Portugal-On-Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Redução de salários em 2010
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 4:40 pm por WiseMax

» Sorteio de voos para a Alemanha e iPad 2
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSáb Jun 07, 2014 3:44 pm por vaniasvieira

» Coworking S.João da Madeira
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:19 am por MClara

» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 6:00 pm por PTGAMERLAN

» Clube Macinhatense
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:34 pm por MClara

» CONCERTOS DE ORGÃO
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeQui Out 24, 2013 11:46 pm por MClara

» Associação Bairrada Solidária
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg Out 14, 2013 2:28 am por MClara

» Vamos ajudar a Mónica
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSex Out 11, 2013 11:26 am por MClara

» Gina Marrinhas em Águeda
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg Set 30, 2013 10:24 pm por MClara

» Luís Miguel Ferreira
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:05 pm por MClara

» Associacao Bairrada Solidaria - Aniversário
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:01 pm por MClara

» Convivio do Rio Vouga - Clube Macinhatense
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 1:10 pm por MClara

» Candidato á presidência da câmara de SJM
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 1:09 pm por Reporter On Line

» Feira da Vinha e do Vinho 2013
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:50 pm por Isabelita

» 17º encontro de Povos da Serra da Lousâ
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:04 pm por MClara

» MEO XLPARTY@Expocentro - Pombal
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:27 pm por PTGAMERLAN

» Worten Ultimate Challenge PES 2013 - GT5
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:26 pm por PTGAMERLAN

» Gerir vida financeira
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 2:32 pm por skurtis

» Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Althum
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeQui maio 30, 2013 9:24 am por MClara

» Miguel Braga " Like a Tree"
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeQua maio 29, 2013 7:21 am por MClara

» Mealhada
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 6:56 pm por MClara

» Castanheira de Pera
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeDom maio 26, 2013 11:10 am por MClara

» Entr'artes/2013
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeDom maio 19, 2013 11:01 pm por MClara

» Trocas e Baldrocas
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:57 pm por MClara

» DIVERSÃO NOS ESPAÇOS PLAY ZON - Torneio FIFA 13
Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Icon_minitimeSex maio 03, 2013 3:49 pm por PTGAMERLAN

Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

ON- LINE

contador de visitas
O Tempo não pára!
Volte sempre
contador de visitas
Visitantes
tema
PT
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos)

4 participantes

Ir para baixo

Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Empty Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos)

Mensagem por Jotace Seg Ago 16, 2010 4:11 pm

Conforme vos tinha dito, passei o fim-de-semana na aldeia de Monsanto, (a qual ainda nunca havia visitado) eleita a ‘mais portuguesa de Portugal’, numa iniciativa do tempo do Salazar. O pretexto para os 500 kms de carro (ida e volta) foi um espectaculo dos ADUF, que lá ocorreu, por ocasião do 25º aniversario da rádio local.

Monsanto é realmente tudo aquilo que dela se diz. Bela, romantica, cheia de gente real, humana, simpática e comunicativa, surpreendente na forma como os enormes penedos se fundem com as ruas, com as paredes e tectos daquelas casas. É uma aldeia literalmente talhada na rocha, plena de história, de belos monumentos, e de paisagens avassaladoras.

Não há espaço para árvores, nem jardins, nem equipamentos sociais, e nem automóveis, os quais aliás, acabam por ser uma praga, em pleno Agosto e ao fim-de-semana, pois a falta de lugar para estacionar acaba por fazer aparecer carros em todos os recantos onde é possivel metê-los, arruinando boa parte do bucólico encanto da povoação, e ‘estragando’ aquilo que poderiam ser algumas belas fotos. É tudo maravilhosamente granitico, pequeno e tortuoso, cheio de vielas, becos e recantos encantadores para quem passa e os descobre, mas o seu encanto é tambem a sua maldição, para quem lá vive, conforme pude constatar durante uma curta e interessante conversa que tive com o unico funcionário do posto de turismo, e habitante da aldeia.

Não há um unico mini-mercado, nem qualquer outro comércio para além das duas ou três lojinhas vocacionadas para o turista. Dois cafézitos, dois restaurantes pequenos, (um dos quais optimo em todos os aspectos, mas dele falarei mais á frente) e... mais nada. O povo depende do que cultiva nas pequenas hortas que têm encosta abaixo, algumas em socalcos, já bem longe das casas, e de resto, as compras do mês, para quem tem carro, fazem-se a 20 ou 30 kms de distancia, na vila, ou em alternativa nas feiras de fim-de-semana que se fazem mais abaixo, a meio da encosta, na aldeia de ‘Relva’. Evacuar alguem de maca, para uma ambulância, pode ser um pesadelo, e um incêndio numa casa, muitas vezes só pode ser combatido com baldes e mangueiras das casas vizinhas. Felizmente que a hegemonia granitica dificulta muito a propagação das chamas, e os incêndios são eventos muito raros na história da aldeia.

Este pequeno presépio, alcandorado entre os 600 e 700 metros de altura, fica ‘gasto’, do ponto de vista do visitante num unico fim-de-semana, e imagino que ficar por lá durante mais tempo será uma optima oportunidade (especialmente por falta de outras actividades ou distracções) para promover o nosso enriquecimento humano, deixando o tempo correr devagar no contacto e conversa com aquela boa gente, que deu mostras de serem optimos conversadores, cheios de vontade de contar as suas histórias.

Fiquei hospedado na estalagem da aldeia (a unica), claramente dispendiosa para a qualidade de serviço que oferece, mas ... não tem concorrência, portanto... paguemos e não bufemos. Sinal dos tempos, mas a estalagem é explorada por um simpático... espanhol. Como a dita nem refeições serve (com excepção de um modesto pequeno almoço), ficámos dependentes dos restaurantes locais, que estavam ... cheios. A primeira refeição foi feita a meia duzia de kms de distancia, num restaurante banal, de beira de estrada, por manifesta falta de opções.
A partir daí passámos a reservar mesa antecipadamente, no “Petiscos e Granitos”, uma das mais belas surpresas que encontrámos em Monsanto. Excelente cozinha, belos pratos, gostosas entradas, e tudo isto numa esplanada pequenina, dividida em dois socalcos da encosta, talhada entre enormes penedos, com uma vista fabulosa dos telhados de Monsanto e sobre o vale, a perder de vista. Ao jantar, tivemos o brinde de um pôr-de-sol de qualidade.

Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010077l

E foi a primeira vez que tomei uma refeição parcialmente debaixo de um penedo, que me providenciou uma gostosa sombra, ao almoço. Sim, tomei lá duas refeições, almoço e jantar, e fiquei fã. Só tenho pena de não ter estado nas melhores condições gástricas para poder fazer os ‘estragos’ que me apeteciam, naquela ementa.




---------------------------



Fruto do entusiasmo actual que a Fotografia despoletou por aqui, com a ajuda da nossa Maria, acabei por ser tambem contagiado, e assim, pela primeira vez em vários anos, aproveitei esta visita a Monsanto, um local de excepção, para voltar a olhar para as coisas com o olhar do fotógrafo amador, e assim gastar algum tempo a procurar as os motivos certos para uns clicks mais cuidados.

É curioso como o facto de eu me voltar a preocupar com o sol, a sombra, o excesso de luz, os enquadramentos, texturas, profundidades, tridimensionalidades e afins, me fez esbarrar de imediato nas limitações evidentes da minha modesta máquina, perfeitamente satisfatória para uns imagens de familia, á frente dos monumentos, mas muito limitada para qualquer coisa mais exigente, mas... fiz o que pude. Trata-se de uma Olympus de bolso, com meia duzia de anos, com uns obsoletos 3.2 Megapixeis, e um zoom optico 3X (o zoom digital nunca uso).

Partilho convosco algumas das que melhor me sairam, e em que a máquina cumpriu (houve outras em que ela, infelizmente, não fez o que eu queria). Algumas têm ajustes ligeiros de luz e contraste, porque é sabido que tirar ‘bonecos’ na hora de maior calor e com o sol a pino, aniquila os detalhes em máquinas mais modestas.



Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010102f




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010104




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010137




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010129a



Esta foto revela, provavelmente, a primeira melancia suspensa das vossas vidas. Estava numa varanda, e está literalmente, pendurada de um vaso, á espera que as leis da fisica venham, um dia destes, a fazer das suas ...

Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010128p




Imagem de contrastes raros, a seguinte, numa terra em que quase tudo é em tons de cinzento:

Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010121k




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010115b




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010106wc




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010139nx




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010147e




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010153x




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010026oc




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010022m




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010035l




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010037ku




Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010036g







---------------------------------------------------------------------------------


Por ultimo, partilho convosco 3 fotos especiais, que sairam assim, á primeira, sem toques nem retoques, e que considero particularmente felizes, por todos os motivos e mais um: a minha filhota


Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010015q





Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010108m





Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) P1010063l


Espero que tenham gostado. É muito raro eu ter a dose de paciencia necessária para estar horas nos uploads de fotos, e a retirar links das mesmas para compôr posts. Provávelmente isto só volta a acontecer daqui por meia duzia de anos. Very Happy


Última edição por Jotace em Seg Ago 16, 2010 11:16 pm, editado 1 vez(es)
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6467
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Empty Re: Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos)

Mensagem por WiseMax Seg Ago 16, 2010 10:36 pm

Caro Jota:

Gostei muito das tuas fotos!...

Conheço Monsanto. Uns amigos meus têm casa (e que bela casa!) em Medelin. Há aí casas da famíla dele nas fotos que fizeste. Foi uma boa escolha de local (único em Portugal).




WiseMax
Membro Activo
Membro Activo

Sexo : Masculino Idade : 76
Emprego/lazer : Dolce farniente
Pontos : 5950
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Empty Re: Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos)

Mensagem por Jotace Seg Ago 16, 2010 11:20 pm

WiseMax escreveu:Caro Jota:

Gostei muito das tuas fotos!...

Conheço Monsanto. Uns amigos meus têm casa (e que bela casa!) em Medelin. Há aí casas da famíla dele nas fotos que fizeste. Foi uma boa escolha de local (único em Portugal).





Viva, Wise. Smile andei pelos meandros de Medelin á procura daquilo que eles anunciavam, com pompa, como "a aldeia dos Balcões". E perguntava eu para a minha mulher "que raio serão os balcões, para que se publicitem desta forma á entrada da localidade?".

Olhámos, olhámos... e não vimos nada que nos desse uma pista. Vai daí, quando já iamos de saída, parei o carro e perguntei a um 'indigena'. Quando o gajo me disse que eram as varandas, fiquei meio parvo. Laughing
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6467
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Empty Re: Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos)

Mensagem por WiseMax Ter Ago 17, 2010 11:26 am

hehe.... Balcão é uma varanda sim senhor... e às vezes também é um alpendre!

WiseMax
Membro Activo
Membro Activo

Sexo : Masculino Idade : 76
Emprego/lazer : Dolce farniente
Pontos : 5950
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Empty Re: Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos)

Mensagem por Reporter On Line Ter Ago 17, 2010 11:56 am

Parabéns Jotace........ finalmente um tópico 5 estrelas. o tal portugal autêntico visto por um português.
Não que os outros 500 nao tenham cumprido a sua função...
Doeu muito Jotace ser reporter amador do (nosso Portugal)?
Antes de tudo, as fotos estão muito boas, ficavam bem na galeria de fotos do forum, será que posso contar com elas lá?
Confesso que não me lembro de ter visitado Monsanto, mas com absoluta certeza depois de ler este tópico fiquei com vontade de visitar nao é?
(BINGO!)
Reporter On Line
Reporter On Line
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Sexo : Feminino Idade : 60
Pontos : 5761
Data de inscrição : 25/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Empty Re: Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos)

Mensagem por Jotace Ter Ago 17, 2010 10:11 pm

Não sei se te agradeça, se te responda, ou se te morda, Reporter. Rolling Eyes

Com que então, depois de mais de 500 tópicos, em muitos dos quais dei o melhor do meu Português e dos meus conhecimentos, eis que, bastou meter uns 'bonecos' num texto, e consegui finalmente atingir o patamar das 5 estrelas, heim? Porreiro...
Se eu soubesse tinha metido mais bonecos nos outros, e talvez menos teoria. Teria poupado decerto umas horas valentes! Laughing

Se me doeu muito? Nem por isso. Mas enervou-me q.b., este processo de seleccionar uma duzia de fotos no meio de várias dezenas, e depois alojá-las na net com o tamanho certo, e depois copiar links um a um, para finalmente as mostrar a vocês. E isso pode ser considerado como um certo tipo de sofrimento.
Mas fi-lo abnegadamente, porque sei o quanto vocês gostam de ver fotos (muito mais do que eu gosto de as mostrar, porque sabendo eu que até tenho algum jeito para fazer 'bonecos', faço poucos, e mostro-os ainda menos. Wink ).

Claro que podes usar as fotos para a galeria e para o que quiseres (menos as da Joana, que vou retirar em breve), que as imagens são de Monsanto, não são minhas. Aliás, se pesquisares no Google por fotos de Monsanto vais encontrar muitas, e várias practicamente iguais a algumas das que eu fiz. Eu não inventei nada, e antes de mim, muitos por lá passaram, viram o que eu vi e da mesma forma que eu vi, e assim tambem o captaram. Sou profundamente democrático em relação ao acto de fotografar, especialmente se falamos de locais publicos, acessiveis a todos. Ou seja, eu partilho imagens, não sinto que as detenho. Manias...! Wink
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6467
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Empty Re: Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos)

Mensagem por MClara Ter Ago 17, 2010 10:42 pm

...morde aqui a ver se eu deixo... Very Happy
Algures diz, já nem sei onde...... Forum generalista, traduzindo... forum de 500, 600 700,800,900,1000, ao gosto do membro. Razz

Deu trabalho e principalmente para um amador que nem sabe alojar fotos, que as nao sabe colocar num tópico e muito pior que nem escrever sabe , que tem que ir a correr á ex professora primária todo aflito para lhe corrigir a "redacção"... digamos jotace que perdeste 5 kilos nesta canseira abismal, para não falar no desgaste neurológico subjacente a este esforço , de não apenas ir a Monsanto, mas ainda por cima ter tido que trazer Monsanto inteiro para dentro de um forum!
Grande proeza! Twisted Evil
Mas eu acho que valeu a pena, e mais.... não me importa o que os outros, noutros sitios dizem de Monsanto, nem as fotos que tiraram.. estas para mim tem valor..... são do jotace... (entendeu a diferença?)
MClara
MClara
Admin

Sexo : Feminino Idade : 59
Emprego/lazer : Varios
Pontos : 5844
Data de inscrição : 16/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos) Empty Re: Aldeia de Monsanto (Crónica e Fotos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos