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Mensagem por João de Medeiros Qui Abr 08, 2010 5:40 pm

TRAJO DE DOMINGAR E DE FESTA DE CAMPONESES ABASTADOS

Folclore Regional e seus Trajes Trajodedomingaredefesta


- Ela com a tradicional saia rica de estamenha tecida no tear manual com barra bordada, bordado esse muito trabalhado, cobrindo grande parte inferior da saia, o seu avental também tecido no tear com o mesmo tecido, é como a saia bastante bordado em contraste com a saia, as cores e do avental são sempre garridas, passando pelo azul e rosa, suspiro, azul, preto e vermelho, ou ainda rosa e azul, a camisa ou roupão, sempre de linho branco com refegos, ornada com rendas e entremeios, neste trajo vê-se rendas e entremeios muito ricos, e em grande quantidade, o lenço geralmente da cor do bordado da saia, muitas vezes bordado da cor do fundo da saia, e às vezes com quadras de amor, as galochas que neste trajo são de madeira com pano bordado, com as cores da saia e avental, as meias de renda e na roupa interior o saiote e o calção, bastante ornamentados com rendas e entremeios brancos.

- Ele com fato de lã preto, composto por calças únicas só com abertura nos lados, casaco com algumas ornamentações, também a preto, jaleco, camisa de linho branco bordada a azul, chapéu de lã preta por fora e feltro vermelho por dentro, com abas sobre os ombros, botas de couro pretas com vermelho no bordo. Este é um trajo usado pelos camponeses abastados do campo, existe um original no Museu Carlos Machado, onde o Grupo efectuou a respectiva recolha.



TRAJO DE DOMINGAR E DE FESTA DE CAMPONESES ABASTADOS

Folclore Regional e seus Trajes Trajodedomingaredefesta

- Ela com a tradicional saia rica de estamenha tecida no tear manual com barra bordada, bordado esse muito trabalhado, cobrindo grande parte inferior da saia, o seu avental também tecido no tear com o mesmo tecido, é como a saia bastante bordado em contraste com a saia, as cores e do avental são sempre garridas, passando pelo azul e rosa, suspiro, azul, preto e vermelho, ou ainda rosa e azul, a camisa ou roupão, sempre de linho branco com refegos, ornada com rendas e entremeios, neste trajo vê-se rendas e entremeios muito ricos, e em grande quantidade, o lenço geralmente da cor do bordado da saia, muitas vezes bordado da cor do fundo da saia, e às vezes com quadras de amor, as galochas que neste trajo são de madeira com pano bordado, com as cores da saia e avental, as meias de renda e na roupa interior o saiote e o calção, bastante ornamentados com rendas e entremeios brancos.

- Ele com o tradicional fato de estamenha tecida no tear manual, composto por calças, casaco e jaleco, o casaco leva na beira um arremate preto, e nos braços uns botões de cores vivas, chapéu de feltro azul escuro por fora e vermelho por dentro, com abas compridas sobre os ombros, as típicas botas de couro preto, com bordo vermelho na parte superior do cano, a camisa de linho branco bordada a azul, com refegos, na qual a mulher disponha todo o seu esmero artístico, pois tinha orgulho no bordado da camisa que o marido usava, este trajo era usado. Este é um trajo usado pelos camponeses abastados do campo e não por nobres ou burgueses, também podia ser de lã preta pura, como um original que se encontra no museu Carlos Machado, onde o Grupo, onde o Grupo efectuou a respectiva recolha, embora esse não tenha os botões mas sim ornamentos pretos, os botes que este ostenta foram recolhidos do livro Insulana Vol. XI.


TRAJO DE DOMINGAR E DE FESTA DE CAMPONESES ABASTADOS

Folclore Regional e seus Trajes Traje3

- Ela com a tradicional saia rica de estamenha tecida no tear manual com barra bordada, bordado esse muito trabalhado, cobrindo grande parte inferior da saia, o seu avental também tecido no tear com o mesmo tecido, é como a saia bastante bordado em contraste com a saia, as cores e do avental são sempre garridas, passando pelo azul e rosa, suspiro, azul, preto e vermelho, ou ainda rosa e azul, a camisa ou roupão, sempre de linho branco com refegos, ornada com rendas e entremeios, neste trajo vê-se rendas e entremeios muito ricos, e em grande quantidade, o lenço geralmente da cor do bordado da saia, muitas vezes bordado da cor do fundo da saia, e às vezes com quadras de amor, as galochas que neste trajo são de madeira com pano bordado, com as cores da saia e avental, as meias de renda e na roupa interior o saiote e o calção, bastante ornamentados com rendas e entremeios brancos.

- Ele com o tradicional fato de estamenha tecida no tear manual, composto por calças, casaco e jaleco, o casaco leva na beira um arremate preto, e nos braços uns botões de cores vivas, chapéu de feltro azul escuro por fora e vermelho por dentro, com abas compridas sobre os ombros, as típicas botas de couro preto, com bordo vermelho na parte superior do cano, a camisa de linho branco bordada a azul, com refegos, na qual a mulher disponha todo o seu esmero artístico, pois tinha orgulho no bordado da camisa que o marido usava, este trajo era usado. Este é um trajo usado pelos camponeses abastados do campo e não por nobres ou burgueses, também podia ser de lã preta pura, como um original que se encontra no museu Carlos Machado, onde o Grupo, onde o Grupo efectuou a respectiva recolha, embora esse não tenha os botões mas sim ornamentos pretos, os botes que este ostenta foram recolhidos do livro Insulana Vol. XI.


TRAJO DE DOMINGAR E DE FESTA DE CAMPONESES REMEDIADOS


Folclore Regional e seus Trajes Traje4

- Ela com a tradicional saia de estamenha tecida no tear manual, com barra também bordada, embora mais simples que o trajo rico, o seu avental, também ele de estamenha tecida no tear manual, e bordado a condizer com a saia, embora com as cores a contrastar. A camisa ou roupão, sempre de linho branco com refegos, ornada com rendas e entremeios, mas mais simples que no trajo rico, as galochas neste trajo são de madeira e couro, o lenço, ora liso da cor da barra da saia, ou garrido, chamado de lenço de Alcobaça, mas tendo sempre preferência nas cores da saia, e na roupa interior o saiote e o calção, ornamentados com rendas e entremeios brancos.

- Ele calça de cotim, com suspensórios e fivela atrás, camisa de linhaça branca riscada a azul e bege, com algibeira grande, onde era guardado o rolo do tabaco, casaco de cotim, podendo ser da mesma cor das calças ou não, e ainda de outro tecido de cor mais ou menos idêntica, o casaco era também conhecido por guarda pó, na cabeça carapuça de lã e nos pés as típicas alpicartas.



TRAJO DE DOMINGAR E DE FESTA DE CAMPONESES REMEDIADOS


Folclore Regional e seus Trajes Traje5
- Ela com a tradicional saia de estamenha tecida no tear manual com barra bordada, com barra também bordada, embora mais simples que o trajo rico, o seu avental, também ele de estamenha tecida no tear manual, e bordado a condizer com a saia, embora com as cores a contrastar. A camisa ou roupão, sempre de linho branco com refegos, ornada com rendas e entremeios, mas mais simples que no trajo rico, as galochas neste trajo são de madeira e couro, o lenço, ora liso da cor da barra da saia, ou garrido, chamado de lenço de Alcobaça, mas tendo sempre preferência nas cores da saia, e na roupa interior o saiote e o calção, ornamentados com rendas e entremeios brancos.

- Ele fato de estamenha, com calças e casaco, camisa de linho com refegos e botas de couro preto com barra vermelha na parte superior do cano.

João de Medeiros
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Mensagem por João de Medeiros Qui Abr 08, 2010 5:48 pm

TRAJO FEMININO DE TRABALHO E PESCADOR





Folclore Regional e seus Trajes 96319653



- Ela com a saia de lã azul bordada em bicos na parte inferior, o seu avental de pano riscado e xadrez com patrona, a camisa de linho branco com refegos, também ornada com rendas e entremeios brancos, o lenço de Alcobaça, com cores garridas c condizer com a saia, galochas de madeira e couro e na roupa interior o saiote e o calção, ornamentados com rendas e entremeios brancos.

- Ele Com a calça de estamenha tecida em tear manual, forrada de lã xadrez branco e preto na parte inferior das pernas, camisa de lã bege, chapéu de palha e nos pés alpicartas, quando se encontrava em terra, e tamancas de madeira quando estava no mar, podendo usar cesta e rede quando se dirigia para a faina da pesca, existe um original no Museu Carlos Machado, onde o Grupo efectuou a respectiva recolha.


TRAJO FEMININO DE TRABALHO E CAMPONÊS DE RABO DE PEIXE



Folclore Regional e seus Trajes 32383681



- Ela com a saia de lã azul bordada em bicos na parte inferior, o seu avental de pano riscado e xadrez com patrona, a camisa de linho branco com refegos, também ornada com rendas e entremeios brancos, o lenço de Alcobaça, com cores garridas c condizer com a saia, galochas de madeira e couro e na roupa interior o saiote e o calção, ornamentados com rendas e entremeios brancos.

- Ele camponês de Rabo de Peixe,com calças de linho branco ou bege, arregaçada mais a perna esquerda, camisa de linho xadrez branco ou bege, chapéu de linho branco ou bege com abas sobre os ombros e couro na lua, nos pés as típicas alpicartas.


TRAJO DE MULHER POBRE DE DOMINGAR E PESCADOR





Folclore Regional e seus Trajes 19794707

- Ela com a tradicional saia de estamenha tecida no tear manual, todavia mais rústica com barras simples (riscas) na parte inferior, o seu avental, com cores contrárias às da saia, e também com riscas na parte inferior como a saia, a camisa de linho branco com refegos, também ornada com rendas e entremeios brancos, o lenço de Alcobaça, com cores garridas c condizer com a saia, galochas de madeira e couro e na roupa interior o saiote e o calção, ornamentados com rendas e entremeios brancos.

- Ele Com a calça de estamenha tecida em tear manual, forrada de lã xadrez branco e preto na parte inferior das pernas, camisa de lã bege, chapéu de palha e nos pés alpicartas, quando se encontrava em terra, e tamancas de madeira quando estava no mar, podendo usar cesta e rede quando se dirigia para a faina da pesca, existe um original no Museu Carlos Machado, onde o Grupo efectuou a respectiva recolha.



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Mensagem por FioscomHistoria Ter Set 14, 2010 9:31 pm

adorei o seu post, a historia dos trajes e vestuario portugues encontra-se muito dispersa e pouco divulgada, mas é de facto fantastica. Parabens pelo trabalho
Selma Pereira

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