Portugal-On-Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Redução de salários em 2010
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 4:40 pm por WiseMax

» Sorteio de voos para a Alemanha e iPad 2
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSáb Jun 07, 2014 3:44 pm por vaniasvieira

» Coworking S.João da Madeira
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:19 am por MClara

» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 6:00 pm por PTGAMERLAN

» Clube Macinhatense
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:34 pm por MClara

» CONCERTOS DE ORGÃO
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeQui Out 24, 2013 11:46 pm por MClara

» Associação Bairrada Solidária
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg Out 14, 2013 2:28 am por MClara

» Vamos ajudar a Mónica
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSex Out 11, 2013 11:26 am por MClara

» Gina Marrinhas em Águeda
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg Set 30, 2013 10:24 pm por MClara

» Luís Miguel Ferreira
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:05 pm por MClara

» Associacao Bairrada Solidaria - Aniversário
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:01 pm por MClara

» Convivio do Rio Vouga - Clube Macinhatense
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 1:10 pm por MClara

» Candidato á presidência da câmara de SJM
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 1:09 pm por Reporter On Line

» Feira da Vinha e do Vinho 2013
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:50 pm por Isabelita

» 17º encontro de Povos da Serra da Lousâ
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:04 pm por MClara

» MEO XLPARTY@Expocentro - Pombal
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:27 pm por PTGAMERLAN

» Worten Ultimate Challenge PES 2013 - GT5
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:26 pm por PTGAMERLAN

» Gerir vida financeira
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 2:32 pm por skurtis

» Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Althum
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeQui maio 30, 2013 9:24 am por MClara

» Miguel Braga " Like a Tree"
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeQua maio 29, 2013 7:21 am por MClara

» Mealhada
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 6:56 pm por MClara

» Castanheira de Pera
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeDom maio 26, 2013 11:10 am por MClara

» Entr'artes/2013
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeDom maio 19, 2013 11:01 pm por MClara

» Trocas e Baldrocas
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:57 pm por MClara

» DIVERSÃO NOS ESPAÇOS PLAY ZON - Torneio FIFA 13
Thirteen Moons - filigrana musical Icon_minitimeSex maio 03, 2013 3:49 pm por PTGAMERLAN

Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

ON- LINE

contador de visitas
O Tempo não pára!
Volte sempre
contador de visitas
Visitantes
tema
PT
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


Thirteen Moons - filigrana musical

Ir para baixo

Thirteen Moons - filigrana musical Empty Thirteen Moons - filigrana musical

Mensagem por Jotace Ter Set 14, 2010 6:52 pm

Na sequência da recuperação do meu gira-discos, “desenterrei” um disco da minha colecção, e retirei-o assim, tambem, do canto da memória em que ele se encontrava.
Voltei a pô-lo a rodar, com a agulha a bailar-lhe em cima, e relembrei o assombro que eu estava a ouvir, e que havia conhecido pela primeira vez há quase 20 anos.

Foi em 1990 que, ao ler um artigo do Blitz sobre os “Thirteen Moons”, lhes retive o nome, apesar de nunca os ter ouvido. Algum tempo depois, comecei a ouvir rodar na rádio, num programa especifico, uma canção deles, do seu album “You will find mercy on your road”, desse mesmo ano. Tratava-se de “A moment in time”. Fiquei imediatamente agarrado.

Thirteen Moons - filigrana musical R-150-1399169-1216645133

Tempos depois, tive a felicidade de encontrar o vinil deste album, numa promoção, e comprei-o. E assim, descobri um disco precioso, dos melhores que tenho na minha colecção.

Os “Thirteen Moons” foram uma banda sueca, composto por 3 moçoilos, que durou de 1985 a 1993, ao que consta. Como muitos suecos, eram dados aos estados depressivos decerto, e a sua musica espelhava bem esse espirito melancólico. Os dois primeiros albuns, apesar de apresentarem alguma riqueza musical, eram quase na sua totalidade, dificeis de digerir por serem demasiado ... ‘bocejantes’.

Porém, em 1990 lançaram o seu terceiro trabalho, e que viria a ser o ultimo (infelizmente), o tal disco que eu tenho, em que pela primeira vez eles conseguem sacudir a melancolia extrema, e elevá-la a um estado de bom gosto que fez este disco, para mim, roçar o patamar da ‘obra-prima’.

Melodias cativantes mas não de consumo imediato, orquestrações simples mas cuidadas, uma voz anasalada e melancólica, e acima de tudo uma guitarra delicada e deliciosamente filigrânica, resultaram numa amálgama unica, para a qual até hoje não consegui encontrar paralelo.

Curiosamente, uma das canções menos apelativas do disco veio a ser recriada e reinterpretada pela Alison Moyet ("the last time ever i saw your face").

Actualmente é quase impossivel encontrar discos dos Thirteen Moons no mercado. Sempre foram uma banda quase desconhecida, tanto cá como no estrangeiro.

Descobri, recentemente, que em 2006 foi editada um colectanea intitulada “Going against the tide”, que reuniu temas dos seus 3 albuns, se bem que, infelizmente tenham ficado de fora alguns pérolas do 3º e ultimo disco, em desfavor de temas ‘bocejantes’ dos dois primeiros, mas ... são contingencias tipicas da construção de colectaneas supostamente representativas de toda uma carreira. Tambem esta colectanea já está fora de mercado.

Thirteen Moons - filigrana musical 13moons

No meio das minhas voltas, encontrei um link para um download seguro (eu já o fiz) e gratuito para essa colectanea.

É esse link que aqui vos deixo, para que, quem queira ousar ouvir, possa fazê-lo. A qualidade da conversão para MP3 até é boa, pelo que merece posterior passagem para um CD, para ouvir num Hi-Fi em condições. Não encontrei, ainda, onde fazer o download do album que tenho em vinil.

http://rapidshare.com/files/336775559/TM_gatt.rar.html

E para aguçar o apetite, e como primeira amostragem, recorro ao Youtube para vos dar a ouvir dois temas do disco que eu tanto prezo. Infelizmente, a maior parte dos (poucos) temas desta banda disponiveis no Youtube pertencem aos discos anteriores, mas consegui encontrar estes dois :

A moment in time (1990):

https://www.youtube.com/watch?v=NudD310M-3E

Going against the tide (instrumental - 1990):

https://www.youtube.com/watch?v=QoNJOTKqe7E

E só vos chateio com isto, porque sei que haverá alguém por aí, que provávelmente vai, com esta ajudinha, descobrir uns minutos de puro prazer auditivo.
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6467
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos