Últimos assuntos
Entrar
Facebook
Forum Generalista Português
O Tempo não pára!
Procurar
Improvisações", novo CD de António Pinho Vargas
4 participantes
Página 1 de 1
Improvisações", novo CD de António Pinho Vargas
Sábado, 8 de Outubro · 17:00 - 20:00
FNAC Sta. Catarina Edifício Palladium Rua Stª Catarina, 73
Porto, Portugal
https://youtu.be/Qm03SYLTqzo
O CD "Improvisações" resulta do registo de um concerto realizado em improvisação total. Um desafio aceite por António Pinho Vargas no âmbito da II Temporada de Música do Instituto Superior Técnico e que é agora partilhado em disco. Obra rara e imperdível, de um dos maiores vultos da música portuguesa, que aqui revela toda a sua mestria ao piano.
O desafio de Henrique Silveira para um concerto de improvisação «total», depois de uma perplexidade inicial face à proposta, acabou por permitir um concerto no qual o pianista/compositor mostra uma liberdade e uma integração das suas facetas de improvisador e compositor absolutamente inédita e inesperada
FNAC Sta. Catarina Edifício Palladium Rua Stª Catarina, 73
Porto, Portugal
https://youtu.be/Qm03SYLTqzo
O CD "Improvisações" resulta do registo de um concerto realizado em improvisação total. Um desafio aceite por António Pinho Vargas no âmbito da II Temporada de Música do Instituto Superior Técnico e que é agora partilhado em disco. Obra rara e imperdível, de um dos maiores vultos da música portuguesa, que aqui revela toda a sua mestria ao piano.
O desafio de Henrique Silveira para um concerto de improvisação «total», depois de uma perplexidade inicial face à proposta, acabou por permitir um concerto no qual o pianista/compositor mostra uma liberdade e uma integração das suas facetas de improvisador e compositor absolutamente inédita e inesperada
MClara- Admin
- Sexo : Idade : 59
Emprego/lazer : Varios
Pontos : 5833
Data de inscrição : 16/03/2010
Re: Improvisações", novo CD de António Pinho Vargas
Compositor, músico, ensaísta. Licenciatura em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Curso Superior de Piano do Conservatório do Porto e Mestrado de Composição do Conservaório de Roterdão na Holanda. Professor de composição na Escola Superior de Música de Lisboa desde 1991 e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Completou o seu doutoramento em Sociologia da Cultura na Universidade de Coimbra em 2010.
Gravou 8 discos de jazz como pianista/compositor incluindo os dois CDs duplos Solo (2008) e Solo II (2009) em piano solo. Foram já editados 4 discos monográficos com algumas das suas obras. Compôs 4 óperas, 1 oratória, 9 peças para orquestra, 8 obras para ensemble, 18 obras de câmara, 7 obras para solistas e música para 5 filmes.
Podem destacar-se as óperas Édipo, Tragédia de Saber (1996) Os Dias Levantados (1998) e Outro Fim (2008) os quartetos de cordas Monodia, quasi un Requiem (1993) e Movimentos do subsolo (2008), as obras para orquestra Acting Out (1998), A Impaciência de Mahler (2000), Graffiti [just forms] (2006), Six Portraits of Pain, para violoncelo solo e ensemble (2005) Um Discurso de Thomas Bernhard, para narrador e orquestra (2007) e a Suite para violoncelo solo (2008). Em 2011 estreará a obra sinfónica Onze Cartas para orquestra, três narradores (pré-gravados) e electrónica.
Publicou os livros Sobre Música: ensaios, textos e entrevistas (Afrontamento, 2002) e Cinco Conferências sobre a História da Música do Século XX (Culturgest, 2008) e, em 2011, o livro Música e Poder: para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto europeu. (CES/Almedina)
/
Biografia
António Pinho Vargas nasceu em Vila Nova de Gaia (1951). Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras do Porto. Completou o Curso Superior de Piano no Conservatório do Porto e diplomou-se em Composição no Conservatório de Roterdão (1990) onde estudou três anos com o compositor Klaas de Vries, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Frequentou cursos de Nunes, Cage e Andriessen e seminários de composição com Ligeti na Hungria (1991) e Donatoni em Itália (1992). Condecorado pelo Presidente de República Portuguesa com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1995, recebeu a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de V.N. de Gaia em 1998. Desempenhou as funções de consultor na Fundação de Serralves (1994-2000) e no Centro Cultural de Belém (1996-1999). Actualmente professor de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa onde já trabalhou de 1991 a 2005.
Ligado ao jazz vários anos, gravou sete discos com dezenas de composições originais e tocou em muitos países da Europa e nos EUA, com músicos como Kenny Wheeler, Steve Potts, Paolo Fresu, Arild Andersen e Jon Christensen. Com o seu grupo de jazz apresentou-se em muitos países da Europa – Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Eslovénia, Cabo Verde, África do Sul, Macau e nos Estados Unidos. Recebeu por três vezes o Prémio de Imprensa Sete de Ouro para o melhor disco instrumental do ano. Compôs música para teatro e cinema, nomeadamente para os filmes de João Botelho: Tempos Difíceis (1988) Aqui na Terra (1993) Quem és tu? (2001) e de José Fonseca e Costa, Cinco Dias, Cinco Noites (1996) e O Fascínio (2003) recebendo o prémio da melhor música em festivais de cinema com Tempos Difíceis e Cinco Dias Cinco Noites.
Em 2008 regressou aos palcos e gravou o CD duplo SOLO que obteve excelente recepção critica, sendo considerado um dos Discos do Ano nas principais publicações. O projecto completa-se com SOLO II, com saída prevista para Outubro de 2009.
Sobretudo a partir da sua estada na Holanda, António Pinho Vargas tem-se dedicado principalmente à música contemporâ- nea, ocupando lugar de relevo no actual panorama português. Algumas das suas obras foram executadas em França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, Grécia, Dinamarca, Suécia, Espanha, Brasil, Inglaterra, Polónia, Hungria, EUA, Rússia e China. A sua obra inclui composições para música de câmara e instrumentos solo, como Mirrors para piano, Amesterdão, 1990, tocada por Paul Prenen, Ronald Brautigam, Madalena Soveral, Tania Achot, Gloria Chen-Chocran, Volker Banfield, Miguel Henriques, entre outros), Monodia (Artis Quartet de Viena, Arditti Quartet, The Smith Quartet) Três Versos de Caeiro (Ensemble Nuova Sincronia, Northern Sinfonia, OrchestrUtopica, Remix Ensemble); composições para orquestra: Acting Out, (António Saiote, J.Ramon Encinar e Martin André), A Impaciência de Mahler, ( Michael Zilm e Martin André); Six Portraits of Pain (2005) para violoncelo e grande ensemble – Anssi Karttunen, violoncelo e Remix Ensemble (Franck Ollu); Graffiti [just forms] (2006) pela OSP (Lothar Königs); Um Discurso de Thomas Bernhard (2008) OML (Michael Zilm) e An Impossible Task (2009) OML (Michael Zilm); para coro e orquestra a oratória Judas secundum Lucam, Joannem, Matthaeum et Marco, (dir. Fernando Eldoro); as óperas Édipo, Tragédia de Saber, (1996) Os Dias Levantados (1998) dir. João Paulo Santos, A little madness in the spring (2006) dir. Franck Ollu e Outro Fim (2008) dir. Cesário Costa.
Participou no Festival Other Minds V em S.Francisco, EUA, (1999); no International Music Theatre Workshop na Oper-am-Rhein, em Dusseldorf, com a apresentação-video de Os Dias Levantados (1999) e obteve uma Bolsa da Fundação Rockefeller para uma estadia no Bellagio Study and Conference Center, em Itália (2001). Foram editados os CD monográficos Monodia, (EMI) – Versos, (Strauss) e Os Dias Levantados, (EMI) e Graffiti, Six Portraits Acting Out, (Numérica/Casa da Música) e diversas obras incluídas em gravações do Arditti Quartet (Etcetera), the Galliard Ensemble e The Scotish Brass Ensemble (DeuxElles) A Culturgest organizou um Festival António Pinho Vargas em Fevereiro e Março de 2002 com a maior parte da sua obra. Encomedado pela Culturgest, LxFilmes e RTP, foi realizado por Manuel Mozos e Luís Correia o documentário António Pinho Vargas, notas de um compositor. Publicou os livros Sobre Música (2002) na Afrontamento e Cinco Conferências (2008) na Culturgest. O compositor terminou o seu doutoramento na Universidade de Coimbra sob a orientação do Prof. Boaventura de Sousa Santos (C.E.S. da Universidade de Coimbra) e do Prof. Max Paddison (Universidade de Durham) com uma bolsa da Fundação da Ciência e Tecnologia com o título Música e Poder: para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto europeu já editado (CES/Almedina, 2011) É actualmente Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Professor na Escola Superior de Música de Lisboa.
Curriulum Vitae
Qualificações Académicas
2010 - Doutoramento, Música e Poder: para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto europeu, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
1990 - Curso de Composição, Conservatório de Roterdão, Holanda
1987 - Curso Superior de Piano, Conservatório de Música do Porto
1983 - Licenciatura em História pela Faculdade de Letras, Universidade do Porto
Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e profissionais
2009-09-15 a 2010-09-15 - Professor Colaborador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2009-09-15 - Professor Adjunto na Escola Superior de Música de Lisboa
2006 a 2008 - Membro do Conselho de Fundadores da Casa da Música
2006 - Bolseiro de doutoramento da Fundação da Ciência e Tecnologia
2004 a 2004 - Consultor da Administração do Centro Cultural de Belém
1999 a 2007 - Membro da Direcção Artística da Orchestrutópica
1998 a 2001 - Membro do Conselho Consultivo do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura
1996 a 1998 - Assessor para a música do Centro Cultural de Belém
1994 a 2000 - Assessor para a Música da Casa de Serralves
1991 a 2005 - Equiparado a Professor Adjunto da Escola Superior de Música do Instituto Politécnico de Lisboa
1991 a 1997 - Membro do Conselho Científico na Escola Superior de Música de Lisboa
1990 a 1992 - Equiparado a Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
1987 a 1990 - Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian
Outras actividades
1989 - Ensaísta
1985 - Compositor
1970 - Músico
Domínio de especialização
Composição musical
Sociologia da música
Outros Domínios
Estética e Filosofia da música
Estudos Culturais
Actuais interesses de investigação
Composição e Racionalidades
Discursos sobre a História da Música Portuguesa
Estudo sobre a aplicação de conceitos das teorias pós-coloniais à analise da situação periférica da música portuguesa no contexto europeu
Sociologia da música e intermediação cultural
Livros
Vargas, António Pinho (2011) Música e Poder: para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto euorpeu, Coimbra, CES/Almedina.
Vargas, António Pinho (2008), Cinco Conferências, Especulações Críticas sobre História da Música do Século XX . Lisboa: Culturgest.
Vargas, António Pinho (2002), Sobre Música: ensaios, textos e entrevistas. Porto: Afrontamento.
Capítulos em livros
Vargas, António Pinho (2009), On Adorno's Use by Musicians, in Mário Vieira de Carvalho (org.), Expression, Truth and Authenticity: on Adorno's Theory of Music and Musical Performance. Lisboa: Edições Colibri /CESEM, 121-130.
Artigos em revistas científicas
Vargas, António Pinho (2007), "A ausência da música portuguesa no contexto europeu ", Revista Crítica de Ciencias Sociais, 78, 47-69.
Artigos em actas de eventos
Vargas, António Pinho (2010), "Arte, vida e melancolia" in Mariana Pinto dos Santos (org.), Actas do Colóquio Arte e Melancolia.
Comunicações em encontros científicos
Vargas, António Pinho (2009), Como tratar a ausência da música portuguesa no contexto europeu?, comunicação apresentada na/o Primeiro Colóquio de Estudantes de Doutoramento do CES, Coimbra Faculdade de Economia, 01 a 02 de Outubro.
Vargas, António Pinho (2009), Vozes e conflitos na ópera Os Dias Levantados, comunicação apresentada na/o Colóquio Memória, História e Justiça, Coimbra, CES, 15 a 16 de Setembro.
Vargas, António Pinho (2008), New Music after 45 as a resctrited space of enunciation, comunicação apresentada na/o Sociology of Music, Lisboa, Culturgest, 23 a 25 de Julho.
Vargas, António Pinho (2007), A ópera e a condição site-specific, comunicação apresentada na/o Colóquio Internacional Opera Next, Cesem, Culturgest, Lisboa, 19 a 19 de Dezembro.
Vargas, António Pinho (2006), L' Oubli da la geographie, comunicação apresentada na/o Colóquio Franco-Português, "Musique et Philosophie", Collège Internationale de Philosophie, Paris.
Working papers
Vargas, António Pinho (2008), "Racionalidade(s) e composição", Oficina do CES, 306.
Outras actividades
2009 - SOLO II duplo CD David Ferreira Investidas Editoriais
2009 - TRÍPTICO para Quarteto de Cordas e Orquestra, Quarteto de Cordas de Matosinhos, Orquestra Nacional do Porto, direcção Joseph Swensen, Sábado, 3 de Outubro, 2009 Casa da Música, Porto Encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos
2008 - Graffiti [just forms] Six Portraits of Pain, Acting Out, CD Numérica
2008 - Movimentos do subsolo – Quarteto de Cordas nº2 – Estreou no dia 21 de Julho no XXX Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. Quarteto Verazin, Auditório Municipal. 21.45
2008 - Outro fim, ópera com libreto de José Maria Veira Mendes, estreou na Culturgest em Dezembro
2008 - SOLO, CD duplo, piano solo, David Ferreira Investidas Editoriais
2008 - Suite para Violoncelo solo. Estreou no dia 19 de Julho por Nuno Abreu, Vencedor do 4º Concurso de Jovens Intérpretes de Caldas da Rainha. Encomenda do Festival de Música de Caldas da Rainha, IGREJA NSª SRA DO PÓPULO, 21.30
2008 - Um discurso de Thomas Bernard (versão em língua alemã) foi estreada na sua no Festival de Salzkammergut, Gmunden, Áustria, no dia 17 de Julho, ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA, JOACHIM BIßMEIER, narração, CORO ARNOLD SCHÖNBERG [Erwin Ortner, direcção do coro] MICHAEL ZILM, concepção e direcção musical
2007 - CICLO DE CONFERÊNCIAS OU DIÁLOGOS IMAGINARIOS (2001-2007) Peça electroacústica sobre textos de Italo Calvino, Jorge Luis Borges e Bernardo Soares/Fernando Pessoa. Duração 22' Primeira audição no festival Música Viva na Casa da Música, Porto
2007 - Participação no Colóquio organizado pela Reitoria da Universidade do Porto "Quanto Custa a Cultura? na sessão "E quando o público (ainda) não vem?
2007 - UM DISCURSO DE THOMAS BERNHARD (2007) para narrador e orquestra (2.2.2.2.2.2.0.0. hp, perc. timp. 8.8.6.4.2) Encomenda da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Primeira audição: Orquestra Metropolitana de Lisboa dir. Michael Zilm, nar. Luis Lucas, Pequeno Auditorio do Centro Cultural de Belém, Lisboa.
2006 - A LITTLE MADNESS IN THE SPRING (2006), chamber opera: 3 singers; fl; ob; cl; Bcl; fg; tp; hn; tbn; 2 perc; harp; pf; vl I; vl II; vla; vln; cb; Electrónica: Carlos Caires e António Pinho Vargas. Libreto: Paulo Tunhas, Duração: 32', Encomenda: Casa da Música. Primeira audição: Eduarda Melo, Mathew Bean, Ivan Ludlow; Remix Ensemble, dir.Franck Ollu
2006 - GRAFFITI [just forms] (2006), large orchestra: (3.3.3.1.3.1- 6.3.3.1-5 perc. pf.hp.-16.14.12.10., Duração: 25 ', Encomenda: Teatro Nacional de São Carlos. Primeira audição: Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Lothar Königs
2005 - Conferências da Culturgest - Especulações Críticas sobre Cinco Momentos da História da Música do Século XX
2005 - SIX PORTRAITS OF PAIN (2005), Violoncello and Large Ensemble: alto fl, ob, cl, bcl, fg, tp, cor, tbn, 3 perc., pf, Cello Solo, 6 vln, 2 vla, 2 vlc, 2 cb; Duração: 27', Encomenda: Casa da Música / Porto 2001. Primeira audição: Anssi Karttunen (violoncello) Remix Ensemble, dir: Frank Ollu
2003 - "Música do Século XX: uma história mal contada?" Ciclo de conferências organizado pelo CESEM no Centro Nacional de Cultura
2002 - JUDAS (secundum Lucam, Joannem, Matthaeum et Marcum)), Choir and Orchestra: Large Choir; (2.2.2.2.4.2.2.0. 1 perc); (12.10.8.8.6), Duração: 30'.
2000 - Música, Psicanálise e Significado: àcerca da peça Acting-Out. Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Coimbra
1999 - Lecture on Monodia- quasi un requiem for String Quartet No Festival Other Minds V organizado por Charles Amirkhanian, S. Francisco, EUA
1995 - Nos 70 anos de Pierre Boulez: um balanço crítico organizada por Manuel Dias da Fonseca Câmara Municipal de Matosinhos
Biografia
António Pinho Vargas nasceu em Vila Nova de Gaia (1951). Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras do Porto. Completou o Curso Superior de Piano no Conservatório do Porto e diplomou-se em Composição no Conservatório de Roterdão (1990) onde estudou três anos com o compositor Klaas de Vries, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Frequentou cursos de Nunes, Cage e Andriessen e seminários de composição com Ligeti na Hungria (1991) e Donatoni em Itália (1992). Condecorado pelo Presidente de República Portuguesa com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1995, recebeu a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de V.N. de Gaia em 1998. Desempenhou as funções de consultor na Fundação de Serralves (1994-2000) e no Centro Cultural de Belém (1996-1999). Actualmente professor de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa onde já trabalhou de 1991 a 2005.
Ligado ao jazz vários anos, gravou sete discos com dezenas de composições originais e tocou em muitos países da Europa e nos EUA, com músicos como Kenny Wheeler, Steve Potts, Paolo Fresu, Arild Andersen e Jon Christensen. Com o seu grupo de jazz apresentou-se em muitos países da Europa – Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Eslovénia, Cabo Verde, África do Sul, Macau e nos Estados Unidos. Recebeu por três vezes o Prémio de Imprensa Sete de Ouro para o melhor disco instrumental do ano. Compôs música para teatro e cinema, nomeadamente para os filmes de João Botelho: Tempos Difíceis (1988) Aqui na Terra (1993) Quem és tu? (2001) e de José Fonseca e Costa, Cinco Dias, Cinco Noites (1996) e O Fascínio (2003) recebendo o prémio da melhor música em festivais de cinema com Tempos Difíceis e Cinco Dias Cinco Noites.
Em 2008 regressou aos palcos e gravou o CD duplo SOLO que obteve excelente recepção critica, sendo considerado um dos Discos do Ano nas principais publicações. O projecto completa-se com SOLO II, com saída prevista para Outubro de 2009.
Sobretudo a partir da sua estada na Holanda, António Pinho Vargas tem-se dedicado principalmente à música contemporâ- nea, ocupando lugar de relevo no actual panorama português. Algumas das suas obras foram executadas em França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, Grécia, Dinamarca, Suécia, Espanha, Brasil, Inglaterra, Polónia, Hungria, EUA, Rússia e China. A sua obra inclui composições para música de câmara e instrumentos solo, como Mirrors para piano, Amesterdão, 1990, tocada por Paul Prenen, Ronald Brautigam, Madalena Soveral, Tania Achot, Gloria Chen-Chocran, Volker Banfield, Miguel Henriques, entre outros), Monodia (Artis Quartet de Viena, Arditti Quartet, The Smith Quartet) Três Versos de Caeiro (Ensemble Nuova Sincronia, Northern Sinfonia, OrchestrUtopica, Remix Ensemble); composições para orquestra: Acting Out, (António Saiote, J.Ramon Encinar e Martin André), A Impaciência de Mahler, ( Michael Zilm e Martin André); Six Portraits of Pain (2005) para violoncelo e grande ensemble – Anssi Karttunen, violoncelo e Remix Ensemble (Franck Ollu); Graffiti [just forms] (2006) pela OSP (Lothar Königs); Um Discurso de Thomas Bernhard (2008) OML (Michael Zilm) e An Impossible Task (2009) OML (Michael Zilm); para coro e orquestra a oratória Judas secundum Lucam, Joannem, Matthaeum et Marco, (dir. Fernando Eldoro); as óperas Édipo, Tragédia de Saber, (1996) Os Dias Levantados (1998) dir. João Paulo Santos, A little madness in the spring (2006) dir. Franck Ollu e Outro Fim (2008) dir. Cesário Costa.
Participou no Festival Other Minds V em S.Francisco, EUA, (1999); no International Music Theatre Workshop na Oper-am-Rhein, em Dusseldorf, com a apresentação-video de Os Dias Levantados (1999) e obteve uma Bolsa da Fundação Rockefeller para uma estadia no Bellagio Study and Conference Center, em Itália (2001). Foram editados os CD monográficos Monodia, (EMI) – Versos, (Strauss) e Os Dias Levantados, (EMI) e Graffiti, Six Portraits Acting Out, (Numérica/Casa da Música) e diversas obras incluídas em gravações do Arditti Quartet (Etcetera), the Galliard Ensemble e The Scotish Brass Ensemble (DeuxElles) A Culturgest organizou um Festival António Pinho Vargas em Fevereiro e Março de 2002 com a maior parte da sua obra. Encomedado pela Culturgest, LxFilmes e RTP, foi realizado por Manuel Mozos e Luís Correia o documentário António Pinho Vargas, notas de um compositor. Publicou os livros Sobre Música (2002) na Afrontamento e Cinco Conferências (2008) na Culturgest. O compositor terminou o seu doutoramento na Universidade de Coimbra sob a orientação do Prof. Boaventura de Sousa Santos (C.E.S. da Universidade de Coimbra) e do Prof. Max Paddison (Universidade de Durham) com uma bolsa da Fundação da Ciência e Tecnologia com o título Música e Poder: para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto europeu já editado (CES/Almedina, 2011) É actualmente Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Professor na Escola Superior de Música de Lisboa.
Curriulum Vitae
Qualificações Académicas
2010 - Doutoramento, Música e Poder: para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto europeu, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
1990 - Curso de Composição, Conservatório de Roterdão, Holanda
1987 - Curso Superior de Piano, Conservatório de Música do Porto
1983 - Licenciatura em História pela Faculdade de Letras, Universidade do Porto
Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e profissionais
2009-09-15 a 2010-09-15 - Professor Colaborador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2009-09-15 - Professor Adjunto na Escola Superior de Música de Lisboa
2006 a 2008 - Membro do Conselho de Fundadores da Casa da Música
2006 - Bolseiro de doutoramento da Fundação da Ciência e Tecnologia
2004 a 2004 - Consultor da Administração do Centro Cultural de Belém
1999 a 2007 - Membro da Direcção Artística da Orchestrutópica
1998 a 2001 - Membro do Conselho Consultivo do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura
1996 a 1998 - Assessor para a música do Centro Cultural de Belém
1994 a 2000 - Assessor para a Música da Casa de Serralves
1991 a 2005 - Equiparado a Professor Adjunto da Escola Superior de Música do Instituto Politécnico de Lisboa
1991 a 1997 - Membro do Conselho Científico na Escola Superior de Música de Lisboa
1990 a 1992 - Equiparado a Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
1987 a 1990 - Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian
Outras actividades
1989 - Ensaísta
1985 - Compositor
1970 - Músico
Domínio de especialização
Composição musical
Sociologia da música
Outros Domínios
Estética e Filosofia da música
Estudos Culturais
Actuais interesses de investigação
Composição e Racionalidades
Discursos sobre a História da Música Portuguesa
Estudo sobre a aplicação de conceitos das teorias pós-coloniais à analise da situação periférica da música portuguesa no contexto europeu
Sociologia da música e intermediação cultural
Livros
Vargas, António Pinho (2011) Música e Poder: para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto euorpeu, Coimbra, CES/Almedina.
Vargas, António Pinho (2008), Cinco Conferências, Especulações Críticas sobre História da Música do Século XX . Lisboa: Culturgest.
Vargas, António Pinho (2002), Sobre Música: ensaios, textos e entrevistas. Porto: Afrontamento.
Capítulos em livros
Vargas, António Pinho (2009), On Adorno's Use by Musicians, in Mário Vieira de Carvalho (org.), Expression, Truth and Authenticity: on Adorno's Theory of Music and Musical Performance. Lisboa: Edições Colibri /CESEM, 121-130.
Artigos em revistas científicas
Vargas, António Pinho (2007), "A ausência da música portuguesa no contexto europeu ", Revista Crítica de Ciencias Sociais, 78, 47-69.
Artigos em actas de eventos
Vargas, António Pinho (2010), "Arte, vida e melancolia" in Mariana Pinto dos Santos (org.), Actas do Colóquio Arte e Melancolia.
Comunicações em encontros científicos
Vargas, António Pinho (2009), Como tratar a ausência da música portuguesa no contexto europeu?, comunicação apresentada na/o Primeiro Colóquio de Estudantes de Doutoramento do CES, Coimbra Faculdade de Economia, 01 a 02 de Outubro.
Vargas, António Pinho (2009), Vozes e conflitos na ópera Os Dias Levantados, comunicação apresentada na/o Colóquio Memória, História e Justiça, Coimbra, CES, 15 a 16 de Setembro.
Vargas, António Pinho (2008), New Music after 45 as a resctrited space of enunciation, comunicação apresentada na/o Sociology of Music, Lisboa, Culturgest, 23 a 25 de Julho.
Vargas, António Pinho (2007), A ópera e a condição site-specific, comunicação apresentada na/o Colóquio Internacional Opera Next, Cesem, Culturgest, Lisboa, 19 a 19 de Dezembro.
Vargas, António Pinho (2006), L' Oubli da la geographie, comunicação apresentada na/o Colóquio Franco-Português, "Musique et Philosophie", Collège Internationale de Philosophie, Paris.
Working papers
Vargas, António Pinho (2008), "Racionalidade(s) e composição", Oficina do CES, 306.
Outras actividades
2009 - SOLO II duplo CD David Ferreira Investidas Editoriais
2009 - TRÍPTICO para Quarteto de Cordas e Orquestra, Quarteto de Cordas de Matosinhos, Orquestra Nacional do Porto, direcção Joseph Swensen, Sábado, 3 de Outubro, 2009 Casa da Música, Porto Encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos
2008 - Graffiti [just forms] Six Portraits of Pain, Acting Out, CD Numérica
2008 - Movimentos do subsolo – Quarteto de Cordas nº2 – Estreou no dia 21 de Julho no XXX Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. Quarteto Verazin, Auditório Municipal. 21.45
2008 - Outro fim, ópera com libreto de José Maria Veira Mendes, estreou na Culturgest em Dezembro
2008 - SOLO, CD duplo, piano solo, David Ferreira Investidas Editoriais
2008 - Suite para Violoncelo solo. Estreou no dia 19 de Julho por Nuno Abreu, Vencedor do 4º Concurso de Jovens Intérpretes de Caldas da Rainha. Encomenda do Festival de Música de Caldas da Rainha, IGREJA NSª SRA DO PÓPULO, 21.30
2008 - Um discurso de Thomas Bernard (versão em língua alemã) foi estreada na sua no Festival de Salzkammergut, Gmunden, Áustria, no dia 17 de Julho, ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA, JOACHIM BIßMEIER, narração, CORO ARNOLD SCHÖNBERG [Erwin Ortner, direcção do coro] MICHAEL ZILM, concepção e direcção musical
2007 - CICLO DE CONFERÊNCIAS OU DIÁLOGOS IMAGINARIOS (2001-2007) Peça electroacústica sobre textos de Italo Calvino, Jorge Luis Borges e Bernardo Soares/Fernando Pessoa. Duração 22' Primeira audição no festival Música Viva na Casa da Música, Porto
2007 - Participação no Colóquio organizado pela Reitoria da Universidade do Porto "Quanto Custa a Cultura? na sessão "E quando o público (ainda) não vem?
2007 - UM DISCURSO DE THOMAS BERNHARD (2007) para narrador e orquestra (2.2.2.2.2.2.0.0. hp, perc. timp. 8.8.6.4.2) Encomenda da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Primeira audição: Orquestra Metropolitana de Lisboa dir. Michael Zilm, nar. Luis Lucas, Pequeno Auditorio do Centro Cultural de Belém, Lisboa.
2006 - A LITTLE MADNESS IN THE SPRING (2006), chamber opera: 3 singers; fl; ob; cl; Bcl; fg; tp; hn; tbn; 2 perc; harp; pf; vl I; vl II; vla; vln; cb; Electrónica: Carlos Caires e António Pinho Vargas. Libreto: Paulo Tunhas, Duração: 32', Encomenda: Casa da Música. Primeira audição: Eduarda Melo, Mathew Bean, Ivan Ludlow; Remix Ensemble, dir.Franck Ollu
2006 - GRAFFITI [just forms] (2006), large orchestra: (3.3.3.1.3.1- 6.3.3.1-5 perc. pf.hp.-16.14.12.10., Duração: 25 ', Encomenda: Teatro Nacional de São Carlos. Primeira audição: Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Lothar Königs
2005 - Conferências da Culturgest - Especulações Críticas sobre Cinco Momentos da História da Música do Século XX
2005 - SIX PORTRAITS OF PAIN (2005), Violoncello and Large Ensemble: alto fl, ob, cl, bcl, fg, tp, cor, tbn, 3 perc., pf, Cello Solo, 6 vln, 2 vla, 2 vlc, 2 cb; Duração: 27', Encomenda: Casa da Música / Porto 2001. Primeira audição: Anssi Karttunen (violoncello) Remix Ensemble, dir: Frank Ollu
2003 - "Música do Século XX: uma história mal contada?" Ciclo de conferências organizado pelo CESEM no Centro Nacional de Cultura
2002 - JUDAS (secundum Lucam, Joannem, Matthaeum et Marcum)), Choir and Orchestra: Large Choir; (2.2.2.2.4.2.2.0. 1 perc); (12.10.8.8.6), Duração: 30'.
2000 - Música, Psicanálise e Significado: àcerca da peça Acting-Out. Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Coimbra
1999 - Lecture on Monodia- quasi un requiem for String Quartet No Festival Other Minds V organizado por Charles Amirkhanian, S. Francisco, EUA
1995 - Nos 70 anos de Pierre Boulez: um balanço crítico organizada por Manuel Dias da Fonseca Câmara Municipal de Matosinhos
Fonte : http://www.antoniopinhovargas.com/biografia.php
Isabelita- Membro Efectivo
- Sexo : Idade : 44
Emprego/lazer : ...
Pontos : 5737
Data de inscrição : 01/02/2009
Re: Improvisações", novo CD de António Pinho Vargas
Apresentação "Improvisações", novo CD de António Pinho Vargas
quinta-feira às 19:00 - dia 13 de OUTUBRO
Instituto Superior Técnico, sala de reuniões, Pavilhão Central
A não perder!
quinta-feira às 19:00 - dia 13 de OUTUBRO
Instituto Superior Técnico, sala de reuniões, Pavilhão Central
A não perder!
Re: Improvisações", novo CD de António Pinho Vargas
Portugal-on-line, esteve presente e apoia este Album .
.........
.........
PortugalOnLine- Admin
- Sexo : Idade : 59
Emprego/lazer : Jornalista Amadora (Claro)
Pontos : 6120
Data de inscrição : 21/11/2008
Tópicos semelhantes
» Improvisações de António Pinho Vargas
» António Pinho Vargas em concerto no Dia da Cidade de S. João da Madeira
» O Cancioneiro Musical de Penha Garcia por Flavio Pinho
» O António partiu...
» "Guitolão" com António Eustáquio, Quarteto de Cordas e Carlos Barreto
» António Pinho Vargas em concerto no Dia da Cidade de S. João da Madeira
» O Cancioneiro Musical de Penha Garcia por Flavio Pinho
» O António partiu...
» "Guitolão" com António Eustáquio, Quarteto de Cordas e Carlos Barreto
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Seg Jun 06, 2016 4:40 pm por WiseMax
» Sorteio de voos para a Alemanha e iPad 2
Sáb Jun 07, 2014 3:44 pm por vaniasvieira
» Coworking S.João da Madeira
Seg Nov 18, 2013 11:19 am por MClara
» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
Seg Nov 04, 2013 6:00 pm por PTGAMERLAN
» Clube Macinhatense
Seg Nov 04, 2013 4:34 pm por MClara
» CONCERTOS DE ORGÃO
Qui Out 24, 2013 11:46 pm por MClara
» Associação Bairrada Solidária
Seg Out 14, 2013 2:28 am por MClara
» Vamos ajudar a Mónica
Sex Out 11, 2013 11:26 am por MClara
» Gina Marrinhas em Águeda
Seg Set 30, 2013 10:24 pm por MClara
» Luís Miguel Ferreira
Qua Set 25, 2013 11:05 pm por MClara
» Associacao Bairrada Solidaria - Aniversário
Qua Set 25, 2013 11:01 pm por MClara
» Convivio do Rio Vouga - Clube Macinhatense
Seg Jun 24, 2013 1:10 pm por MClara
» Candidato á presidência da câmara de SJM
Ter Jun 18, 2013 1:09 pm por Reporter On Line
» Feira da Vinha e do Vinho 2013
Seg Jun 17, 2013 10:50 pm por Isabelita
» 17º encontro de Povos da Serra da Lousâ
Seg Jun 17, 2013 10:04 pm por MClara
» MEO XLPARTY@Expocentro - Pombal
Seg Jun 17, 2013 2:27 pm por PTGAMERLAN
» Worten Ultimate Challenge PES 2013 - GT5
Seg Jun 17, 2013 2:26 pm por PTGAMERLAN
» Gerir vida financeira
Dom Jun 09, 2013 2:32 pm por skurtis
» Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Althum
Qui maio 30, 2013 9:24 am por MClara
» Miguel Braga " Like a Tree"
Qua maio 29, 2013 7:21 am por MClara
» Mealhada
Seg maio 27, 2013 6:56 pm por MClara
» Castanheira de Pera
Dom maio 26, 2013 11:10 am por MClara
» Entr'artes/2013
Dom maio 19, 2013 11:01 pm por MClara
» Trocas e Baldrocas
Sex maio 17, 2013 3:57 pm por MClara
» DIVERSÃO NOS ESPAÇOS PLAY ZON - Torneio FIFA 13
Sex maio 03, 2013 3:49 pm por PTGAMERLAN