Portugal-On-Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Redução de salários em 2010
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 4:40 pm por WiseMax

» Sorteio de voos para a Alemanha e iPad 2
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSáb Jun 07, 2014 3:44 pm por vaniasvieira

» Coworking S.João da Madeira
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:19 am por MClara

» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 6:00 pm por PTGAMERLAN

» Clube Macinhatense
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:34 pm por MClara

» CONCERTOS DE ORGÃO
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeQui Out 24, 2013 11:46 pm por MClara

» Associação Bairrada Solidária
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg Out 14, 2013 2:28 am por MClara

» Vamos ajudar a Mónica
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSex Out 11, 2013 11:26 am por MClara

» Gina Marrinhas em Águeda
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg Set 30, 2013 10:24 pm por MClara

» Luís Miguel Ferreira
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:05 pm por MClara

» Associacao Bairrada Solidaria - Aniversário
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:01 pm por MClara

» Convivio do Rio Vouga - Clube Macinhatense
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 1:10 pm por MClara

» Candidato á presidência da câmara de SJM
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 1:09 pm por Reporter On Line

» Feira da Vinha e do Vinho 2013
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:50 pm por Isabelita

» 17º encontro de Povos da Serra da Lousâ
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:04 pm por MClara

» MEO XLPARTY@Expocentro - Pombal
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:27 pm por PTGAMERLAN

» Worten Ultimate Challenge PES 2013 - GT5
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:26 pm por PTGAMERLAN

» Gerir vida financeira
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 2:32 pm por skurtis

» Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Althum
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeQui maio 30, 2013 9:24 am por MClara

» Miguel Braga " Like a Tree"
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeQua maio 29, 2013 7:21 am por MClara

» Mealhada
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 6:56 pm por MClara

» Castanheira de Pera
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeDom maio 26, 2013 11:10 am por MClara

» Entr'artes/2013
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeDom maio 19, 2013 11:01 pm por MClara

» Trocas e Baldrocas
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:57 pm por MClara

» DIVERSÃO NOS ESPAÇOS PLAY ZON - Torneio FIFA 13
Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Icon_minitimeSex maio 03, 2013 3:49 pm por PTGAMERLAN

Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

ON- LINE

contador de visitas
O Tempo não pára!
Volte sempre
contador de visitas
Visitantes
tema
PT
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

+2
carvalho
Jotace
6 participantes

Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

Mensagem por Jotace Qui Jan 08, 2009 6:50 pm

Há por aí umas certas pessoas que dizem que leitão assado é só na Mealhada, e que o resto é paisagem. Rolling Eyes Wink
Mas, existe um outro recanto de Portugal, menos mediático do que a Mealhada, onde se come um belo leitão assado, com todos os predicados. Melhor ainda, existe muito por onde escolher, em termos de oferta de restaurantes, com diferenças subtis entre eles, mas sempre com elevada qualidade.
Vou-vos falar aqui de 3 restaurantes de Negrais, no concelho de Sintra, povoação muito próximo de Pero Pinheiro (conhecida pela sua forte industria pedreira), a qual vive quase exclusivamente dos leitões e para os leitões. Ao que consta, esta actividade tradicional remota já ao seculo 18, onde terão surgido os primeiros assadores, que faziam negócio vendendo-o em pedaços nas feiras e mercados do concelho. Existem mais do que estes três, mas sem duvida que estes são os mais conhecidos.

A unica diferença evidente entre o leitão de Negrais e o da Mealhada, é que o primeiro é assado aberto, enquanto o outro o é inteirinho e atravessado por um espeto. De resto, e em termos de sabor, genéricamente julgo que não é possivel dizer que um é substancialmente melhor que o outro, pois as diferenças, a existirem, terão apenas que ver com os proprios restaurantes em si.

Restaurante "Tia Alice"
------------------------

Há quem diga que este é o melhor dos leitões assados em Negrais. Fui lá duas ou três vezes, e a diferença que encontrei é que o leitão é menos gordo (talvez por ser mais novo) e, logo, com pedaços mais estaladiços. Para quem goste mais de pele a estalar, e ossinhos para roer, admito que sim, que será mais saboroso. Eu, pessoalmente gosto mais de entremear uns pedaços bem gordinhos, com outros mais magrinhos. Mas lá que é bom, isso não duvida. A Tia Alice fica mesmo no largo principal da aldeia, é mais pequeno que os outras casas que vou referir, e portanto tem um ambiente mais acolhedor. Em termos de sobremesas, acho que bate claramente a concorrencia.

site do "Tia Alice"


Restaurante "O Caneira"
-----------------------

Sim, é dos pais do jogador do Sporting com o mesmo nome. Já foi dos avós, e é talvez a familia mais antiga a assar leitões em Negrais. Fica já há saida da aldeia, á beira da estrada. Duas salas grandes, com estacionamento privativo. Um belo leitão, tambem, com o tal equilibrio certo (para mim) entre os belos pedaços com 'xixa' e os outros bem estaladiços.

Site do "Caneira"



Restaurante "O Palácio dos Leitões"
------------------------------------

Na zona alta de Negrais, em plena encosta, mas fácil de encontrar porque está bem sinalizado o caminho, a partir do centro de Negrais. Não lhe encontro grande diferença para o Caneira. Admito que talvez este seja o que serve o leitão mais crescido e mais gordinho, mas seria preciso fazer uma ou duas refeições com comparação directa (um pedaço de leitão de cada restaurante) para apurar mais diferenças. É o maior de todos os restaurantes da terra, com 3 salas enormes e estacionamento privativo.

Lifecooler sobre o Palácio dos Leitões


Termino referindo que o acompanhamento do leitão, em todas as casas, é a tradicional batata frita ás rodelas, o vinho espumoso da Bairrada, sendo temperado com o indispensável molho de pimenta.

Se estiverem na zona centro/sul e não puderem ou quiserem ir á Mealhada, experimentem ir a Negrais, que vão decerto ficar clientes.

Preço médio por pessoa: 20 - 25€
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6468
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty Re: Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

Mensagem por carvalho Sex Jan 09, 2009 1:04 pm

Querem ver .. Que temos que ir a Negrais tirar a prova dos 9?
Mau, Mau.
Uma guerrinha entre a Bairrada e Negrais de leitões, até não é má ideia, temos é que passar por lá e experimentar.
Uma pergunta Jotace, e um leitãozinho criado em casa, assado em forno de lenha, com todos os requintes á moda antiga? Achas que será melhor ou pior do que os que nos servem em restaurantes?
Até posso adiantar uma resposta, comer leitão em restaurantes ou os conheço bem e de anos e entro pelo matadouro e pela cozinha para os ver assar.. ou então, nem pensar, porque leitoes congelados vindos de Espanha a 2 euros o kilo é aos pontapés.
Não é á Toa que a Zona da Bairrada tem lutado pelo reconhecimento e pela "marca", para que a qualidade não seja alterada em desfavor de preços mais acessiveis á bolsa dos portugueses.
Más cá para mim, com esses desejos todos de "Xiça", Jotace, voce gosta é de Porco e não de leitão Laughing
E esta Hem?
carvalho
carvalho
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 69
Pontos : 5766
Data de inscrição : 23/11/2008

http://cbbairrada.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty Re: Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

Mensagem por Jotace Sáb Jan 10, 2009 8:25 pm

Apenas posso falar do que conheço, Carvalho. Não sei de onde vêm os leitões de Negrais, e na realidade não penso nisso, desde que goste do que me servem á mesa. Se você tem a felicidade suprema de poder conjugar um leitão criado em casa, com a arte de bem o assar, acredito que não haja Negrais ou Mealhada que lhe chegue perto. Mas... eu e a quase totalidade das pessoas não pode saber o que isso é. Assim... só posso ficar á espera que um dia me convide para um manjar desses, para poder aferir da diferença. Rolling Eyes Wink
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6468
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty Re: Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

Mensagem por Jamonte Dom Abr 12, 2009 5:32 pm

Algume me pode disponibilizar a receita do leitão de Negtrais?

Obrigado

Jamonte
Visitante
Visitante

Sexo : Masculino Idade : 56
Emprego/lazer : hotelaria
Pontos : 5519
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty Re: Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

Mensagem por Jotace Seg Abr 13, 2009 10:51 am

Olá Jamonte! Bem-vindo seja, e ao que parece, directamente de terras suiças! (Ó Cristina! Tens aí um vizinho que gosta de leitão! Very Happy )
Caro Jamonte, se os segredos do Leitão de Negrais (ou da Mealhada) fosse de conhecimento publico... estragava-lhes o negócio, certo?
Mas procurando com afinco na internet acabará por descobrir algumas dicas que revelam alguns dos pormenores.
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6468
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty Re: Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

Mensagem por Convidad Seg Abr 13, 2009 1:25 pm

Boa tarde, bem vindo Jamonte á portugal-on-line, um ponto de encontro de troca de ideias.
Esta picardia do Leitão de Negrais e da Bairrada, ainda vai dar que falar ó Amigo Jotace, vamos ter que tirar a tal dita prova dos 9 e ver qual é o melhor.
Jamonte, tirando os temperos do leitão que são iguais a única diferença entre o leitão da Bairrada e o leitão de Negrais é que na Bairrada cozem o bicho depois de recheado com os temperos, é empalado num espeto e assado lentamente em rolagem, manual ou automática, depende dos fornos.
O leitão de Negrais não é cozido é assado inteiro RACHADO ao meio como os frangos de churrasco e assado da mesma forma.
Os temperos da pimenta e afins é igual, só varia mesmo nisso.
Agora o leitão de Aguéda esse sim varia nos temperos, leva umas ervas esquisitas e confesso que não sou apreciadora....
Resumindo Jamonte, decida se vai rachar o bicho... ou rechea-lo e cozer a barriga dele, mas que é bom de qualquer maneira lá isso é, desde que vivo o bicho nao ultrapasse os 10 kilos e depois de morte matada nao ultrapasse os 8 kilos, senão nao é leitão é PORCO!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty Re: Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

Mensagem por Jamonte Seg Abr 13, 2009 3:45 pm

Jotace escreveu:Olá Jamonte! Bem-vindo seja






Obrigado!



Jotace escreveu:Caro Jamonte, se os segredos do Leitão de Negrais (ou
da Mealhada) fosse de conhecimento publico... estragava-lhes o negócio, certo?





Acho que não é bem assim. A receita do da Bairrada
encontra-se facilmente na net.



Jotace escreveu:Mas procurando com afinco na internet acabará por
descobrir algumas dicas que revelam alguns dos pormenores.





Tchi. Já me fartei de procurar. Cheguei a envia e-mails para
restaurantes que o servem mas nem sequer se dignificaram a responder. Ate cheguei
a perguntar neste fórum: http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=14810.new;topicseen#new
mas nada





MClara escreveu: Jamonte, tirando os temperos do
leitão que são iguais a única diferença entre o leitão da Bairrada e o leitão
de Negrais é que na Bairrada cozem o bicho depois de recheado com os temperos,
é empalado num espeto e assado lentamente em rolagem, manual ou automática,
depende dos fornos. !




Então os temperos são iguais? Só que no da Bairrada e recheado e no de
Negrais e barrado com o tempero antes de assar. Certo? Depois e só assar. Não é?

Jamonte
Visitante
Visitante

Sexo : Masculino Idade : 56
Emprego/lazer : hotelaria
Pontos : 5519
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty Re: Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

Mensagem por Convidad Seg Abr 13, 2009 6:25 pm

.Quando o Jotace á uns tempos atrás falou do Leitão de Negrais fiquei curiosa e perguntei na Bairrada a quem sabe do assunto, foi mesmo essa a resposta que me deram que não existe diferença apenas na forma como é assado.
Acredito porém que o de Negrais acabe por ser menos suculento por ser aberto ao meio e assado como se fosse um churrasco, mas só experimentando. Rolling Eyes .
Agora uma certeza tenho existe Arte em ambas as formas de preparar leitão seja á moda da Bairrada, seja de Negrais, é preciso saber bem a dosagem certa das especiarias utilizadas e isso é o verdadeiro segredo.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty "Restaurante "Tia Alice" - Negrais" - J A M A I S

Mensagem por professorneto Sáb Ago 07, 2010 10:06 am

Eu fui lá ontem (6/08/2010) e foi uma desilusão absoluta.
Depois de lá ter estado numa outra ocasião em que tudo estava maravilhoso, não me cansei de elogiar e recomendar este restaurante de leitão à Bairrada encravado na zona do grelhado de Negrais.
Mas ontem foi o descalabro.

Chegado lá, escolhemos uma mesa junto à janela.
Íamos mesmo para leitão, não para outras coisas também boas que por lá haveria.
Encomendámos o leitão e uma preciosa garrafa do frisante da casa que tinha deixado boas recordações.
Ora foi aqui que começou a nossa saga. No interior da garrafa, algumas impurezas se moviam de cá para lá.
Instado o funcionário a verificar, aquele afirmava, mesmo olhando a garrafa com maior atenção, que nada lá se encontrava ao contrário da minha vista, cansada de 53 anos, que via os "lixinhos" a revolverem-se de um lado para o outro.
- Que trocava... mas não via nada!
- Só podia estar cego.
Trocou e a nova vinha boa mas... Estávamos marcados!
De lá de dentro chegou a salada mista (boa), um arroz solto de miúdos de leitão, amarelo (?) com um toque de hortelã que estava bom mas que não entendi a cor amarela de paella espanhola imprimida ao arroz.
A batata frita às rodelas largas que acompanha normalmente o leitão que chegou entretanto. Eu que tanto gosto daquelas batatinhas fritas, a lembrar as da minha avó (antiga cozinheira de casamentos) mais tarde pedi novo prato delas que chegaram, à mistura com um palito de batata crua. (desleixo e contaminação!)
Numa travessa generosa (era uma dose) vinham uns bons bocados de leitão. Tostadinho e com bom aspecto. Numa molheira, à parte, apresentava-se uma espécie de molho de leitão, como se fosse uma canja aguada e não a pasta liquida que tanto sabor empresta ao pequeno bácoro.
Era, forçosamente do dia anterior:
Seco em todas as bordas de corte, revelava uma presença forte e demorada no forno desse dia.
O leitão, cortado na altura, não tem as bordas de corte secas e tostadas. Mas mesmo assim estava bom e mantinha o sabor que ali se tinha ido buscar.
Um bocado depois veio a "dona (?)" do restaurante perguntar que tal estava.
Logo ali lhe dei conta, delicadamente e sem elevar a voz, do meu desapontamento por causa do dito leitão ter sido requentado.
De imediato me voltou as costas:
“- Eu que ficasse na minha, que ela ficava na dela!” - Dali foi barafustar para outras mesas sobre o meu "desaforo".
Baixo nível de personalidade e profissionalismo, que assim espalha os comentários privados de outro cliente, pelos restantes comensais. Procurava, por certo, palavras de conforto para se auto-satisfazer por me estar a querer enganar.
Aguentei, até porque me parecia que o ambiente se degradara já desde a história do vinho, que também foi partilhada pelos restantes comensais, com comentários do tipo: "Já vinha com vontade de implicar."
Mas o grave, mesmo muito grave e que me levou a escriturar o livro de reclamações, foi a chegada à minha mesa, de uma senhora dos seus 80 anos que desaforadamente me interpelou sobre eu ter dito que o bicho era requentado.
Apresentou-se ali, sem ter sido nem convidada, nem admitida.
Que era a mãe da dona do restaurante. Que o leitão não era requentado e mais nem sei o quê.
Informei-a de que não a queria na minha mesa nem a falar comigo pois nada tinha para lhe dizer.
Logo ali me chamou, com todas as letras “MENTIROSO”. Que eu era um mentiroso e que o leitão não era requentado.
Humilhou-me perante os outros comensais, chamou-me mentiroso e mesmo tendo-lhe explicado que leitão assado no dia não tem áreas de corte secas e tostadas, insistiu no seu maior erro e vilanagem de me continuar a dizer que eu era mentiroso!
Ordenei-lhe que não me falasse. Não me dirigisse palavra, que não me estivesse a importunar!
Exigi o livro de reclamações!
Logo ali o preenchi contando o desaforo daquela criatura que assim se abeira de uma mesa para insultar o cliente.
Jamais. Jamais entrarei em semelhante antro e covil de gentinha sem formação, educação ou qualificação para atender o público!
Alice dos Leitões em Negrais?
Fujam de lá como o diabo deve fugir à vista da Santa Cruz!

professorneto
Visitante
Visitante

Sexo : Masculino Idade : 66
Emprego/lazer : pois
Pontos : 5037
Data de inscrição : 07/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty Re: Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

Mensagem por On Line Sáb Ago 07, 2010 10:37 pm

Bem vindo e entendi muito bem a sua reclamação/opinião neste forum, em que espero que venha a participar mais vezes.
Convém, deixar sempre bem claro que o leitão da Bairrada é diferente do leitão e forma de assar o mesmo em Negrais.
O seu caso foi passado em Negrais e não na Bairrada.
Aliás dificilmente se poderia comer num restaurante na Bairrada, leitão aquecido do dia anterior, porque o consumo que existe é demasiado para tal acontecer.
Mas, acima de tudo na minha opinião o mais grave é sem dúvida as pessoas ainda pensarem que o seu livro de reclamações não pode ser pedido, em caso de um cliente achar que tem o direito de reclamar de algo.
Mas, o povo portugues está sem dúvida mais habituado a pagar e nunca reclamar.
On Line
On Line
Admin

Sexo : Feminino Idade : 59
Emprego/lazer : Administração
Pontos : 5854
Data de inscrição : 20/11/2008

http://www.portugal-on-line.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty Re: Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

Mensagem por Kris Seg Ago 09, 2010 10:33 am

foi azar...
já lá fui algumas vezes e sempre comi bem e fui bem tratada!
A casa tem um atendimento cheio de 9horas, assim meio afectado, que, apesar de nunca ter tido qualquer problema, me pareceu ser verniz ... pelos visto é, e do reles porque estala à primeira contrariedade.

Ainda que se pudessem sentir indignados pela afirmação do Cliente (e facto ser do dia, por ex. o bicho pode ter simplesmente levado um calorsinho depois do corte e daí ter resultado o aspecto descrito) não é forma de tratar um cliente.
Pelo que conheço do movimento da casa e pela rotatividade que tem, custa-me a crer que seja aquecido... mas um serviço de qualidade prima por isso, se não está bem, trazem outro, resolvem o problema, em vez de humilhar os Clientes. Faz-se com que o cliente fique satisfeito e reconhecido!
mas enfim... vê-se muito disto, infelizmente
Olhe, eu ultimamente vou sempre ao Caneira, servem lindamente e são de uma simpatia e simplicidade exemplares!

Kris
Visitante
Visitante

Sexo : Feminino Idade : 52
Emprego/lazer : ...
Pontos : 5116
Data de inscrição : 08/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado Empty Re: Sintra - Negrais - a outra capital do Leitão assado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos