Portugal-On-Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Redução de salários em 2010
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 4:40 pm por WiseMax

» Sorteio de voos para a Alemanha e iPad 2
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSáb Jun 07, 2014 3:44 pm por vaniasvieira

» Coworking S.João da Madeira
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:19 am por MClara

» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 6:00 pm por PTGAMERLAN

» Clube Macinhatense
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:34 pm por MClara

» CONCERTOS DE ORGÃO
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeQui Out 24, 2013 11:46 pm por MClara

» Associação Bairrada Solidária
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg Out 14, 2013 2:28 am por MClara

» Vamos ajudar a Mónica
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSex Out 11, 2013 11:26 am por MClara

» Gina Marrinhas em Águeda
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg Set 30, 2013 10:24 pm por MClara

» Luís Miguel Ferreira
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:05 pm por MClara

» Associacao Bairrada Solidaria - Aniversário
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:01 pm por MClara

» Convivio do Rio Vouga - Clube Macinhatense
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 1:10 pm por MClara

» Candidato á presidência da câmara de SJM
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 1:09 pm por Reporter On Line

» Feira da Vinha e do Vinho 2013
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:50 pm por Isabelita

» 17º encontro de Povos da Serra da Lousâ
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:04 pm por MClara

» MEO XLPARTY@Expocentro - Pombal
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:27 pm por PTGAMERLAN

» Worten Ultimate Challenge PES 2013 - GT5
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:26 pm por PTGAMERLAN

» Gerir vida financeira
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 2:32 pm por skurtis

» Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Althum
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeQui maio 30, 2013 9:24 am por MClara

» Miguel Braga " Like a Tree"
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeQua maio 29, 2013 7:21 am por MClara

» Mealhada
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 6:56 pm por MClara

» Castanheira de Pera
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeDom maio 26, 2013 11:10 am por MClara

» Entr'artes/2013
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeDom maio 19, 2013 11:01 pm por MClara

» Trocas e Baldrocas
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:57 pm por MClara

» DIVERSÃO NOS ESPAÇOS PLAY ZON - Torneio FIFA 13
TERRA de VINHOS, com qualidade... Icon_minitimeSex maio 03, 2013 3:49 pm por PTGAMERLAN

Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

ON- LINE

contador de visitas
O Tempo não pára!
Volte sempre
contador de visitas
Visitantes
tema
PT
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


TERRA de VINHOS, com qualidade...

Ir para baixo

TERRA de VINHOS, com qualidade... Empty TERRA de VINHOS, com qualidade...

Mensagem por Filipe Martins Dom Set 18, 2011 2:32 pm

Pude-se fazer um daqueles golos extraordinàrios, que faz levantar o pùblico e cada um a sua bandeira, isso sim podia parecer ser maravilhoso. Ou ser capaz de dizer alguma coisa de profundo. Mas nao quero correr o risco de todos os politicos, que sempre dizem alguma coisa acreditam ser grandes pensadores, e que acabam por nao ser compreendidos. Porque sempre esquecem de ter dois ouvidos, e apenas uma boca.
A Terra vai continuar o seu movimento de rotaçao em torno do seu asse e a girar em redor do Sol. Os dias vao suceder-se às noites. E cada um vai continuar com as suas ideias e sensibilidades. Os valores em que acredita e porque luta e de tudo aquilo que nao lhe interessa. Ponto. Sao coisas que nao entram na minha formaçao.
Apenas poderia desejar ver alguma coisa mais para alèm das aparencias.
A porta estava aberta e sò a minha curiosidade fazia com que entra-se. Sou um tipo cheio de sorte ( pensei para comigo em voz baixa ). Logo este encontro a nìvel mundial, pròprio em Portugal, com os melhores vinhos, com a presença de “someliers” de todo o Mundo ( possas nao sei como lhes chamam ). Mas serao vinhos Novos ou Velhos?. Isto tocava a minha atençao e o meu interesse.
Entro e como sao tantos os convidados, os primeiros lugares e os da frente jà estao todos ocupados. Escolho um dos ùltimos lugares a poder sentar-me, pois que interessa. Penso na fortuna de estar ali em aquele lugar. Tantos desejariam poder participar e com talvez mais mèritos e nao estao. Depois atè podem faltar-me conhecimentos tècnicos, mas posso estar na presença daqueles vinhos, que falam de um povo e da sua identidade, do seu territòrio e da sua cultura. E’ gente da minha terra, um acontecimento extraordinàrio!
Sao tantas as saudades, uma vida longe da minha pàtria, onde eu nasci e que è minha porque a amo, onde vou voltar. Porque aquela è a terra dos meus antepassados! E depois somos nòs a ponte entre o Passado e o Futuro. Quem melhor de um qualquer de nòs poderà sentir aqueles vinhos? As suas qualidades e a tanta generosidade.
Distraido,os provadores de vinhos construiam as suas composiçoes, uma sempre mais bela da outra. Uns diziam tratar-se de um vinho com uma boa estrutura, com corpo, rico em cor forte e sincero. Vinho exclusivo e fino, vinho a poder ser indicado para os bons gostos e entendedores. Outros falavam de perfumes, com aromas de frutos de bosque. Com um bom caràcter e personalidade, e com espirito atè. Alguns outros faziam a lista enorme de frutos vàrios e de especiarias esquisitas.
Tambèm de elementos como notas finas, de boa harmonia, em ser delicado, macio e suave, atè de ser redondo. Ou outros, de meditaçao, a serem aconselhados a beber apenas em boa companhia. Cada um certamente com a sua història. Sentiam entao o cheiro e mostravam movimentos harmoniosos e engraçados. Simulavam de o querer beber, como de um ritual fosse. Pareceu-me ver um que cuspiu por terra ( talvez nao fosse bom ), mas desejei mostrar de nao ter visto e procurei nao dar peso.
Um parecendo ser de familia e que de vinhos atè se entende, mostra as suas qualidades descobrindo o vinho que estava a beber e o ano. Magnifico! Deixou ali no ar que respiramos dizendo: resultar um vinho moderno de fruta jovem e madeira- uma combinaçao Perfeita. E ainda, vinhos a temperatura controlada que envelhecem em pipas de carvalho frances! Porra extraordinàrio, mas como tal è possivel se mal o bebeu ?. Aqui està a harmonia e a Perfeiçao!. Porèm reparei na insensibilidade de todos eles, nem um sorriso ou de uma palavra de gratidao. Mas quanta alegria podem sentir aqueles vinhos por estar ali na nossa presença? Valeu ou nao de esperar tanto?. Agora finalmente podiam respirar e entrar na vida de um qualquer de nòs. Que felicidade podem provar ao serem bebidos? Que curso realizaram?. Nao comentei, mas pensei de que servem todos aqueles movimentos delicados, tantos conhecimentos, tantas noçoes de teoria, e depois nao cheirares a vida, e nao sentirmos o amor. O AMOR!!! E’ isso aì o Amor.
Quem cuidou a vinha, a cultivou e lhe deu a beber. O dia, o sol,a chuva e o vento; a noite. Mas quanto tempo ficaram à nossa espera? Terao conhecido o que è a solidao?. Com a vindima a expectativa de poder tornar-se um bom vinho e quanta alegria poderà sentir de agora poder estar aqui na nossa presença. Este nèctar como simbolo de Vida. Fantàstico! Serà que a minha sensibilidade deixa tanto a desejar? O conteùdo a substancia ou sò o ròtulo?.Posso apenas parecer entender-me de vinhos... è como um parecer ser elegante e distinto, e o nao ser de facto.
Alguèm vem atè mim com um càlice para que eu pude-se provar tambem. Posso estar preocupado de como segurar o càlice? Ainda que possa nao parecer quero ser educado. Nao sentia uma outra coisa que um grande equilibrio. Sim quero sentir o seu respiro em mim e a sua vida, poder conhecer o seu espirito. Com o càlice seguro na mao, o olho, e enquanto fecho os olhos e lhe digo:
...dai, vai toca-me. Quero sentir o teu caràcter e a tua força. Mostra a tua personalidade.
...entra em mim, no meu sangue e atravès dele percorre todo o meu corpo. Passa no meu coraçao e toca-me na alma. Toca o meu espirito.
E se jà esqueci, faz-me recordar que pertenço a um grande povo, porque quero sentir-lo. Sem esquecer os meus antepassados, que esta terra è minha. Que tenho alguma coisa a ver com os meus antepassados! Isto mesmo.
Entao se harmonizava em mim e lentamente tomava lugar como de um convidado se trata-se. Por fim sinto que docemente tocou. Estupendo. Sinto nova vida, qualquer coisa como amor altruista, desinteressado e verdadeiro. Uma alegria enorme como se esta terra nao fosse mais estranha para mim. Na verdade nao podia fazer a menos de levantar o meu càlice e de com um sorriso fazer uma saùde a todos vòs:
Portugal è a nossa casa, nos pertence. E’ de todos nòs. E’nossa responsabilidade construir um paìs melhor, onde juntos podermos encontrar a felicidade. E’ o melhor investimento para os nossos filhos.
Senti um campo cheio de flores, o cheiro dos eucaliptos, ouvia o chilrear de passarinhos. Sentia as ondas do mar,o vento que parecia desejar tocar-me e atè a brisa do mar. O vinho è òptimo, tem vida. Pode envelhecer tambèm. Porque os anos e o tempo levam tantas coisas no seu lugar. Ensinam a saber esperar e a recolher o fruto maduro. Compreendemos o valor das coisas e dar a importancia. A ganhar a sensibilidade para apreciar e gostar. Faz amadurecer aspectos do nosso caràcter e dà temperos, com novas cores e tonalidades. Aprende-se com os erros tambèm, aqui nasce a Perfeiçao, e vem o equilibrio, a sabedoria. Depois acontecem as meditaçoes naturalmente.
Como de um poço, uma fonte, o Amor nasce em ti e se multiplica.
E depois , sabemos, um vinho velho tem tantos segredos para compartilhar contigo, que sò o tempo ensina. Tantos valores da viver juntos. Em comum todos por certo procuramos a felicidade, mas parece que acabamos por escolher sempre a porte errada. Aquela ali nao.
E’ um bom ano. Pode ser servido, porque o vinho se serve.

Filipe Martins
Visitante
Visitante

Sexo : Masculino Idade : 63
Emprego/lazer : motorista
Pontos : 4656
Data de inscrição : 17/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos