Portugal-On-Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Redução de salários em 2010
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 4:40 pm por WiseMax

» Sorteio de voos para a Alemanha e iPad 2
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSáb Jun 07, 2014 3:44 pm por vaniasvieira

» Coworking S.João da Madeira
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:19 am por MClara

» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 6:00 pm por PTGAMERLAN

» Clube Macinhatense
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:34 pm por MClara

» CONCERTOS DE ORGÃO
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeQui Out 24, 2013 11:46 pm por MClara

» Associação Bairrada Solidária
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg Out 14, 2013 2:28 am por MClara

» Vamos ajudar a Mónica
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSex Out 11, 2013 11:26 am por MClara

» Gina Marrinhas em Águeda
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg Set 30, 2013 10:24 pm por MClara

» Luís Miguel Ferreira
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:05 pm por MClara

» Associacao Bairrada Solidaria - Aniversário
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:01 pm por MClara

» Convivio do Rio Vouga - Clube Macinhatense
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 1:10 pm por MClara

» Candidato á presidência da câmara de SJM
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 1:09 pm por Reporter On Line

» Feira da Vinha e do Vinho 2013
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:50 pm por Isabelita

» 17º encontro de Povos da Serra da Lousâ
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 10:04 pm por MClara

» MEO XLPARTY@Expocentro - Pombal
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:27 pm por PTGAMERLAN

» Worten Ultimate Challenge PES 2013 - GT5
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:26 pm por PTGAMERLAN

» Gerir vida financeira
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 2:32 pm por skurtis

» Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Althum
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeQui maio 30, 2013 9:24 am por MClara

» Miguel Braga " Like a Tree"
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeQua maio 29, 2013 7:21 am por MClara

» Mealhada
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 6:56 pm por MClara

» Castanheira de Pera
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeDom maio 26, 2013 11:10 am por MClara

» Entr'artes/2013
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeDom maio 19, 2013 11:01 pm por MClara

» Trocas e Baldrocas
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:57 pm por MClara

» DIVERSÃO NOS ESPAÇOS PLAY ZON - Torneio FIFA 13
Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Icon_minitimeSex maio 03, 2013 3:49 pm por PTGAMERLAN

Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

ON- LINE

contador de visitas
O Tempo não pára!
Volte sempre
contador de visitas
Visitantes
tema
PT
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20

4 participantes

Ir para baixo

Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Empty Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20

Mensagem por Jotace Sex Mar 19, 2010 5:23 pm

Tomei apenas hoje conhecimento desta iniciativa de um conjunto de cidadãos, a todos os titulos louvável. Estou a tentar alterar os meus planos para amanhã de forma a tambem poder participar, pelo menos da parte da tarde. Apelo a todos os que por aqui passarem que tentem fazer o mesmo. Mais pormenores nesta noticia:


Eram cinco minutos de vídeo. Mostravam como 50 mil cidadãos na Estónia acabaram com dez mil pequenas lixeiras espalhadas pelo país. Num único dia, 3 de Maio de 2008, fizeram o que custaria ao Estado três anos de trabalho e 22 milhões de euros.
O filme circulou no YouTube e em Julho do ano passado chamou a atenção de três portugueses - Nuno Mendes, Paulo Torres e Rui Marinho -, unidos pela paixão dos passeios em veículos todo-o-terreno. "O Nuno Mendes viu e mandou-nos", conta Paulo Torres, 50 anos, comerciante de Braga. "Eu respondi: "Vamos a isso"", diz Paulo Torres.

Passaram-se oito meses e amanhã mais de cem mil portugueses vão varrer o país, literalmente, libertando-o de uma das maiores chagas da sua paisagem: os depósitos ilegais de entulhos, electrodomésticos, plásticos, pneus e outros testemunhos históricos da falta de civismo. A ideia inicial transformou-se numa das maiores mobilizações colectivas de sempre em torno de uma causa ambiental.

Ironicamente, nenhum dos três fundadores do projecto Limpar Portugal pertence a uma associação ambientalista. "Não sou activista, nem pretendo ser", diz Paulo Torres. O movimento opera com uma estrutura informal, sem estatutos, nem burocracias, e sem dinheiro. Todos os apoios obtidos são em espécie ou em serviços.

O que fez a ideia alastrar como mancha de óleo foi a Internet. "Abrimos uma rede social e passados alguns dias tínhamos mais de mil pessoas dispostas a participar", afirma Torres. Até ontem, a rede social criada na plataforma Ning já tinha mais de 46 mil adeptos. Muitas inscrições são colectivas - juntas de freguesia, escolas, empresas. Por isso, esperam-se pelo menos o dobro de pessoas.

Jorge Amorim, empresário de Santa Maria da Feira, também teve a mesma ideia ao ver o filme da Estónia no YouTube e lançou-a em outra rede social, a Star Tracker. "Tive uma resposta muito rápida", afirma. No final, uniu-se ao movimento que já emergia mais acima, em Braga.

E a eles juntaram-se centenas de autarquias, empresas, associações, personalidades públicas - incluindo o Presidente da República, Cavaco Silva, e a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, que ajudarão amanhã a apanhar o lixo que outros deitaram para o chão.

Internet essencial
O papel das redes sociais foi essencial. "Sem uma estrutura desse tipo, não teria sido possível", avalia Jorge Amorim. "Foi o poder da Internet", concorda Paulo Torres.

Foi também através da Web que o projecto já conseguiu localizar 13 mil lixeiras. A identificação é feita através de uma plataforma que já tinha sido desenvolvida por Cláudio Teixeira e João Paulo Barraca, dois investigadores da Universidade de Aveiro, na qual cidadãos podem assinalar problemas ambientais na sua área de residência, "Quando vimos qual era o propósito [do projecto], achámos que o nosso trabalho poderia equadrar-se perfeitamente", diz Cláudio Teixeira.

A organização também se desdobrou em contactos. O apoio de Cavaco Silva abriu muitas portas. Dezenas de empresas privadas e instituições públicas ofereceram-se para ajudar. A companhia Tranquilidade e o Instituto Português de Juventude ofereceram seguros. O GrupoGCI, da área da comunicação, apoiou nas relações públicas. A Tetrapak deu materiais necessários aos voluntários de Oeiras. A empresa Fuga e Evasão vai pôr monitores a fazer rafting para limpar lixeiras em zonas difíceis em Arouca. Muitas autarquias vão emprestar camiões e máquinas.

São apenas exemplos de um interminável universo de entidades que se associaram à iniciativa, contribuindo de uma forma ou de outra. Todos querem participar.

O Ministério do Ambiente mobilizou praticamente toda a sua estrutura para ajudar a limpar Portugal. Mais do que isso, publicou legislação especial - uma portaria - a isentar do pagamento de taxas os lixos recolhidos sábado e que sejam depositados em aterros ou incinerados.

O destino dos lixos - não se sabe ainda em que quantidade - será o ponto mais delicado da operação. As empresas públicas de gestão de resíduos aceitarão uma parte dos resíduos, sem cobrar nada. Mas a operação foge à normalidade e foi preciso alguma adaptação. A Valorsul, que trata dos lixos da cinco municípios da região de Lisboa, está em conversações com o projecto de Limpar Portugal desde Janeiro e criou um conjunto de regras a serem observadas.

O movimento foi pensado originalmente para limpar as lixeiras em espaço florestal. Mas acabou por se alargar para quaisquer casos. "Lisboa é uma das zonas do país com mais lixeiras referenciadas", afirma o informático Rui Cardoso, também envolvido na coordenação nacional do projecto desde o princípio.

Os voluntários estão organizados em grupos, criados na Internet. Mas o convite é para todos: "Quem quiser pode sair de casa amanhã com um saco para apanhar lixo da rua", diz Paulo Torres. "Não é preciso estar inscrito para participar".


in: http://www.publico.pt/Sociedade/mais-de-cem-mil-portugueses-vao-limpar-portugal-amanha_1428346
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6467
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Empty Re: Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20

Mensagem por MClara Sex Mar 19, 2010 8:39 pm

Já ouvi , vi e li sobre a ideia Limpar Portugal. Nem sabia como tinha surgido fiquei a saber agora. Não me interessei muito pelo assunto até porque não frequento Redes Sociais nem gosto muito de aderir a modas de rebanho.
Se apenas descobriram agora que civilmente se pode contribuir para um Portugal mais Limpo, Otimo, mas para mim a ideia nem sequer é nova.
Á uns anos atrás, mais propriamente 8, fiz parte de uma Associação de Pais de uma Escola Secundária e fizemos apelo e sensibilizamos Pais e educadores para se fazer na altura uma limpeza Profunda a essa Escola Secundária.
Foi uma inciativa engraçada , num universo de cerca de 2500 Encarregados de educação e professores, apareceram, no dia determinado, cerca de 10 pessoas, e destas 10 eram membros da Associação.
Se a Internet vende uma ideia e na vida real as pessoas nem sequer se mobilizam para apanhar um papel que colocaram no chão... pouco existe a dizer e muito a aprender ainda!
.... Alguém vai ganhar muito dinheiro com esta iniciativa ai isso tenho a certeza!
MClara
MClara
Admin

Sexo : Feminino Idade : 59
Emprego/lazer : Varios
Pontos : 5844
Data de inscrição : 16/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Empty Re: Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20

Mensagem por Jotace Sex Mar 19, 2010 9:40 pm

Mas Maria, qualquer iniciativa deste genero que tenha resultados praticos, tem mesmo que ser de 'rebanho', como tu dizes. Se viste o caso da Estónia, onde esta ideia nasceu pela primeira vez com contornos nacionais, perceberás o que eu quero dizer. Acredito que a Estónia tenha levado a iniciativa muito mais a sério, e com melhor organização, tanto que em 5 horas eles conseguiram, com 50.000 voluntários cumprir os objectivos propostos. Por cá, não sabemos ainda como será, e para cumulo do azar o São Pedro não vai querer ajudar (má ideia terem marcado isto para este epoca do ano, mais valia terem esperado mais um mês ou dois), mas te digo que, em rebanhos destes eu alinho, porque o objectivo se sobrepõem a todos os 'porém', sejam eles relativos a capacidade de organização/mobilização, seja relativamente a quem é que se vai 'encher' neste processo. Se com isso eu conseguir ajudar alimpar as pilhas de trampa que entopem as veredas e campos aqui da minha zona cada vez que saio para dar uma volta com a cadela ou com a minha filha, já valeu a pena. Olha, uma coisa já eu consegui fazer: entusiasmar a minha filha, e transmitir-lhe a ideia de que afinal, nem todos em Portugal são os porcalhões desmazelados. Afinal ainda há muita gente que se junta para limpar Portugal. Ela até me perguntou se isto se fazia todos os anos a seguir ao dia do Pai, vê lá tu!
Se não estiver a chover, eu a minha mulher e a minha filha vamos lá estar, no rebanho. Wink E espero que, conosco, muitos mais! E mesmo que no dia seguinte o bando de alarves trogloditas que conspurcam tudo voltem ao ataque, eu sentirei que valeu a pena, porque se criou um precedente positivo na História deste país, a nivel nacional. E assim, nasce a esperança de que a proxima geração possa ser bem mais civilizada e asseada do que as actuais.
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6467
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Empty Re: Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20

Mensagem por Silva Sáb Mar 20, 2010 1:05 pm

Na Minha modesta opinião, o problema do lixo em Portugal, não são os lixos domésticos do dia a dia.
O Problema reside e vai continuar a existir devido ao facto do tratamento e recolha do lixo ser feito por empresas não públicas, em que se comprometem a efectuar uma serie de coisas que na realidade não fazem e não são verdadeiramente fiscalizadas pelas Entidades Publicas que as contratam.
No fundo o problema é as pequenas lixeiras em que este vai despejar, aquele passa por lá e tambem despeja e depois ninguem assegura a limpeza.
São estas lixeiras que poluem o ambiente, agora observem o tipo de lixo e tirem as vossas conclusões, porque não são os portugueses, como eu, o Jotace , a esposa e filha que as provocam.
Este é o tipo de situação em que se vê mesmo que alguem foi pago para recolher este lixo e o carregou e despejou numa area florestal qualquer.
Isto não é falta de civismo é oportunismo económico! Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Lixohr

Silva
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Sexo : Feminino Idade : 53
Emprego/lazer : compro tudo feito
Pontos : 5558
Data de inscrição : 04/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Empty Re: Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20

Mensagem por Jotace Sáb Mar 20, 2010 7:22 pm

Obrigado, Silva, tambem, pela sua participação e opinião. Sim, há muito mais do que apenas anónimos cidadãos a encher o país de trampa. Aqui pela minha zona usa-se muito as 'plantações' de parachoques de automóveis, por exemplo.

Acabou o dia das limpezas. A mim, soube-me a pouco. Foi bom saber que se fez alguma coisa, foi triste perceber o quanto ficou por fazer.
Primeiro que tudo, convem referir que eu habito na freguesia mais populosa da Europa (Algueirão-Mem Martins). Portanto é muito gente a fazer porcaria, e especialmente gente de classe média-baixa, e baixa, com niveis de civilidade igualmente reduzidos. Havendo tanta gente para sujar, sinceramente pensei que viesse a haver muita gente para limpar, num dia como estes.
Em conversa com um dos responsáveis da Junta de Freguesia, vim a saber que cerca de 200 pessoas foram envolvidas na limpeza, juntando o periodo da manhã com o da tarde. A tarde foi o periodo em que participei, foi muito menos concorrido que a manhã. O grupo era muito reduzido (talvez umas 40 pessoas, metade crianças), foi dividido em duas areas de intervenção distintas, e como dia foi mal aproveitado (começamos a trabalhar ás 15.00h e parámos ás 17.00h por ordem do responsável da Junta de Freguesia), o que fizemos foi muito pouco. Foi bom ver uma area de pinheiros e eucaplitos fronteiro a uma urbanização ser recuperado numa area de 500 m2, mas ... ficou tudo o resto.
Já de manhã, segundo me diseram, as quase 150 pessoas que compareceram não conseguiram mais do que limpar apenas uma zona de baldio urbano que estava imundo, e que acabou por consumir todo o esforço daquela gente. Mas, mais uma vez, acho que o tempo disponivel não foi aproveitado idealmente, pois a manhã tambem rendeu apenas 2 horas.
Resumindo, foi util, foi psicologicamente recompensador, mas... frustrantemente insuficiente.
Espero que mais iniciativas destas voltem a acontecer para que possamos terminar o trabalho.

Muita gente que se havia inscrito acabou por faltar, devido ao clima não estar convidativo de manhã. Eram mais de 500 inscritos. Compareceram cerca de 200. A malta desmobiliza-se com muito pouco...
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6467
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Empty Re: Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20

Mensagem por Tininha Dom Mar 21, 2010 10:42 pm

Aprende-se com as primeiras experiencias, pior nao poderá ser, Na continuidade tudo será mais bem organizado presumo eu.

Tininha
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Sexo : Feminino Idade : 53
Emprego/lazer : Estudante/trabalhadora/F.P
Pontos : 5605
Data de inscrição : 15/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Empty Re: Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20

Mensagem por Jotace Seg Mar 22, 2010 4:16 pm

Soube hoje que os organizadores não pretendem dar continuidade á iniciativa. A ser assim, é lamentável. O maior trabalho estava feito, a estrutura montada, e agora era só rentabilizar o trabalho efectuado. Andaram meses a preparar isto, montaram uma plataforma virtual a nivel nacional, na net, impecável, trabalharam mais de meio ano para isto, e agora ... desistem?
Não percebo. Mas enfim, se assim fôr, é apenas mais exemplo da inconsequência de quase todo o que se faz em Portugal. "Vai ser tão bom, não foi?"
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6467
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Empty Re: Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20

Mensagem por MClara Seg Mar 22, 2010 6:53 pm

Pois é.. eu nao estava a pensar colocar achas nesta fogueira, quando eu disse anteriormente que não me cativou a atenção o projecto Limpar Portugal, lá tinha as minhas razões.
A experiência de vida e as nossas experiências em "atitudes" que envolvem o colectivismo, o civismo , mas que também envolvem no fundo o Estado e organismos públicos, nem sempre,, são a imagem que se pretende dar.
Então e falando bem o português, o mobilizar já era um problema, aliás deve ter sido super engraçado as Redes Sociais do limpar Portugal, os grupos que foram criados, até me recordo de ver uma menina que é membro da Portugal-on-line, ter no Msn dela a mensagem.. vamos Limpar Portugal.
Mas se limpar Portugal fosse eu escrever uma mensagem no meu MSN, tornar-me membro de uma rede no Facebok , ou algo do genero, Portugal estava limpissimo.
Não, esta operação envolvia, ou será que alguém se esqueceu que o "lixo" recolhido precisava de ir para algum lado e que isso já envolvia o Estado, nas suas formas de direito, fosse Camaras, Juntas de freguesia e mais não sei quantos organismos.
E alguém crê que é preciso informar uma Junta ou Camara que neste ou naquele local existe depositos de lixo? Mas eles não passam lá e vêem?
Esqueceram é que a recolha e tratamento posterior desse Lixo tem que ser pago e pago a empresas não públicas .Se não fosse o problema da falta de verbas e os preços que as empresas levam, a disponibilidade para tratamento de Lixo, não existia.
A iniciativa Limpar portugal não continua? Era de prever, porque o "Estado" terá acrescimos não neste caso de Recolha, porque ainda existem boas pessoas, com boas intenções e lá se juntaram os 40 "carolas". Mas Terá custos para dar sumiço ao Lixo!
Não sei se repararam no pormenor da foto que o Silva colocou, pneus e vasilhame em plastico, Isto é Lixo que tem que ser tratado e isso tem custos meus amigos.
Por outro lado, não é dificil se ter, criar ou copiar boas ideias, o dificil é manter, apesar das dificuldades . Manter um projecto Limpar Portugal tem custos, custos monetários, custos pessoais e não existe quem viva de Ar e Sonhos.
Á quem leia isto e diga, que amarga, que falta de Fé, senão pior!
Nem estou sequer preocupada com isso. Sou realista numa realidade Crua que é a nossa do dia a dia, em que ninguém faz nada por ninguém, somos maioritariamente Egocêntricos e Individualistas, mas mais grave ainda é existir e continuarem a existir pessoas até acredito com boas intenções que são "derrotadas" por um mecanismo social e político, á nascença!
Á 1 ano atrás... o José Porvinho fez parte de uma campanha.. vamos criar Bosques e replantar um Portugal que foi barbaramente queimado, existiram inumeros apoios... só para concluir? Qual terá sido a adesão de passar uma manhâ a plantar umas arvores?
A necessária e única apenas para se tirar umas fotos!
Mas o José Porvinho, esse como é um idealista andou de enxada na mão vários dias e em vários locais!

PS: És um idealista Jotace, ainda te foste informar se... iam continuar!!!
MClara
MClara
Admin

Sexo : Feminino Idade : 59
Emprego/lazer : Varios
Pontos : 5844
Data de inscrição : 16/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Empty Re: Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20

Mensagem por Jotace Seg Mar 22, 2010 7:06 pm

Sou muito pouco idealista, amiga. Sou quase integralmente racional. E alinhei nisto porque tinha resultados praticos visiveis e imediatos: apesar das vicissitudes, estima-se que cerca de 70.000 toneladas de porcaria foram retiradas do chão. Essas 70.000 já não estão lá, independentemente de todas as conjecturas, teorias e afins. Wink
Jotace
Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Sexo : Masculino Idade : 56
Pontos : 6467
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20 Empty Re: Iniciativa popular "Limpar Portugal" - amanhã dia 20

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos