Portugal-On-Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Redução de salários em 2010
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 4:40 pm por WiseMax

» Sorteio de voos para a Alemanha e iPad 2
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSáb Jun 07, 2014 3:44 pm por vaniasvieira

» Coworking S.João da Madeira
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:19 am por MClara

» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 6:00 pm por PTGAMERLAN

» Clube Macinhatense
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:34 pm por MClara

» CONCERTOS DE ORGÃO
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeQui Out 24, 2013 11:46 pm por MClara

» Associação Bairrada Solidária
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg Out 14, 2013 2:28 am por MClara

» Vamos ajudar a Mónica
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSex Out 11, 2013 11:26 am por MClara

» Gina Marrinhas em Águeda
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg Set 30, 2013 10:24 pm por MClara

» Luís Miguel Ferreira
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:05 pm por MClara

» Associacao Bairrada Solidaria - Aniversário
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:01 pm por MClara

» Convivio do Rio Vouga - Clube Macinhatense
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 1:10 pm por MClara

» Candidato á presidência da câmara de SJM
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 1:09 pm por Reporter On Line

» Feira da Vinha e do Vinho 2013
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:50 pm por Isabelita

» 17º encontro de Povos da Serra da Lousâ
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:04 pm por MClara

» MEO XLPARTY@Expocentro - Pombal
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:27 pm por PTGAMERLAN

» Worten Ultimate Challenge PES 2013 - GT5
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:26 pm por PTGAMERLAN

» Gerir vida financeira
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 2:32 pm por skurtis

» Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Althum
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeQui maio 30, 2013 9:24 am por MClara

» Miguel Braga " Like a Tree"
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeQua maio 29, 2013 7:21 am por MClara

» Mealhada
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 6:56 pm por MClara

» Castanheira de Pera
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeDom maio 26, 2013 11:10 am por MClara

» Entr'artes/2013
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeDom maio 19, 2013 11:01 pm por MClara

» Trocas e Baldrocas
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:57 pm por MClara

» DIVERSÃO NOS ESPAÇOS PLAY ZON - Torneio FIFA 13
O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Icon_minitimeSex maio 03, 2013 3:49 pm por PTGAMERLAN

Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

ON- LINE

contador de visitas
O Tempo não pára!
Volte sempre
contador de visitas
Visitantes
tema
PT
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


O orgulho de ser Portugues. Onde està?.

Ir para baixo

O orgulho de ser Portugues.  Onde està?. Empty O orgulho de ser Portugues. Onde està?.

Mensagem por Filipe Martins Sáb Out 15, 2011 11:10 am

Hà aqueles que esperam sempre algo de novo e extraordinàrio possa acontecer. Como o sair da crise, que Portugal se possa levantar e salvar. Os que esperam por um Salvador! Quem deseje atè possa Salazar ressuscitar dos mortos. Uns outros por homens santos, e o poder vir a agarrar-se a alguma coisa. Quem por um modelo qualquer, todo poderoso em força e espirito, capaz de conseguir tantas vitòrias. Se espera sempre, continuamos a esperar que suceda alguma coisa, de significativo. Depois sao todos os outros, que nao esperam pròprio em ninguèm, nada, e que pouco podem dar tambèm.

Da minha parte contemplava a natureza, olhava luzes e sombras. Porra nao è suficiente a Liberdade, um nao pode fazer a menos de desejar-la tanto, e estar pronto a conquistar-la. Nao pode haver Liberdade sem responsabilidade. Aqueles là os que desejavam uma nova terra e um novo mundo, nunca teriam imaginado ,se aquela vontade nao estive-se dentro deles. Para conseguir a vitòria estavam determinados a pagar o preço, e de tantos sacrificios e investimentos.

Pode ser superficial, sem uma raiz profunda hastear uma bandeira Portuguesa, apenas por uma equipa de futebol. Mas de uma outra motivaçao, quando afirmamos de estar vivos, que estamos prontos a lutar e que queremos a vitòria. Mas, o orgulho de ser Portugues onde està?! Nao se pode absolutamente pensar pertencer a um grande povo e depois sem fazer mais nada, esperar, e nada ter a ver com ele. De nada termos a ver com os nossos antepassados.

Serà que esperamos sejam os nossos filhos a resolver os nossos problemas, e que venham a construir um Portugal melhor, onde nos podermos respeitar e o de viver em Paz e harmonia. Ou a soluçao serà todos os Lusitanos emigrarem, porque là em aquela terra, nao corre leite e mel, nao hà futuro. Valeu ou nao a pena ,Viriato e Afonso Henriques, e tantos outros, que nos procuraram dar uma terra maior?. Que por nòs lutaram.

Com unidade e uma estrategia nacional , e o sentirmos que Portugal nos pertence, è de cada um de nòs ( nunca dos politicos que là estao ). Precisamos de construir pontes nao ainda outras divisoes. Encontrar convergencias, unir as nossas forças. Nao è possivel passarmos uma vida inteira a lamentar-nos dos outros que sao brutos, porque podem estar à nossa espera. Podemos provar a ser felizes!

Começamos sempre com os senhores professores, doutores, e acabamos por nao encontrar as pessoas pelo seu verdadeiro valor. Um Portugal hoje, com tanto de pessoas vaidosas, mais preocupadas de parecer elegantes, do que ser. Assim tanto vazias, pobres de verdade, sem o ter a certeza de um lugar fixo e seguro de onde morrer. Vaidosas do qué?!

Um sono profundo cai sobre mim e sinto os olhos sempre mais pesados. Por fim adormeço e nos meus sonhos começo por observar uma batalha, que nao consigo localizar no tempo. Reparo em um homem que com todas as suas energias, segura uma bandeira Portuguesa ( igual à minha que està no meu quarto ), como se fosse a coisa mais importante que ele pude-se ter- como um tesouro. Apesar de nao ver-lo tanto bem, procura de qualquer forma segurar-la. Que força poderà ter de ser assim indefeso? Por fim depois de lhe cortarem as maos e os braços, procura de segurar-la com os dentes. Porra mas quem è este aqui, quais serao as suas ideias?. Porque hoje se vè imensa gente com pouco conteudo e de pouco caràcter. Serà um Cristao, um Protestante, ou pertencerà a alguma outra ordem religiosa? Ou de um parlamentar que està na AR?. Quantas pessoas nao desejariam acabar a sua carreira desta forma!!! Trata-se de um politico da direita , do centro, ou da esquerda ( que interessa )?. E’ um fascista, ou um comunista? Ou serà um patrao que nao quer a sua empresa acabe na falencia, e que quer aumentar as exportaçoes. Ou serà um operàrio que se procura poder agarrar a alguma coisa. Poderà tambèm ter quatro filhos e precisa de ser forte. Ou serà um representante do sindicato. Como se pode dizer que um è meio responsàvel?. Ou se è responsàvel ou nao se è. Este aqui nao è um teòrico, tem os seus principios, sabe o que è a Palavra e a Honra! O teòrico è sempre um que pensa tanto, interesssante, com tanto de ideias, mas falta-lhe quase sempre alguma coisa ( os tomates ). Quase sempre tudo è muito complicado, se assusta quando pensa ao futuro, nao investe è um sem coragem. Hà valores que sao nossos ou entao nos passam de longe. Sem dùvida que as suas coisas là estao no lugar. Qual filho nao gostaria de ter um pai assim!.

Entao quando està para cair do seu cavalo por terra, vejo que olha para mim, e que procura saber se eu com ele aprendo alguma coisa?. Bem, santos um dia seremos todos nòs, mas o mais importante para mim è um ser constante e perseverante. Lutar atè ao fim por tudo em que se acredita. Obrigado pela liçao que ensinàstes.

E quando volto a abrir os olhos vejo a face deste homem que è feliz, quando lhe digo:

... a bandeira è tua, pertence-te, porque lhe queres tanto bem. O teu valor nao muda, tu podes ter lugar em qualquer parte. Portugal precisa de tantas pessoas com o teu espirito. Dà muita honra a tantas pessoas de poder a ter que fazer contigo. Sorriu entao para mim e perguntou-me onde està a minha bandeira?.

Sim a Història nao a podemos ver passar ao nosso lado. E’ tempo de uma nova geraçao. Nao posso provar vergonha de ser Portugues, sei quem foram os meus pais e conheci os meus avòs. Como posso estar à espera de um Portugal melhor e maior sem a minha participaçao. Aquela è a terra onde nasci, aquela è a terra dos meus antepassados. E’ minha porque lhe quero tanto bem.

O pròximo ano em agosto de 2012, vou querer estar là a viver com a minha familia, e estou pronto a lutar. Quero a vitòria. Desejo, quero tanto, a Verdadeira Liberdade! Na minha casa vou levantar uma grande bandeira Portuguesa, porque estou vivo e respiro.

Quando entro em um supermercado reparo em tantos produtos que nao sao nossos, e os nossos artigos, nao sao sò melhores, mas devem ter a melhor relaçao preço-qualidade. Precisamos aumentar as nossas exportaçoes para Espanha. Somos Lusitanos, Portugueses, nao Espanhòis ou Holandeses. Temos a nossa identidade, a nossa cultura. Podemos aprender com todos os nossos erros e enfrentar o futuro. Podemos mostrar nao aos outros mas a nòs pròprios que todos somos um povo. Devemos preferir as nossas coisas. O nosso inimigo è o desmprego e a pobreza, a irresponsabilidade, todos os modelos fàceis que deixam uma frustraçao enorme, um vazio dificil da preencher. Precisamos de construir riqueza e de a multiplicar. Nao gastarmos mais do que podemos ter, viver sem dividas. Antes de procurar a justiça de verdade o procurarmos ser justos.

Cada um deve procura estar melhor, e a Perfeiçao. Os professores de ensinarem bem, quem vive da politica, que està a representar quem o votou. Mas nao pode ser um economista que vai poder resolver os nossos problemas, que sao outros. Sò serà possivel um Portugal Novo com pessoas Novas. Nao hà uma outra estrada para vencer a crise. Precisamos enfrentà-la. Portugal è de todos vòs tambèm, mas quem nao està pronto, nao quer lutar, pode fazer-se de parte. Depois quando um dia conseguirmos a vitòria, vamos chamar todos para fazer uma grande festa. Mas nenhum pode aceitar ser um pobre e um miseràvel. Se Portugal perde serà uma derrota de todos nòs.

Filipe Martins
Visitante
Visitante

Sexo : Masculino Idade : 63
Emprego/lazer : motorista
Pontos : 4656
Data de inscrição : 17/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos