Portugal-On-Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Redução de salários em 2010
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 4:40 pm por WiseMax

» Sorteio de voos para a Alemanha e iPad 2
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSáb Jun 07, 2014 3:44 pm por vaniasvieira

» Coworking S.João da Madeira
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:19 am por MClara

» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 6:00 pm por PTGAMERLAN

» Clube Macinhatense
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:34 pm por MClara

» CONCERTOS DE ORGÃO
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeQui Out 24, 2013 11:46 pm por MClara

» Associação Bairrada Solidária
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg Out 14, 2013 2:28 am por MClara

» Vamos ajudar a Mónica
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSex Out 11, 2013 11:26 am por MClara

» Gina Marrinhas em Águeda
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg Set 30, 2013 10:24 pm por MClara

» Luís Miguel Ferreira
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:05 pm por MClara

» Associacao Bairrada Solidaria - Aniversário
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:01 pm por MClara

» Convivio do Rio Vouga - Clube Macinhatense
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 1:10 pm por MClara

» Candidato á presidência da câmara de SJM
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 1:09 pm por Reporter On Line

» Feira da Vinha e do Vinho 2013
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:50 pm por Isabelita

» 17º encontro de Povos da Serra da Lousâ
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:04 pm por MClara

» MEO XLPARTY@Expocentro - Pombal
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:27 pm por PTGAMERLAN

» Worten Ultimate Challenge PES 2013 - GT5
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:26 pm por PTGAMERLAN

» Gerir vida financeira
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 2:32 pm por skurtis

» Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Althum
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeQui maio 30, 2013 9:24 am por MClara

» Miguel Braga " Like a Tree"
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeQua maio 29, 2013 7:21 am por MClara

» Mealhada
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 6:56 pm por MClara

» Castanheira de Pera
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeDom maio 26, 2013 11:10 am por MClara

» Entr'artes/2013
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeDom maio 19, 2013 11:01 pm por MClara

» Trocas e Baldrocas
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:57 pm por MClara

» DIVERSÃO NOS ESPAÇOS PLAY ZON - Torneio FIFA 13
Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Icon_minitimeSex maio 03, 2013 3:49 pm por PTGAMERLAN

Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

ON- LINE

contador de visitas
O Tempo não pára!
Volte sempre
contador de visitas
Visitantes
tema
PT
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


Mário Viegas - palavras (sempre) vivas

2 participantes

Ir para baixo

Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Empty Mário Viegas - palavras (sempre) vivas

Mensagem por Jotace Qua Fev 04, 2009 11:44 pm

(escrito por mim há uma mão cheia de anos, e recuperado agora para vós, e no ambito deste "Recordar é viver")
------------------------------------

Mário Viegas - palavras (sempre) vivas F8a2


Eu até nem gostava muito de teatro, quando era mais novo. Não me lembro da primeira vez que fui ao teatro, por mera curiosidade, mas já era crescidinho. Não sei o que fui ver nessa ocasião, não me recordo de muitas peças que já vi desde então, mas lembro-me de o ver a Ele. Foi uma unica vez, pouco tempo antes de nos deixar. Estavamos em 1995, e Ele anunciava a sua candidatura á Presidência da Republica, defendendo-a em palco, sózinho, no teatro S.Luiz, num trabalho notável, que me marcou, que jamais esquecerei.
Até então eu nunca tinha visto uma peça-monólogo, com um actor apenas, e não a teria ido ver se não fosse o Mário Viegas, um dos melhores (senão mesmo o melhor) actores portugueses da sua geração. É claro que eu já o conhecia da televisão : o “Palavras Ditas“, que teve o condão de me fazer dar atenção á poesia pela primeira vez. Não conheci mais ninguem que lhe desse vida como ele. Nenhum outro me fez colar os olhos ao écran e deixar-me absorver, quase hipnotizar, por aquelas palavras, ditas, e como!

Disse ele, a propósito da sua relação com a poesia :

“O poema tem que ter determinada forma, há poesia que não dá para dizer. Mesmo dentro de cada poeta é preciso encontrar que poema se pode dizer com o máximo de qualidade. Gosto de dizer Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, António Gedeão, O'Neill. E não me chamem declamador por amor de Deus. Bem basta eu às vezes puxar-me o pé para a declamação. Leio, leio os poetas. E com o papel bem à vista, para mostrar que sou apenas um meio para que ouçam as palavras deles.”

...e eu rio-me. Rio-me da falta de verdade dessas palavras. Ou então não... de facto ele não declamava. Apenas...dizia. “Palavras...di...tas, por Mário Viegas”.


...” Dei um recital de poesia em Moçambique durante duas horas e meia. Uma noite mágica, com o público ansioso, louco! Riam-se nos sítios certos do "Manifesto Anti-Dantas"! Uma coisa misteriosa!”


Mais tarde faz ainda na televisão o “Palavras Vivas”, uma sequencia natural do programa anterior, mas na minha opinião, já sem o mesmo brilhantismo.

Depois, era um cómico bestial, fabuloso. Apenas um esgar, um olhar, sem uma palavra sequer e fazia derreter uma plateia ás gargalhadas. Lembram-se de “Um filmezinho de Sam” ? Eram uns filmes mudos em jeito de sketch, cómicos, muito curtos, mas absolutamente divinais. Passavam todos os dias á noite, na RTP. Grandes momentos...

Mário Viegas - palavras (sempre) vivas 273039522_d16e8aac7d


-----------------------------------
“Acho péssimo que um pintor, um poeta ou um encenador expliquem o que querem transmitir com a sua obra de arte. Será chover sobre o molhado.”
-----------------------------------


Mário Viegas nasceu em Santarém em 10 de Novembro de 1948, e é portanto do signo Escorpião, como eu. Já temos algo em comum, mas deve ser apenas isso. Era feio, fumador, careca e quase cego de um dos olhos. Mas tinha aquela voz, e aquela dicção e aquele magnetismo na presença...

Estreia-se como Actor Profissional em 16 de Fevereiro de 1968 no Teatro Experimental de Cascais e trabalhou diariamente durante 30 anos no teatro, cinema, rádio e televisão como actor, empresário, encenador e cenógrafo. Fundou três Companhias (a última das quais foi a Companhia Teatral do Chiado) e trabalhou em cinema, com vários realizadores, tendo alguns dos seus maiores sucessos sido "Kilas, o Mau da Fita", "Sem Sombra de Pecado" (Realização de Fonseca e Costa), "A Divina Comédia" (Realização de Manoel de Oliveira) e "Afirma Pereira" (Realização de Roberto Faenza), onde contracenou com Marcello Mastroianni.

Depois, em 1996, a doença do século, a praga que mais tristezas me trouxe, porque mais heróis me levou, levou-o tambem a ele, quando tinha acabado de o descobrir no teatro, no palco, em pessoa. Quando esperava ansioso pelo anuncio da sua próxima peça, revelam-me então que acabara de correr o pano sobre a sua vida. Não haveria mais palco. Lamento muito a sua morte, mas dou graças por ainda ter ido a tempo de o ver viver a sua arte. E guardo essa memória comigo, pra sempre.
Termino a homenagem a este meu herói, compartilhando convosco os...

"Os 10 Mandamentos para 1 espectador de Teatro" por Mário Viegas


1. Não chegarás atrasado, incomodando a concentração daqueles que estão a Representar e dos outros (que chegaram religiosamente a horas) que estão a assistir ao Santo Sacrifício do Teatro.

2. Não falarás baixinho, com o ou a acompanhante; incomodando com a tua inclinação de cabeça o Espectador de trás, e distraindo os Actores celebrantes do Santo Sacrifício do Teatro.

3. Não adormecerás nem ressonarás, dando marradas para a frente ou para trás, ou pondo a mão nos olhos para os outros pensarem que estás muito concentrado no Santo Sacrifício do Teatro.

4. Não tossirás nem te assoarás, com grande ruído, escolhendo as melhores pausas dos celebrantes do Santo Sacrifício do Teatro.

5. Não te abanarás constantemente com o programa, distraíndo os que estão religiosamente ao teu lado, e, irritando os que estão no palco a celebrar o Santo Sacrifício do Teatro.

6. Não comerás rebuçados, pipocas, caramelos, chocolates, pastilhas, compridos: tirando-os muito devagarinho, fazendo com o papel e as pratinhas o mais diabólico, satânico e herético ruído numa sala de espectáculos em que se celebra o Santo Sacrifício do Teatro.

7. Não levarás relógios com pipis electrónicos, telemóveis e sacos de plásticos que andarás constantemente a pôr, ora entre as pernas, ora no colo, perturbando os que celebram o Santo Sacrifício do Teatro.

8. Não lerás ou folhearás o programa durante a celebração do Santo Sacrifício do Teatro para tentar saber qual o nome de determinado Actor, ou para tentar perceber a sequência do Santo Sacrifício do Teatro.

9. Não pedirás borlas ou insistirás em descontos, a que não tens direito, para assistir à celebração do Santo Sacrifício do Teatro.

10. Não olharás "com as grandes ventas" para o vizinho do lado, que achou religiosamente Graça ao que tu não achaste, ou que piamente e cheio de Fé, se levantou logo para aplaudir, enquanto tu bates palmas por frete e já a pensar ir a correr para tirar a porcaria do teu carrinho, ou a porcaria do teu sobretudo do bengaleiro, mais cedo do que os outros.

------------------------------

A proxima vez que forem ao teatro, leiam-nos antes, ok ? Wink

E agora, partilho convosco duas amostras extremas, antagónicas, da magia unica de Mário Viegas: Cool

"RIFÃO QUOTIDIANO"

"ADEUS (PALAVRAS GASTAS)"



.
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6467
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mário Viegas - palavras (sempre) vivas Empty ::.

Mensagem por Reporter On Line Qui Fev 05, 2009 2:36 am

Que faremos mais filhos...?para que a vida seja mais que cegueira e covardia?
- Uma das declamações de Mário Viegas do nosso Eugénio Andrade.

Grato por esta bonita recordação... ao ler... vivi!
Reporter On Line
Reporter On Line
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Sexo : Feminino Idade : 60
Pontos : 5761
Data de inscrição : 25/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos