Portugal-On-Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Redução de salários em 2010
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 4:40 pm por WiseMax

» Sorteio de voos para a Alemanha e iPad 2
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSáb Jun 07, 2014 3:44 pm por vaniasvieira

» Coworking S.João da Madeira
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:19 am por MClara

» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 6:00 pm por PTGAMERLAN

» Clube Macinhatense
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:34 pm por MClara

» CONCERTOS DE ORGÃO
A palmeira da minha vida Icon_minitimeQui Out 24, 2013 11:46 pm por MClara

» Associação Bairrada Solidária
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg Out 14, 2013 2:28 am por MClara

» Vamos ajudar a Mónica
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSex Out 11, 2013 11:26 am por MClara

» Gina Marrinhas em Águeda
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg Set 30, 2013 10:24 pm por MClara

» Luís Miguel Ferreira
A palmeira da minha vida Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:05 pm por MClara

» Associacao Bairrada Solidaria - Aniversário
A palmeira da minha vida Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:01 pm por MClara

» Convivio do Rio Vouga - Clube Macinhatense
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 1:10 pm por MClara

» Candidato á presidência da câmara de SJM
A palmeira da minha vida Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 1:09 pm por Reporter On Line

» Feira da Vinha e do Vinho 2013
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:50 pm por Isabelita

» 17º encontro de Povos da Serra da Lousâ
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:04 pm por MClara

» MEO XLPARTY@Expocentro - Pombal
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:27 pm por PTGAMERLAN

» Worten Ultimate Challenge PES 2013 - GT5
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:26 pm por PTGAMERLAN

» Gerir vida financeira
A palmeira da minha vida Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 2:32 pm por skurtis

» Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Althum
A palmeira da minha vida Icon_minitimeQui maio 30, 2013 9:24 am por MClara

» Miguel Braga " Like a Tree"
A palmeira da minha vida Icon_minitimeQua maio 29, 2013 7:21 am por MClara

» Mealhada
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 6:56 pm por MClara

» Castanheira de Pera
A palmeira da minha vida Icon_minitimeDom maio 26, 2013 11:10 am por MClara

» Entr'artes/2013
A palmeira da minha vida Icon_minitimeDom maio 19, 2013 11:01 pm por MClara

» Trocas e Baldrocas
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:57 pm por MClara

» DIVERSÃO NOS ESPAÇOS PLAY ZON - Torneio FIFA 13
A palmeira da minha vida Icon_minitimeSex maio 03, 2013 3:49 pm por PTGAMERLAN

Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

ON- LINE

contador de visitas
O Tempo não pára!
Volte sempre
contador de visitas
Visitantes
tema
PT
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


A palmeira da minha vida

2 participantes

Ir para baixo

A palmeira da minha vida Empty A palmeira da minha vida

Mensagem por Jotace Seg Jun 29, 2009 4:26 pm

Esta palmeira da foto, é importante. Não apenas por ser uma palmeira, adulta, grande, bonita, mas porque ... vai ser minha. A minha primeira palmeira. Esta palmeira simboliza a concretização de mais uma etapa, a subida de mais um degrau, no caminho para a concretização dos sonhos de uma vida. É uma vitória contra as chatices, as adversidades, e as nuvens negras que em determinadas alturas nos toldam os horizontes.

A palmeira da minha vida Fotocasapalmeira1s

Há cerca de 3 anos, embarcava eu na aventura de comprar uma nova casa, uma pequena moradia em banda, ainda em inicio de construção, naquilo que eu, nessa altura antevia como um potencial bom negócio. Precisava apenas que duas coisas corressem bem: a venda da minha casa actual, e o processo de construção e licenciamento da casa nova. Pois bem ... ambas correram pelo pior possivel. Rebentou a crise, e durante 3 anos não consegui vender a casa actual, e a construção da casa nova ... seguiu o pior caminho possivel: o construtor parou a construção por falta de financiamento bancário, e o destino da empresa está preso por um fio.

Durante todo este tempo tenho feito o possivel para me sair airosamente da situação, procurando saídas legais que me defendam em caso de falência (há uma entrada em dinheiro envolvida, e não é tão pouco assim). Esta luta esbarrou recentemente na falta de colaboração óbvia do construtor, até termos chegado a um ponto de puro impasse.
Sendo assim, entendi que eu, a minha familia, e o sonho, somos mais fortes do que todos os entraves, desaires, e construtores que nos apareçam pela frente, e resolvemos enterrar o que não tem solução, e seguir em frente com a nossa vida: fizemos o ‘funeral’ ao dinheiro que demos ao construtor há 3 anos, abrimos um processo judicial contra a empresa por incumprimento contratual, e a partir daqui, tudo o que vier, é lucro. Se não vier nada.... estarei a pagar a factura de uma má decisão na vida (afinal, só não as tem quem nunca toma decisões), e ... a vida continua.
Entre contas, recalculos, estimativas e projecções, eu a minha ‘Maria’ estabelecemos o plano que nos permitisse sair ‘por cima’ destes 3 anos de desilusões. O plano que nos permitisse dizer: “apesar de tudo, vencemos”! E assim, aproveitando a actual conjuntura imobiliária, procurámos um bom negócio no mercado, que nos permitisse ficar melhor do que ficariamos se tivessemos ido para a tal moradia nova, em banda, e apesar de tudo, pequena. E o bom negócio apareceu. E o simbolo dele é ... esta palmeira. Esta palmeira representa aí 90% do que eu considero ser ‘a minha casa’, desde que sou criança. Não aquela que alguma vez tenha tido, mas aquela que eu sabia que um dia haveria de ser ‘a minha casa’. Não é um palácio, mas é ... a tal, em que todas as paredes serão minhas, em que poderei andar ‘descascado’ no jardim se me apetecer que ninguem vê, em que poderei conviver com os meus familiares e amigos com todo o espaço e condições para o fazer.
A minha casa actual ainda não está vendida. Deve estar quase, contudo. Com esforço e cedências, mas ... deve estar quase. E se, apesar de tudo não vier a estar, já temos plano de contingencia para mantermos o nosso propósito. Mas vamos em frente, porque ... a vida comanda o sonho. Bem sei que não era isto que o poeta dizia, mas... a vida não é poesia, e na vida real não basta sonhar para lá chegar. É preciso sabermos conduzir a vida até ao lugar dos nossos sonhos. Nestes anos que passaram, em que tenho a minha casa actual á venda, passou por ela muita gente que vive pelas palavras do poeta, e que deixam o sonho comandar-lhes a vida. Muitas que fizeram isso em anos recentes... estatelaram-se, e comprometeram a vida e o sonho. Quando as coisas não nos acontecem fácilmente na vida, (seja por um golpe de sorte ou por um berço de ouro, por exemplo), os sonhos devem ser projectados um pouco acima das nossas possibilidades no presente, para nos estimular a atingi-los. Depois de atingido o primeiro, pode-se começar a construir o sonho seguinte, e recomeçar o processo. Quem sonha demasiado alto logo de inicio, tem dois caminhos possiveis: ou não vai a lado nenhum porque baixa os braços ao perceber quão inacessiveis são os seus sonhos, ou então convence alguem (um Banco, um familiar, etc) a ajudá-lo a alcançar o sonho sem construir a escada para lá chegar. Ambas as soluções não são satisfatórias, embora a segunda possa ser potencialmente pior do que a primeira.
Estas palavras, alem de servirem para partilhar a minha satisfação convosco, são dedicadas a todos os que sabem sonhar, construir a escada, e sabem... esperar. Eu esperei 40 anos.
Quero agradecer ao meu pai por se ter esquecido da minha existência desde a minha infância, e á minha mãe, que apesar de ser a maior e me ter criado e educado sozinha e com muitas dificuldades, nunca me incentivou a querer ir mais além, com medo do futuro. Ambos me deram muita força. Rolling Eyes E quero dizer-lhes que, no que depender de mim, ainda não vou parar por aqui.
Life is for living, ou como dizemos nós, parar é morrer. Cool

(Maria, se entenderes que esta confissão se enquadra em qualquer dos subforuns deste sitio, estás á vontade para futuramente o mudar para lá).
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6467
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A palmeira da minha vida Empty Re: A palmeira da minha vida

Mensagem por Silva Sáb Jul 04, 2009 10:21 pm

seja otimista que tudo correrá bem

Silva
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Sexo : Feminino Idade : 53
Emprego/lazer : compro tudo feito
Pontos : 5558
Data de inscrição : 04/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos