Últimos assuntos
Entrar
Facebook
Forum Generalista Português
O Tempo não pára!
Procurar
Duas desgraças nunca vêm só (pronto, Terra, não nos batas mais!)
2 participantes
Página 1 de 1
Duas desgraças nunca vêm só (pronto, Terra, não nos batas mais!)
Nos ultimos dias dou por mim a olhar para os noticiários televisivos completamente embasbacado e esmagado animicamente pela sucessão de desgraças e miséria com que o nosso belo planeta nos tem fustigado. A primeira ideia que me ocorre é a retratada pela ilustração acima: a de um planeta fulo da vida connosco, em pleno processo de vingança.
Não adianta especular se é do aquecimento, se é do arrefecimento, se da fraca actividade solar, se dos ciclos milenares de variações climatéricas ou de actividade tectónica. Seja lá o que fôr, já deixou de ser normal, simplesmente porque ... é tudo em simultaneo:
- Terramoto no Haiti
- Vagas de frio polar na Europa
- Enxurrada na Madeira
- Mini-tornados em Portugal
- Chuva e inundações em Portugal e Espanha
- Terramoto no Japão (felizmente sem consequencias trágicas)
- Terramoto no Chile
- Inundações tremendas no Brasil
- Furacão na Europa (esta coisa que nos passou aqui mesmo ao lado e que derrubou umas arvores e pouco mais, acabou por ír por aí acima provocar uma catástrofe em França, e vejam lá bem do que é nos safámos quase por milagre!)
- Pequena enxurrada nos Açores, com as consequencias que sabemos num autocarro de crianças
... e ainda devo estar a deixar mais uns quantos eventos de fora, talvez mais distantes, e nos quais não reparei.
Ao observar esta desgraceira generalizada, e ao me aperceber de que o cerco se aperta, e mesmo nós, aqui neste cantinho habitualmente tão sossegadito, não podemos continuar a escapar a estas sucessão de eventos eternamente, simplesmente porque, quanto mais frequentes são, e mais nos cercam, mais provável vai sendo que um dia nos acertem em cheio.
Não quero que interpretem como alarmista esta minha reflexão. É apenas o exorcizar das minhas preocupações. Parece que sinto o planeta a apertar o cerco á nossa volta, á volta da Humanidade. Quanto mais vejo e leio, menos gosto, e acho que mais feliz seria se não lesse e não soubesse, porque compreendo que isto está com ar de não vir a melhorar tão cedo, se de facto estivermos num ciclo de arrefecimento acelerado, e se a sucessão de abalos sismicos acabar por provocar outros, por mera reacção em cadeia, nas placas tectónicas. Sinceramente, este ano já só nos faltam uns vulcões a rebentar e uma época desastrosa de furacões na América do Norte e Central para metermos este 2010 nos primeiros lugares dos mais tenebrosos anos da história moderna da Humanidade. E ainda só estamos no inicio de Março. O planeta está furioso, e isso incomoda-me, pronto. Pode ser cagufa, mas se é, é legitima, porque é minha.
Jotace- Membro V.I.P.
Pontos : 6659
Re: Duas desgraças nunca vêm só (pronto, Terra, não nos batas mais!)
Entretanto tambem vim a saber que Austrália está com inundações em niveis record, com algumas areas em estado de calamidade.
A juntar a isto, os pobres Haitianos, com o país arrasado e a viver em tendas, tambem estão a levar com chuvas diluvianas e inundações.
É um rol impressionante de eventos catastróficos para tão pouco 2010.
A juntar a isto, os pobres Haitianos, com o país arrasado e a viver em tendas, tambem estão a levar com chuvas diluvianas e inundações.
É um rol impressionante de eventos catastróficos para tão pouco 2010.
Jotace- Membro V.I.P.
Jotace, solidária nas suas observações, também penso o mesmo, mas também tenho consciência que se alterou o equilibrio natural da Terra, com extracção de minérios e construção desenfreada em locais que deviam ser preservados.
O resultado está á vista, a pouca permeabilidade da Terra provoca inundações, os cursos dos rios transbordam e nada que já não tenhamos sido mais que alertados para esses factos e cuidados que deveriamos ter.
Enquanto o Homem só pensar no material e em usar e explorar os recursos da Terra até ao limite, todos nós vamos pagar essa factura e as gerações futuras também.
Continuem a construir e a cobrir a Terra de asfalto e betão, a poluir a atmosfera com a emissão de gases, pensem só no imediato e não no futuro que a Terra se encarrega dela própria normalizar e corrigir tudo o que o Homem faz de mal.
O resultado está á vista, a pouca permeabilidade da Terra provoca inundações, os cursos dos rios transbordam e nada que já não tenhamos sido mais que alertados para esses factos e cuidados que deveriamos ter.
Enquanto o Homem só pensar no material e em usar e explorar os recursos da Terra até ao limite, todos nós vamos pagar essa factura e as gerações futuras também.
Continuem a construir e a cobrir a Terra de asfalto e betão, a poluir a atmosfera com a emissão de gases, pensem só no imediato e não no futuro que a Terra se encarrega dela própria normalizar e corrigir tudo o que o Homem faz de mal.
Isabelita- Membro Efectivo
Emprego/lazer : ...
Pontos : 5940
Hoje relembrei-me deste tópico que iniciei há cerca de mês e meio. Dizia eu, já quase no final, que receava o alastrar de sismos por esse mundo fora, e que só faltava agora os vulcões começarem a entrar na festa. Pois ... os sismos tem acontecido em catadupa, ainda ontem mais um na China com mais uns largos milhares de vitimas, entre mortos, feridos e desalojados, ao que se junta a tragédia recente dos deslizamentos de terras no Rio de Janeiro, e agora, meus amigos... TEMOS VULCÃO! Pimba! As entranhas da Islandia acordaram, e já estão a começar a provocar o caos no trafego aereo, com o espalhar das cinzas vulcanicas pela atmosfera. E já se fala que, se aquilo não acalma em breve, vamos ter um belo manto cinzento sobre nós, mesmo até aqui em Portugal. Este 2010 está-se a revelar inexcedivel no que respeita a desgraças! Ainda ontem vi o impensável! Um tornado (tromba d'agua) em pleno Rio Tejo, que entrou por Lisboa dentro e destruiu parcialmente uma escola e um centro de saude. Quer dizer, já nem precisamos de esperar pela época de tornados e furacões na América. Agora temo-los mesmo aqui há mão de semear, a rondar as nossas portas.
Esta história do vulcão da Islandia infelizmente pode vir a ficar séria. Registos anteriores de erupções (há 100 anos ou mais) no mesmo local trouxeram tempos de fome e doença á Europa, já que as culturas foram arruinadas pela cinza, e as pessoas tambem afectadas pela pobre qualidade do ar. Esperemos que não seja mais do que um susto, mas ...2010 de um raio! Se alguem estava á espera dos sinais do fim do mundo, já tem aqui com que se entreter...
Esta história do vulcão da Islandia infelizmente pode vir a ficar séria. Registos anteriores de erupções (há 100 anos ou mais) no mesmo local trouxeram tempos de fome e doença á Europa, já que as culturas foram arruinadas pela cinza, e as pessoas tambem afectadas pela pobre qualidade do ar. Esperemos que não seja mais do que um susto, mas ...2010 de um raio! Se alguem estava á espera dos sinais do fim do mundo, já tem aqui com que se entreter...
Jotace- Membro V.I.P.