Portugal-On-Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Redução de salários em 2010
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 4:40 pm por WiseMax

» Sorteio de voos para a Alemanha e iPad 2
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSáb Jun 07, 2014 3:44 pm por vaniasvieira

» Coworking S.João da Madeira
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:19 am por MClara

» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 6:00 pm por PTGAMERLAN

» Clube Macinhatense
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:34 pm por MClara

» CONCERTOS DE ORGÃO
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeQui Out 24, 2013 11:46 pm por MClara

» Associação Bairrada Solidária
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg Out 14, 2013 2:28 am por MClara

» Vamos ajudar a Mónica
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSex Out 11, 2013 11:26 am por MClara

» Gina Marrinhas em Águeda
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg Set 30, 2013 10:24 pm por MClara

» Luís Miguel Ferreira
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:05 pm por MClara

» Associacao Bairrada Solidaria - Aniversário
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:01 pm por MClara

» Convivio do Rio Vouga - Clube Macinhatense
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 1:10 pm por MClara

» Candidato á presidência da câmara de SJM
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 1:09 pm por Reporter On Line

» Feira da Vinha e do Vinho 2013
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:50 pm por Isabelita

» 17º encontro de Povos da Serra da Lousâ
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:04 pm por MClara

» MEO XLPARTY@Expocentro - Pombal
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:27 pm por PTGAMERLAN

» Worten Ultimate Challenge PES 2013 - GT5
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:26 pm por PTGAMERLAN

» Gerir vida financeira
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 2:32 pm por skurtis

» Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Althum
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeQui maio 30, 2013 9:24 am por MClara

» Miguel Braga " Like a Tree"
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeQua maio 29, 2013 7:21 am por MClara

» Mealhada
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 6:56 pm por MClara

» Castanheira de Pera
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeDom maio 26, 2013 11:10 am por MClara

» Entr'artes/2013
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeDom maio 19, 2013 11:01 pm por MClara

» Trocas e Baldrocas
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:57 pm por MClara

» DIVERSÃO NOS ESPAÇOS PLAY ZON - Torneio FIFA 13
O "Escritor de Canções" Icon_minitimeSex maio 03, 2013 3:49 pm por PTGAMERLAN

Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

ON- LINE

contador de visitas
O Tempo não pára!
Volte sempre
contador de visitas
Visitantes
tema
PT
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


O "Escritor de Canções"

Ir para baixo

O "Escritor de Canções" Empty O "Escritor de Canções"

Mensagem por Jotace Ter Mar 24, 2009 11:07 am

O ESCRITOR DE CANÇÕES
O "Escritor de Canções" Sergiok



No principio era o Verbo, e o Sérgio estava com ele, e o Sérgio era ele.

O Verbo, feito gente, no Sérgio, sinónimo maisculo da arte de escrever sobre as simplicidades da vida em abençoada comunhão com a música.


“A principio é simples, anda-se sozinho
passa-se nas ruas bem devagarinho
está-se bem no silêncio e no burburinho
bebe-se as certezas num copo de vinho
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”
.



No principio da década de 80, com menos de 13 anos de idade, foram estas palavras, primeiras de uma canção intitulada “Primeiro dia”, do album “Pano Cru” de 1978, que me despertaram para a a arte de Sérgio Godinho. Eu, que pouco ligava a palavras escritas, de repente era invadido pela fluência do poema no embalo da melodia. Num ápice, decorei todo o poema, apaixonei-me pela canção, e logo após, por este escritor de canções.


O Sérgio pertence aquele grupo de individuos que mereciam ser milionários pelo que de bom a sua arte trouxe a este povo. Estranhamente, passados quase 40 anos de carreira, nenhum dos seus albuns de originais vendeu por aí alem (parece que o melhor que conseguiu até agora foi um disco de prata...). Apesar de toda a gente saber quem ele é, muitos lhe fazerem a devida vénia, e a critica aclamar quase todos os seus trabalhos, ele parece continuar a funcionar para este povo assim como uma especie de Cristo Rei : todos sabem que existe, mas poucos lá foram visitá-lo. Acham-no bonito, como simbolo, mas só lhe conhecem a fachada.

Não é que de facto o Sérgio se importe muito com o facto de não ter conseguido viver faustosamente á custa da sua musica. Ele é o tipo de individuo que, mesmo com os seus mais de 60 anos de idade, mantem gostos simples e perfil humilde, e a sua maior riqueza continua a ser a sua experiencia de vida. O homem fugiu ao serviço militar, para a Europa, onde estudou psicologia, viveu a revolução de Abril, tendo ficado marcado para sempre com o estigma de cantor de intervenção, depois correu meio mundo, foi hippie, esteve preso 2 vezes, fez teatro e musica para teatro, cinema e musica para cinema e para crianças, trabalhou e continua a trabalhar na musica com nomes grandes e pequenos, de antigas e novas gerações, sempre com a mesma humildade e vontade de aprender, sempre colaborando, nunca impondo. E por isso, não existe, decerto, musico neste país que não tenha feito ou deseje um dia, fazer musica com o Sérgio, pelo prazer da musica.



Sou um músico. E na música englobo as palavras -nesse aspecto sou um poeta; englobo o estar no palco - nesse aspecto sou um cantor; e sou também um compositor, porque faço melodias a partir de coisas que vou escolhendo. Um músico usa tudo, as palavras, o palco… não consigo separar…"

"O cantar acaba por ser a consequência natural das canções serem compostas. É um pouco como um script de cinema, ou uma peça teatral, que só existem se forem representadas e para serem representadas"


"O teatro é uma coisa que em mim sempre foi natural, já que a minha formação também foi de actor, e só não faço mais teatro porque me ocupa demasiado tempo e tem que haver escolhas"


Sérgio Godinho, escritor de canções. Palavras feitas musica, como poucos mais conseguem, num casamento simples e complexo, que torna tão dificil a qualquer outro cantar as suas canções sem que lhe falte o ar a meio das frases, ou se lhes enrole a lingua com uma rima mais traiçoeira. Os tempos musicais do Sérgio, são dele, apenas. A arte de bem fazer musica, inovando a cada novo passo, é dele tambem. O Trovador soube amadurecer em maré alta, nunca caindo na tão comum armadilha de se tornar uma sombra de si mesmo. Se já teve periodos melhores ? Para mim, sim. Mas mais por culpa da sua necessidade de inovar do que por falta de genialidade. Algumas experiencias resultam menos bem. Este ultimos trabalhos parecem ser um exemplo disso mesmo, infelizmente.

Os melhores momentos criativos, musicalmente falando, na minha opinião (falando apenas dos discos de originais) estão em :

- Pano Cru (1978)
- Campolide (1979)
- Canto da Boca (1981)
- Coincidencias (1983)
- Na vida real (1986)



Mas, se falarmos de poemas, não devemos deixar nenhum dos seus quase 20 albuns de originais de fora. Bem....talvez o disco infantil, eheheh.

Esta foi a minha modesta homenagem ao maior dos meus heróis na musica portuguesa, um dos poucos que conseguiu não se deixar engolir pelas areias do tempo.

E eu, que até não sou muito dado a poesias, termino com um excerto de um belo poema de uma das suas mais brilhantes canções (na minha opinião, claro): ‘Lisboa que amanhece’, de 1986.

“Cansados vão os corpos para casa
dos ritmos imitados de outra dança
A noite finge ser ainda uma criança
de olhos na lua, na sua
cegueira da razão e do desejo.

Não sei se dura sempre esse teu beijo
ou apenas o que resta desta noite.
O vento enfim parou; já mal o vejo
por sobre o Tejo, e já tudo pode ser
tudo aquilo que parece
na Lisboa que amanhece”
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6468
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O "Escritor de Canções" Empty Re: O "Escritor de Canções"

Mensagem por MClara Dom Mar 29, 2009 12:54 am

Escritor de canções?
Nunca vi o Godinho nessa prespectiva, para mim, ele marcou a minha geração dando voz a uma nova democracia que estava a nascer.
Ele cantava o que o Povo até tinha receio de susurrar.

O "Escritor de Canções" Sergio1
Mas os tempos voltam e pareçe que Portugal já não possui Democracia e até o Sérgio Godinho nos manda calar!
Anonymous
MClara
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos