eram facturas falsas, eram carros de luxo para uso particular metidos nas contas das empresas, eram as jantaradas no casino como despesas de representação.. e por aí fora.
Talvez com menos corrupção , fossemos um País diferente, não acredito que vá este ou aquele político salvar seja lá o que for, creio que precisamos é mesmo de um Salazar outra vez e de uma PIDE, porque apesar de já vivermos na dita Democracia á mais de 30 anos, só a soubemos estragar, denegrir, e Nunca Portugal foi tão rico, como nos tempos de Salazar, aí o escudo era Escudo! Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_biggrin
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Jotace Sex Fev 12, 2010 4:40 pm

Tudo bem, Wise, tudo bem...

Sabe, eu fiquei sem perceber exactamente como é que o Wise se situa em toda esta conversa. E fiquei tambem com a ideia de que compreendeu muito pouco do que eu disse.
Afinal, quase tudo aquilo que acabou agora de dizer faz sentido, e não se choca com as minhas ideias e argumentos (com excepção das partes relativas ás ‘personalizações’, sejam elas contra os patrões, contra o potencial novo messias do PSD, ou contra o Jardim, porque como lhe disse, sou apartidário e moderado, ou seja, tendencialmente vejo sempre os dois , ou mais, lados de cada questão). O que se passa é que tudo isso é muito bonito em teoria, mas em Portugal ... não funciona, com raras e honrosas excepções. E não funciona por culpa de todos, sim senhor, desde os politicos, passando pelos patrões e acabando nos empregados. Não funciona porque temos um endémico problema de falta de visão, de organização, de planeamento, de antecipação dos potenciais problemas. Nós só reagimos (e habitualmente mal), raramente prevenimos seja o que fôr.
O assunto do Jardim não lhe toquei deliberadamente, porque sinceramente acho que só seria um problema se não tivessemos outros bem mais sérios e abrangentes com que perder tempo, mas... com esses não perdemos porque já não são assuntos novos. Da mesma forma, o do Jardim deixará de ser novidade em breve, e os 50 milhões já não terão importancia nenhuma, e a seguir arranjam outro fait-divers para se distrairem e nos distrairem a nós.
Não vejo em que é que o Keynes trás algo de novo á conversa, visto que o que ele advogava era que o Estado deveria interferir directamente na evolução dos ciclos economicos, para os suavizar, reduzindo o impacto das crises e atenuando os excessos nos periodos de expansão. Ora, não é isso que o Obama e outros fizeram? Gastaram o que tinham e não tinham para safar do colapso o sistema bancário mundial e aparentemente conseguiram. É uma outra forma, mais cinica, de usar os principios de Keynes: encher o rabinho aos Banqueiros com o dinheiro dos povo, para salvar o poder politico e povo, porque afinal, é deles (Bancos) que depende a existência das sociedades modernas e capitalistas. Chegámos ao ponto em que sem Bancos, tambem não haveria Estados, nem governos, nem boa vida para os politicos. Mas tambem não haveria empresas, nem emprego, nem ... nada. Os Bancos são, e detém, o verdadeiro poder, não é? Não sei se seria bem isto que o Keynes quería....
O Estado deve, portanto, incentivar a despesa e o investimento publico quando em ciclos de crise. Pois deve! Totalmente de acordo! E deve reduzir impostos, e taxas para ajudar a estimular a recuperação. Mas tambem deve saber como fazer isso tudo, para que anos mais tarde, ao longo do ciclo de crescimento seguinte, possa reduzir o investimento, e ajustar para cima taxas e impostos para repôr os fundos gastos anteriormente, sem com isso sufocar a economia. Infelizmente, não é isso que se faz por cá. Quando se gasta, gasta-se mal e vai-se pedir emprestado lá fora porque o nosso não chega, e quando se recebe algum, esbanja-se em vez de pagar as dividas e amealhar para o proximo periodo dificil. E quando estamos na fossa e nos apertam as orelhas...aumentam-se impostos! Grandes alunos do Keynes que nós somos...

Wise, pareceu-me que você ficou algo crispado comigo. Se assim foi, lamento. Não era essa a minha intenção. Acho que é possivel discutir ideias sem extremar posições, e eu não alimento polémicas. Considero-me um individuo humano e sensivel e sofro com os dramas deste povo e da classe trabalhadora, mas, até por deformação profissional, consigo afastar-me dos dramas pessoais e das queixas individuais e analisar tambem as coisas aos olhos da fria e por vezes cruel perspectiva macro-economica. Há coisas que irão ser, decerto, inevitáveis num curto ou médio prazo. O aumento de impostos e talvez até a alteração da lei para permitir reduções de salários (afinal, se no sector privado isso acontece, até como forma de salvaguardar a manutenção dos postos de trabalho, porque raio é que os funcionários publicos hão-de ser privilegiados?) serão duas delas, porque o nosso Estado está a ficar sem cartuchos para usar. Está a deixar de haver coelhos dentro da cartola. Estão a acabar as jóias da coroa para vender. O aumento da eficiencia no ataque á evasão fiscal e respectiva cobrança fez maravilhas nos ultimos anos (Ah, ganda Paulo Macedo!) mas está a atingir o pico em breve. Se simplesmente eles não conseguem cortar na despesa publica por outras vias (porque não querem, claro), não há outro caminho senão o mais fácil para eles, e o mais dificil para o povo. Como dizia o Variações, “quando o Estado não tem juizo, o povo é que paga”. Era mais ou menos isto, não era?

Sem ressentimentos, Wise!

E já agora, para comprovar aquilo que tinha dito antes:

“Orçamento drástico para 2010
Irlanda vai cortar salários a funcionários do Estado
10.12.2009 - 09h25
Por Paulo Miguel Madeira

O Governo irlandês apresentou o seu orçamento mais duro de semrpe.
O Governo irlandês adoptou medidas drásticas para controlar a despesa pública no orçamento para 2010 e decidiu reduzir salários a professores, enfermeiros e polícias. Está também prevista a redução de prestações da segurança social a desempregados e a famílias com filhos.

O Orçamento do país, apresentado ontem ao fim do dia, prevê uma redução global da despesa de seis mil milhões de euros nos próximos dois anos, noticia hoje a imprensa internacional. O objectivo mais vasto é conseguir uma redução do défice público de 11,7 por cento este ano para 2,9 por cento em 2014.

A Irlanda enfrenta este ano a maior recessão da zona euro, com uma previsão de recuo do PIB da ordem dos oito por cento. O pais pode mesmo sofrer três anos seguidos de recessão: depois de no ano passado ter tido um recuo de 2,3 por cento do produto, para o próximo a previsão é idêntica.

Esta recessão, que é também a maior da sua história moderna, pôs a Irlanda a braços com uma paralisa do mercado imobiliário e com um sistema bancário à beira do colapso.

O salário dos funcionários públicos será reduzido em dez por cento.
Para dar o exemplo, o primeiro-ministro vai reduzir o seu próprio salário em vinte por cento e o dos seus ministros em 15 por cento.

O subsídio às crianças vai ser reduzido para 16 euros mensais, o que, juntamente com cortes nas prestações para os desempregados, vai permitir poupar 760 milhões de euros em despesas da Segurança Social no próximo ano.

O ministro das Finanças disse também que alguns impostos podem aumentar em 2011 e que os serviços públicos terão um corte de mil milhões este ano.”

In: http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1413261

Até dói, pensar nos efeitos que isto vai ter sobre as pessoas, não é? Pois dói... mas a Irlanda, que era o paradmiga do sucesso e do crescimento economico, espalhou-se ao comprido, e agora tem que pagar por isso. E a forma de pagar é tambem esta, porque eles percebem que tem um grande problema entre mãos e eles cortam pela raiz, não brincam em serviço. Nós... brincamos. Por isso, muito provavelmente, e com a preciosa ajuda do tradicional rigor britânico, a Irlanda vai ter o seu problema ultrapassado em 3 anos, e nós ... logo se vê.
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por WiseMax Sáb Fev 13, 2010 2:54 pm

Obrigado, Jotacê.

Também estou de acordo que o regime dos funcionários públicos seja exactamente igual ao dos restantes trabalhadores por conta de outrem.
Também estou de acordo em que os impostos não deveriam subir em períodos de crise - antes pelo contrário.
Quanto ao Keynes... só funciona se o objectivo fôr contrariar a deflação com o aumento da procura interna (ou externa). Se o aumento da procura interna fôr de produtos importados na sua maioria, então há uma perversão do sistema. Os incentivos e investimentos internos têm que ser, de acordo com a situação geoeconómica e geopolítica actual (que é absolutamente determinante) orientados a 80% para a indústria e serviços exportadores e só 20% para a produção e serviços de natureza interna. E mais, é criminoso dar dinheiro a bancos, aos seus ganaciosos aldrabados (lamento, mas não fui eu, pagador de impostos, que os aldrabei), a empresas comerciais cuja actividade de serviços e vendas tem baixo valor acrescentado e aumenta as importações sumptuárias (ex.: stands de automóveis, importadores, indústrias de mera montagem com baixa percentagem de incorporação nacional, e assim por diante). Estamos de acordo, não é?...

Agora prove-me que no PSD alguém (seja quem fôr, mesmo que não risque nada) pensa e faria assim. Nem falo do CDS e ainda menos dos comunistas e outros esquerdistas, para não perder o meu tempo).

Por isso não há alternativa.

E também considere isto: o desemprego não ajuda ninguém. Gera sofrimento, atraso social e económico e também ajuda o crime. E sobretudo "ajuda" a economia paralela - que é a pior coisa para um país, a sua entrada garantida no 3º Mundo, onde não há controle nem contribuição para o colectivo... só há parasitas. O papel de evitar o desemprego não cabe ao Estado, nem aos patrões, nem aos trabalhadores: cabe a TODOS. para dar um pequeno exemplo, conheço patrões que despedem para poupar de imediato, sobrecarregando os que ficam, mais tarde (quando fôr oportuno) readmitem alguns, aproveitando as benesses que o estado lhes dá para isso. Fazem-no agora - e já o fizeram antes. E sei os nomes de alguns, sim senhor.

O Governo não está a fazer tudo muito bem?... Também em minoria, não poderia fazê-lo. Mas isso era se soubesse bem o que fazer - e não o sabe assim tão bem. O que eu acho é que a campanha de histerismo que anda por aí (por exemplo, pela bitola do JC, e pela minha, este barulho todo sobre as escutas e sobre a operação policial que as despoletou (até parece ter sido uma encomenda da Oposição!) nada faz para ajudar o País, antes pelo contrário, ao desviar a atenção dos verdadeiros problemas. Assim nem se pode governar nem as Oposições precisam de apresentar rigorosamente nada de válido! Na minha maneira de ver, quem quer substituír quem nos governa, deve em primeiro lugar, mostrar que é melhor - e isso não se faz com escutas e mexericos, faz-se é com propostas concretas. Mas enfim...se calhar sou eu que sou ingénuo, se calhar deveria dar votos era aos que fazem mais barulho e confundem mais as coisas?...)

Um abraço.

WiseMax
Membro Activo
Membro Activo

Mensagem por WiseMax Sáb Fev 13, 2010 3:05 pm

Maria Clara, tomei devida nota do exemplo que dás.

É um dos demonstrativos de que quando um Empresário tem o cuidado de investir na coisa certa (conhece o mercado e procura o posicionamento correcto) e trabalha em equipa e respeito com os seus colaboradores, nada pode correr mal. E o respeito por ele surge naturalmente.

Beneficiamos todos!...

WiseMax
Membro Activo
Membro Activo

Mensagem por Convidad Seg Fev 15, 2010 4:35 pm

Passei por cá para desejar um Bom " Carnavau" a todos/as.
Para Terras do Norte está chuva como era de prever e frio e sem duvida que não dá muita vontade de nos mascaramos e ir brincar ao Carnaval.
Dá realmente para aproveitar o feriado de terça-feira, descansar, acender uma lareira e fazer sopa de grão de bico, uma das tradições da Bairrada em tempo de Carnaval.
Se ficarem curiosos de saber como é a sopa de grao de bico, perguntem que eu ensino a fazer.
Até logo mais, divirtam-se!
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por MartinsCarvalho Qua Fev 17, 2010 1:36 am

A sopa estava uma delicia!
e para castigo hoje é quarta-feira de Cinzas, nada de comer "carne", o Jejum faz bem ao espirito Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_wink
MartinsCarvalho
MartinsCarvalho
Visitante
Visitante

Emprego/lazer : Técnico
Pontos : 5854

Mensagem por Tininha Qua Fev 17, 2010 7:42 pm

Hoje passei por cá e deu-me vontade de fazer uma critica, o povo portugues é mesmo mesquinho e de visão curta.
Quando algo ameaça os monópolios e os poderes que julgam possuir na sua mão, tentam sempre destruir o que de bom existe, ou é criado por alguém.
Até o ser mais mediocre tem sempre valor e mérito, pensem nisso!

Tininha
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Emprego/lazer : Estudante/trabalhadora/F.P
Pontos : 5770

Mensagem por Cibernauta Qua Fev 17, 2010 9:23 pm

Como te entendo ó Tininha!
Vê se apareçes Em Fevereiro tem 'Carnavau'... Icon_biggrin
Cibernauta
Cibernauta
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Mensagem por PortugalOnLine Qui Fev 18, 2010 12:14 pm

Silêncio, estamos de luto, nem um piuuuuuuu!???
Anda tudo ou de ressaca do carnaval, ou a festejar antecipadamente a Quaresma com votos de silêncio, ou mais grave, devem ter amuado.
Eu bem digo .. não falem de futebol, nem de política que o "caldo" entorna sempre.
Avisem quando voltarem, até lá vou de férias
PortugalOnLine
PortugalOnLine
Admin

Emprego/lazer : Jornalista Amadora (Claro)
Pontos : 6296

Mensagem por Jotace Qui Fev 18, 2010 7:33 pm

Caaaaalma...

Estou apenas na ressaca do Carnaval e de uma Lampreia de Cabidela, que mandei hoje abaixo juntamente com umas enguias fritas com açorda,e vou agora entrar em estágio para ver o Benfica com o Herta.
Assim que fizer a digestão disto tudo, em volto, ok? Rolling Eyes Wink
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por Isabelita Qui Fev 18, 2010 8:03 pm

Foi uma destas Jotace?
grrr
Isabelita
Isabelita
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Emprego/lazer : ...
Pontos : 5913

Mensagem por Jotace Seg Fev 22, 2010 4:07 pm

Olá Isabelita! Desculpa só responder agora, mas estive uns dias em retiro carnavalesco (é uma boa desculpa para justificar uma ausencia... enfim... tão boa como outra qualquer Rolling Eyes ).

Olha, não sei se é exactamente igual a essa que mostras, porque não fui eu a cozinhá-la, e não a fui papar ao Minho. Fui ali á beira do Tejo, pertinho de Santarem, e estava bem boa (se bem que não seja coisa que eu me mobilize para comer mais do que uma ou duas vezes por ano, porque é um bocado pesado e enjoativo quando comido em quantidade. Infelizmente é um prato caro, e regra geral mal servido aqui pelas bandas de Lisboa. Ou seja, pagas muito e comes 3 ou 4 pedacitos do bicho, e o resto é arroz. Ao menos em Caneiras um gajo paga pelo que come, já que é á fartazana! E se quiseres comer pouco, sairá bem mais barato do que em Lisboa. Smile

PS - Maria, como é que apareceram estes topicos todos, das mais variadas origens e assuntos, aqui dentro do forum dos "Bons dias"? Question
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por Convidad Qui Fev 25, 2010 1:21 pm

Previsão do Tempo:
Vento forte ( já estraguei 3 guardas chuvas)
Previsão de humor:
Anda tudo aborrecido porque o Sol desapareceu .
Previsão da Economia:
Adivinha-se um fim de semana com aumento de consumo por parte dos portugueses, nos hipermercados e Shopings, porque ainda existe quem receba salários a partir do dia 25.
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Isabelita Sex Fev 26, 2010 12:32 pm

Entre o que li nesses dois últimos dias, algo me chamou a atenção... tanto que quase o decorei.
É de Miguel Sousa Tavares, autor de "Equador".

" ... E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."

Tenham um ótimo dia!

beijo
Isabelita
Isabelita
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Emprego/lazer : ...
Pontos : 5913

Mensagem por Jotace Sex Fev 26, 2010 3:48 pm

Olá Isabelita! Wink

Olha, das ultimas coisas que li, há uma que me saltou á vista, e que partilho convosco, e já para amanhã: Todos os distritos do Norte com alerta vermelho pelo Instituto de Meteorologia, com excepção de Trás-os-Montes. Protejam-se, abafam-se, que amanhã parece que vai tudo pelos ares! E vamos lá ver se não se agravam as cheias dos principais rios!
Daquilo que pude apurar, parece que se aproxima uma tempestade de proporções invulgares para os nossos hábitos, não tanto pela quantidade de chuva, mas pela ventania. Fiquem alerta!

------

"De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), confirma-se a previsão de um agravamento do estado do tempo no continente a partir da madrugada deste sábado em Portugal Continental.
Em comunicado, o Instituto de Meteorologia (IM) avança com previsões de um agravamento do estado do tempo devido «à aproximação de uma depressão que se encontra centrada a oeste da ilha da Madeira com uma trajectória para nordeste, com acentuado cavamento».

«A depressão começará por afectar o estado do tempo nas regiões do sul do território, deslocando-se rapidamente para nordeste ao longo da costa e atingindo com maior intensidade as regiões do litoral norte».

Com o desenvolvimento desta depressão «prevê-se um aumento da intensidade do vento em todo o território e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 85 km/h, com rajadas até 150 km/h em particular no litoral oeste e nas terras altas».

«No mar as ondas deverão atingir os sete metros na costa oeste e seis metros na costa sul», acrescenta.

Mantém-se a previsão da ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes em todo o território, com maior persistência no litoral norte.

No domingo está prevista uma melhoria da situação meteorológica, «mantendo-se ainda uma situação de instabilidade com a ocorrência de vento moderado a forte e aguaceiros em todo o território».

O IM promete dar todas as explicações sobre este agravamento do mau tempo em conferência de imprensa esta tarde."

Última edição por Jotace em Sex Fev 26, 2010 11:27 pm, editado 1 vez(es)
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Mensagem por Convidad Sex Fev 26, 2010 10:10 pm

Que giro até já temos previsao de tempo no forum.
Antes de tudo, desejo a todos um bom fim de semana. Mesmo que seja com vento.
E logo amanha que estava a pensar em ir até ao Luso fazer umas fotos, será que devo ir ou ficar em casa? Que dilema.
Esta semana o forum trouxe-me uma agradavel surpresa, um jovem que nos "descobriu" que é o Pedro Lino e que já editou um livro que estou super curiosa para ler.
Ainda á dias alguem comentava comigo que a cultura em Portugal anda pelas " ruas da amargura" e que os nossos jovens não sabem escrever, Ainda bem que vem um Pedro Lino e contraria essas tendências.
Acho importante que quando pensamos em fazer algo que enviemos os nossos esforços no sentido de concretizarmos os nossos sonhos, exige método, vontade e sem dúvida arrojamento.
Por vezes encontro amigos meus que escrevem, que até tem livros para editar e que os entregaram a grandes editoras e estão á espera de respostas á 2 anos.
É um erro sem dúvida e por isso esses livros permanecem nas gavetas, ou gravados nalgum Cd, á espera afinal de que? Da vontade ou da coragem?
Já algum tempo que tenho conhecido e sempre que posso divulgo, escritores que gosto e que editaram em editoras pequenas e que todo o trabalho de promoção e venda dos seus livros é efectuado por eles mesmo.
O Augusto Canetas, Sr. António Tavares Chula, o José Porvinho que tem mais um livro brevemente para editar sobre a Bairrada e agora temos mais um sem dúvida o Pedro Lino.
Na minha modesta opinião devemos incentivar estes escritores que tem algo a transmitir, mas que ainda permanecem no anonimato e não tem markting pago para serem divulgados, nem editoras dispostas a gastar dinheiro a comprar espaços e publicidade..
Somos nós, cabe a nós, fomentar que a cultura em Portugal floresça com novos testemunhos, com novas prespectivas.
Sinceramente ainda hoje comentei, estou um pouco contra a inclinação que existe para se entrar nos circuitos comerciais pelas Fnacs, quer seja em livros quer seja em música, é uma ilusão!
Na Minha opinião as pessoas só se deslocam a uma Fnac próxima se estiverem mesmo na intenção de adquirir o produto, e quando lá chegam, são bombardeadas com milhentas promoções e pacotes duplos, disto ou daquilo e muitas vezes deixam para outra oportunidade o que foram lá de intenção para comprar.
Tenho saudades da minha loja de discos, onde eu encomendava os cds que queria, tenho saudades da minha livraria de rua que me seduzia com livros mensalmente e sinceramente não sou cliente de lojas Fnac, a menos que seja obrigada a isso.
De certeza Pedro Lino que se o seu livro estivesse a venda na Fnac eu não o compraria, mas com publicidade directa como fez aqui, pode ter a certeza, já tem leitora e curiosa.
Beijos
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Liberdade Sáb Fev 27, 2010 12:34 am

Maria Clara,
Mais uma vez concordo contigo.... tenho saudades da minha loja de cds, onde eu até trocava opiniões com o vendedor, e ele partilhava comigo os seus gostos musicais... que saudades!
Agora entro numa FNAC ou dessas cenas assim, e a oferta é tanta, que saio como entrei, de mãos a abanar. A ultima vez que comprei um cd, foi o do Fernando Girão "FADO NEGRO".
E para te ser sincera, já nem vontade tenho de comprar cds, eu que adorava e perdia horas a ouvir, a procurar, a descobrir músicos, musica, agora entre dou uma volta e saio, sem nada. Não é só falta de dinheiro, é também falta de saber comprar?!?!?! ou de não saber ao certo o que comprar ??!?!!?!? nem sei explicar....
É como ir aos concertos, dantes "pelava-me" para ir a um concerto, fosse onde fosse, se eu tinha metido na cabeça ir, ia. Agora primeiro que me mexa para ir a algum lado :-), acabo sempre por não ir.... mas isto ultimamente anda me a incomodar.... este desanimo pela vida ou desinteresse.... não entendo como entrou em mim, e não sai!
Não façam caso!
Liberdade
Liberdade
Visitante
Visitante

Emprego/lazer : Administrativo
Pontos : 6384

Mensagem por Liberdade Sáb Fev 27, 2010 12:54 am

Relativamente aos políticos, há dias li um cartoon, super engraçado:
- Antigamente a vida politica era mais dificil, havia a esquerda, centro esquerda, centro, centro direita, direita, extrema direita.
- e agora?
- Agora é muito mais facil: esquerda, direita e sócrates!
E é isto, resume-se a isto a politica nos dias que correm! :-) que tristeza... se pensarmos que já tivemos politicos bons, que morreram pela politica, que nos dias de hoje, ja devem ter dado mil e uma voltas nas tumbas, por causa desta geraçoes mais novas de politicos, que vieram manchar o STATUS de ser Politico em Portugal!
Não devemos esquecer: Alvaro Cunhal, Sá Carneiro, Lucas Pires.... a geração que mais bons politicos teve sem duvida, pensadores, filosofos, que desejavam o melhor para a SUA NAÇÃO e acreditavam nisso.
Os politicos actuais, estas novas geraçoes, que se tornaram politicos porque tem nome, porque tem empresas de renome, porque são amigos de familias importantes ou seja la o que for, mas que nunca se esforçaram para ser POLITICO, sao estes que dão má fama e mau nome á classe politica.
Da nova geração, destaco apenas estes, vivos ainda, e espero que nunca se vendam, a troco de nada: Daniel Campelo, Miguel Portas, Bernardino Soares, Ana Drago.

O problema dos politicos, é que se vendem por dá cá aquela palha!
O problema deste PAIS é a corrupçao generalizada, descarada, e dita normal!
Eu não acho normal, tomar pequeno almoço de manha e à tarde assinar um contrato de milhoes... VOCES ACHAM???!!!
Seremos todos ingénuos??? burros??? E eles os inteligentes natos... ahahahahah tou farta de rir com os porcos a quem deram pérolas, mas que não as sabem usar , tadinhos tadinhos dos porquinhos!
Liberdade
Liberdade
Visitante
Visitante

Emprego/lazer : Administrativo
Pontos : 6384

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo